sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

[#1208][Abr/98] TAIL CONCERTO

Se existe um jogo pouco conhecido ou mesmo completamente obscuro (do tipo foi lançado em apenas dois bairros do Japão com 13 cópias vendidas), pode ter certeza que haverá uma review no YouTube dizendo que essa é a "perola perdida" do sistema. Na imensa maioria das vezes, entretanto, essas tais "perolas perdidas" são jogos medíocres que ficaram perdidos por uma razão em primeiro lugar e que só são chamados de "tesouros escondidos" pq isso dá views - ninguém vai clicar para ver um video sobre um "jogo absolutamente mediano, nem tão ruim, nem tão bom, que vc nunca ouviu falar e definitivamente não tem nenhuma memória afetiva dele". É assim que o jogo é jogado.

Entretanto, aqui e acolá, quando o vento sopra corretamente e as estrelas estão certas, eis que a tal "perola escondida" é realmente uma jóia oculta, um jogo magistral, fenomenal, supimpático como é o jogo de hoje!

TAIL CONCERTO É UMA "PEROLA OCULTA" DO PS1?

Definitivamente! Um tesouro da história dos videogames que passa desapercebido dos olhos do grande público!

SEI. E VOCÊ ESTÁ DIZENDO ISSO POR CAUSA DO GAMEPLAY, OBVIAMENTE, E NÃO PQ ESSE JOGO ENVOLVE PEITINHOS FURRIES, NÉ?

Eu... hã... bem... eu posso ou não ter reparado que esse jogo envolve exibição gráfica de furries macias com cheiro de baunilha e decotes, é, suponho que é algo que possa ter vindo a minha atenção.

E SE VOCÊ FIZER UM GRANDE ESFORÇO E TIRAR AS PEITOLAS PELUDINHAS DA EQUAÇÃO, ESSE JOGO ENQUANTO JOGO MESMO ... ELE É GRANDE COISA?

O que? Bem, se cometermos o crime inafiançável de desconsiderarmos as furriezinhas fofinhas chocolatantes e gatíneas (literalmente)... é, não, definitivamente esse jogo não é tão grande coisa assim. Mas quem faria isso quando estamos falando de pequenos magumbos felinos?

OH BOY, ESSE VAI SER UM DIA DAQUELES...

quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

[#1207][Abr/98] SHINING FORCE 3: Scenario 2 - Target: Child of God


E que jogo melhor para ocupar esta semana entre o natal e o ano novo do que um jogo cujo (ridiculamente longo) título declara que o alvo será nada senão o próprio Filho do Home? Entretanto, como suponho que vc já deva ter imaginado, "Deus" aqui é mais no sentido de chefe final de jRPG que parece um carro alegórico do que o cara que mandou apedrejar quem usar roupas feitas de dois tecidos diferentes. Mas vamos começar do começo...

segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

[#1206][Abr/98] MEGA MAN & BASS (ou "Rockman and Forte" no Japão)


E então, simplesmente do nada, por motivo causa razão ou circunstancia nenhuma (exceto o dinheiro, claro), a Capcom decidiu lançar um jogo de Super Nintendo na metade de 1998. Quase dois anos após seu último jogo para o Super Nintendo (que seria MARVEL SUPER HEROES in WAR OF THE GEMS, lançado em outubro de 1996), eles decidiram tirar a poeira do devkit antigo e fazer um port de MEGA MAN 8: Anniversary Collector's Edition para o console antigo da Nintendo.

Em entrevistas posteriores, o produtor da série, Kenji Inafune, disse que ele queria proporcionar uma mega-experiencia para as crianças que não tinham um sistema de 32 bits. Porém, como veremos a seguir, se esse jogo foi feito para crianças então eu sou um Marea Turbo 1.0 em chamas com escada da firma no teto.

sábado, 23 de dezembro de 2023

[#1205][Abr/98] BOMBERMAN WARS


Mal faz dez dias que eu falei de BOMBERMAN HERO, em especial de como a equipe da Hudson estava absurdamente sobrecarregada nesses tempos tendo lançado TRÊS jogos do Bombermildo em um intervalo de apenas seis meses - o que é um crunch desgraçado e certamente essa galera já tava mais pele do que osso a esse ponto.

O que eu realmente não fazia ideia é que essa conta estava errada: não foram três jogos diferentes de três generos diferentes (ou seja, que sequer reaproveitavam os assets e tiveram que começar tudo do zero três vezes), foram quatro! Isso pq quando eu folheei as revistas e vi esse Bomberman Wars por cima, eu achei que ele era apenas alguma variação de BOMBERMAN FIGHTER. Mas não! Bomberman Wars não apenas é o quarto jogo do nosso terroristinha favorito dos games lançado dentro de seis meses, como é o quarto jogo inteiramente diferente de um genero completamente diferente!


E eu digo isso pq esse jogo é, acredite ou não, um RPG Tático de Bomberman!

AGORA VOCÊ JÁ ESTÁ INVENTANDO COISAS, COMO QUE SE FAZ UM RPG TÁTICO DE BOMBERMAN? TIPO TEM CLASSES E TAL COM HABILIDADES ESPECIFICAS, MAS OS ATAQUES SÃO SUBSTITUIDOS POR BOMBAS?

Quase isso. Apenas adicione que esse é um RPG Tático... misturado com xadrez.

ESPERA, O QUE?

quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

[#1204][Abr/98] FORSAKEN

 

O jogo de hoje é um daqueles casos que é o que eu chamo de "efeito Phalanx": todo mundo e a mãe de conhece a capa do jogo... não necessariamente pelos motivos certos... mas bem menos gente efetivamente já pegou o jogo pra jogar ou sequer sabe do que se trata essa bagaça 

DO QUE TU TÁ FALANDO, CARA, EU NUNCA VI ESSA CAPA NA MINHA VIDA!

Isso pq eu coloquei a capa japonesa na introdução pra fazer um charme, a capa ocidental do jogo é o que causa aquele efeito de "aaaaaaah, isso, é, sim eu já vi essa bizarrice antes...":



AAAAAAAH, ISSO, É, SIM EU JÁ VI ESSA BIZARRICE ANTES...

Não disse? 

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

[#1202][Set/94] YU YU HAKUSHO: Sunset Fighters (ou "Yu Yu Hakusho Makyō Tōitsusen" no Japão)


Eu já devia ter falado do jogo de hoje algumas semanas atrás, mas eu estava esperando a série live action da Netflix para falar algo a respeito - até porque eu já falei bastante sobre o anime em YUYU HAKUSHO 2: Kakuto no Sho. E recentemente, dado o surpreendente sucesso da adaptação de One Piece, eu fiquei REALMENTE curioso a respeito disso porque a mim pareceu que eles estavam atirando qualquer coisa na parede pra ver o que colava.

Quer dizer, Yu Yu Hakusho? Sério? Um anime que terminou em 1994, nunca teve remake, reboot ou nada do tipo, e nem foi particularmente popular nos US and A. No Brasil teve a questão de ser o primeiro anime shonen BOM que passou em rede nacional aberta - pq Cavaleiros do Zodíaco... é né... e Shurato não é ruim (pelo que eu lembro), mas também não é muito incrível t - mas na gringa Yu Yu Hakusho meio que cagaram.

Então quando anunciaram um live action de YYH me pareceu bem aleatório. Tipo bastante. E esse aleatório ficou ainda mais estranho quando eu vi os primeiros trailers pq eu assisti o negócio e não cheguei a uma conclusão se eu tinha gostado ou não ... o que normalmente não é uma coisa boa.

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

[#1201][Jul/97] THE BOMBING ISLANDS (ou "Charlie Blasts Territory" na versão de Nintendo 64)


Estamos na metade de dezembro, e lá fora estão fazendo quase 40 graus. Aqui dentro, devidamente munido de ar-condicionado e cachorros (as peças básicas para a vida humana na Terra), eu abro a Super Game Power de junho de 1998 (a revista atual desse projeto) e calmamente a folheio para ver qual vai ser o próximo jogo que eu vou jogar enquanto tomo um café extraforte.

Eis que vejo que, hã, o próximo jogo será Bombing Islands. Estranho, esse nome não me é nada familiar, até abrir essa revista eu jamais tinha sequer ouvido falar nas palavras "Bombing Islands". Curioso, eu me considero um cara informado e são bem poucos jogos que eu realmente sequer ouvi falar, mas tá, eis que eu vou ver do que se trata esse jogo e...


UAU, VC REALMENTE SE DEU AO TRABALHO DE FAZER ESSA EDIÇÃO TOSCA?

Isso é o quanto eu odeio KID KLOWN in CRAZY CHASE. Aí vocês estão me dizendo que esse moleque-palhaço dos infernos ganhou um jogo para PS1 e Nintendo 64?


Mas né, vamos lá...

domingo, 17 de dezembro de 2023

[#1200][Abr/98] BLASTO


E com esse jogo chegamos a inexoravel, espafurdica, saliente marca de MIL E DUZENTOS JOGOS! Uau, mil e duzentos, parece que foi ontem que mil jogos atrás eu estava jogando OUT OF THIS WORLD para o jogo 200... mas era março de 2019, uma época que eu fazia a menor ideia que sentiria falta hoje.

Mas bem, aqui estamos e para o jogo 1200 vc esperaria algo especial para um numero tão redondo e tão bonito, certo? Bem, não. A vida não é nada senão desapontamento e decepção, quanto antes voce aprender isso melhor. Então para o jogo 1200 não teremos algo especial, teremos o exato oposto de especial!

Ou seja, teremos Blasto.

sábado, 16 de dezembro de 2023

[#1199][Mar/98] STARCRAFT

Se tem uma coisa que eu realmente sinto falta nos videogames hoje, e isso é raro vindo de mim pq eu realmente tenho horror a essa coisa de "antigamente que era bom", é que não existe mais a coisa de duas empresas competirem pelo domínio de um genero. O último exemplo mais recente que tivemos foi a Konami com seu PES  contra a Eletronic Arts e seu FIFA pelos jogos de futebol - mas isso acabou faz um tempinho já.

Nos anos 90, entretanto, batalhas pessoais eram o pão com manteiga da decada. Sega e Namco lutavam pelos jogos de luta 3D, enquanto Capcom e SNK travavam batalhas lendárias pelo melhor jogo de luta 2D. Sierra e Lucas Arts nos point'n clicks, e por aí vai.

E isso é relevante porque o episódio de hoje é sobre uma das mais - se não a mais - profunda dessas batalhas: Westwood vs Blizzard, valendo o trono dos RTS!

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

[#1198][Abr/98] BOMBERMAN HERO

Em setembro de 1997, a Hudson pegou todo mundo de surpresa ao lançar BOMBERMAN 64. Digo surpresa pq todo mundo e a mãe de todo mundo esperava que BOMBERMAN 64  fosse uma adaptação literal do bombardeiro branco, só que com gráficos 3D... e não era. Pelo contrário, ele foi um esforço genuíno da Hudson em fazer um jogo de plataforma 3D (bastante inspirado em SUPER MARIO 64, obviamente) que usa os movimentos iconicos do herói das bombas para fazer a sua própria coisa em três dimensões. É um joguinho simpático, eu gosto dele.

Aí apenas três meses depois,a Hudson soltou o jogo que todo mundo esperava que BOMBERMAN 64 fosse: BOMBERMAN WORLD, para o PS1. Esse sim é literalmente o jogo do Nintendinho, só que com gráficos 3D. Bem menos interessante no meu livro, mas enfim, esse jogo existe.


Só que a Hudson estava realmente com fogo na raba e outros três meses depois, lança um terceiro jogo do Bomberhomem inteiramente diferente. Sim, o terceiro jogo em três meses e pouco, e nenhum sequer reaproveita os assets e muito menos a engine do anterior. Então ou a Hudson tinha uma equipe de um bilhão de programadores trabalhando em regime analogo a escravidão pra fazer TRÊS jogos diferentes em pouco mais de seis meses...

... ou esse terceiro jogo vai parecer muito o terceiro jogo da franquia feito na base do crunch e privação de sono. Vocês tentem adivinhar qual foi o caso aqui.

Bomberman ou um pedido de socorro, vcs decidem