domingo, 19 de fevereiro de 2023

[#1050][Abr/97] MASS DESTRUCTION


Havia uma coisa, e uma coisa apenas que todos os garotos descolados queriam em 1997. Sim, exatamente, um sucessor espiritual de RETURN FIRE!!! Você sabe, o clássico atemporal do 3DO do qual ninguém jamais conseguiu esquecer?

AH É, O 3DO FOI UMA COISA QUE EXISTIU, NÉ?

Okay,a  capa americana passa uma boa ideia do jogo, mas... e essa capa japonesa... conceitual, eu acho?

Bom, tá, realmente não dá nem cinco pessoas no mundo que lembra que essa geringonça existiu e totalmente menos gente que isso lembra de RETURN FIRE, mas vendo esse jogo - e sendo um mestre supremo dos games como eu sou - não tem como não fazer a associação. A grande real diferença aqui é que Mass Destruction acerta onde RETURN FIRE erra, e erra onde RETURN FIRE acerta. Mas vamos a isso...

Mass Destruction é, como o citado jogo do 3DO, um top down shooter onde vc tem um veículo para mandar bales e balas em todes. A grande real diferença aqui é que enquanto no 3DO vc tem quatro veículos diferentes com mobilidade, armamentos, resistencia e até músicas-tema diferentes, aqui você tem apenas um. Você controla um tanque (que vem em três sabores - lento e resistente, médio ou rápido e frágil) e apenas ele. Eu nunca achei que diria isso, mas... ponto para o 3DO!


Ou seja, na maior força de RETURN FIRE que é a variedade do gameplay, Mass Destruction perde feio. Em compensação ele não tem os problemas técnicos do 3DO, o que quer dizer que a camera não te dá tontura com o zoom in/zoom out desgraçado, nem o framerate fica engasgando e te dando nos nervos. Eu sei que é uma analise muito técnica, mas eu tendo a preferir jogos que não te dão tontura ao jogar. Louco, eu sei.

Seja como for, a coisa de Mass Destruction é que você ganha alguns objetivos marcados no mapa  para você destruir (geralmente, em algumas missões especificas vc tem que achar destruindo tudo mesmo), porém a grande coisa aqui nesse jogo é que todos os prédios nesse jogo são destruíveis - o que é algo sempre desejável em um jogo - e boa parte dos muros.


Você sabe, o bom e velho ruguru de entrar em um settlement de inimigos com um tanque cuspindo lança-chamas e potar tudo na chon (acho que ninguem que não tenha idade pra ter alzheimer vai pegar essa referencia) enquato os soldados saem correndo em chamas gritando de dor enquanto seu tecido nervoso é consumido de forma excruciante pelas chamas. You know, all the good stuff.

Ou seja, o jogo tem um feel muito grande de DESERT STRIKE, porém uma versão arcade disso onde vc não tem que se preocupar em contar combustível e munição e sim apenas sentar o dedo e explodir tudo que ver pela frente.


O que não é uma coisa ruim per se, mas é dificil não reparar que esse jogo não foi feito pra mim. Se hoje as crianças se divertem azucrinando os pedestres no GTA sem fazer as missões apenas pq quando vc tem 14 anos é uber legal apenas explodir as coisas e fazer bagunças, em 1997 tinha Mass Destruction. Eu nunca realmente consegui comprar essa diversão nível Beavis and Butt-head de "hehe, explodi coisas, hehe", mas não posso negar que existia um publico para isso na época tanto quanto existe hoje.

Você realmente precisa entrar no jogo com essa mentalidade "mindless shooting", porque se você abordá-lo com um plano estratégico e calmo, e fazer coisas tipo abordagem cuidadosa e conservar munições mais poderosas, então Destruição em massa vai ser um jogo meio chato para jogar. 


Com seu tanque sendo bastante manobrável e projéteis voando rapidamente sem a necessidade de recarregar, uma vez que você pega o jeito do terreno e da IA inimiga, o jogo praticamente te encoraja a isso. Tem tanta munição e itens de saúde espalhados por cada mapa que tudo que você precisa realmente é deixar uma caixa de vida ou outra para emergencias para sobreviver.

Embora eu acredite que a equipe de desenvolvimento conseguiu criar um jogo de ação básico que diverte a molecada que só quer ver coisas fazerem bum, eu também acredito que o jogo não ter nada mais refinado ou único como top down shooter impede que Mass Destruction atinja um potencial maior como um jogo de tiro divertido. 


Quero dizer, sim, o jogo realmente não tenta esconder que é um jogo de tiro mais "estúpido", mas há momentos em que você está em uma fase, em um grande mapa com apenas dois objetivos principais em areas meio longe umas das outras, e você não pode evitar de pensar "É só isso?". E isso não é uma coisa que vc quer pensar quando está jogando um jogo, acredite.

Enfim, a ideia geral da coisa é essa: você vai se divertir com este jogo se gosta de explodir coisas e não tem problemas em apenas desligar seu cérebro por pura loucura, mas se vc quiser apenas um pouco mais de substância com sua ação, é melhor procurar em outro lugar.

MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 039 (Junho de 1997)