quarta-feira, 22 de novembro de 2023

[#1187][Fev/98] METAL SLUG 2 (e sua atualização "Metal Slug X")

Acho que já deu pra reparar a essa altura, mas neste blog eu não sou exatamente o maior fã do mundo de "continuações-DLC". Sabe quando uma continuação para um jogo são apenas novas fases com pequenos (se não inexistentes) retoques tecnicos no jogo? Então, eu não sou o maior entusiasta disso.

Tá, mas... essa capa do Metal Slug X... hã... né?

Verdade que não tem nada essencialmente errado em apenas dar mais do que as pessoas já gostaram antes (especialmente pq vc já tem um jogo pronto, então não tem o tempo gasto fazendo ele do zero), mas não é algo que me atrai. O que eu gosto mesmo são continuações que levam a série para uma outra direção conceitualmente ou em algum aspecto tecnico, jogos que tentam algo diferente do que apenas entregar o mesmo jogo com fases novas.

TOMB RAIDER 2 Starring Lara CroftQUAKE 2 e CRASH BANDICOOT 2: Cortex Strikes Back são  bons exemplos do que eu estou falando. Eles não são apenas o jogo anterior com novas fases, eles em algum grau (ou vários) tentam coisas novas. E pq eu estou falando isso? Bem, pq Metal Slug 2 definitivamente ...


... não é um desses jogos. Metal Slug 2 é, em 90%, Metal Slug: Super Vehicle-001 com novas fases. Mas vamos a isso, sim?

Metal Slug 2 é, como eu já mencionei, uma versão + do primeiro jogo da série, onde você e para aqueles sortudos o suficiente para terem um amigo cooperam para eliminar hordas de inimigos usando sua confiável pistola de munição infinita e granadas de munição não infinita, bem como uma variedade de power-ups de armas. Você sabe, run'n gun raíz, run'n gun moleque, run'n gun toco y mi voy.


No entanto, desta vez com mais opções: algumas novas armas são introduzidas - sendo a minha favorita o o laser que rasga os inimigos como uma faca quente na manteiga - além de alguns veículos adicionais além do Metal Slug do título, já que agora temos um um camelo equipado com canhões (eu não estou inventando isso), um traje mecânico no qual Ellen Ripley se sentiria em casa e um avião. Alias, embora a parte do avião seja bem curta, é bem legal que o segundo jogador pode na asa dele. 

Outra grande mudança é que agora você pode selecionar seu personagem. Em vez de jogar apenas como Marco e Tarma, você também pode escolher duas mulheres soldados chamadas Eri e Fio, que no futuro estrelariam suas próprias sequências. Não faz diferença nenhuma mecanicamente, mas o forte de Metal Slug são sprites bonitos e sprites bonitos em novos personagens ele entrega, isso tem que ser dito.


Do lado dos inimigos também temos mudanças: você não luta apenas contra as tropas alegoricamente-nazistas do General Morden, como agora múmias, mutantes de esgoto e alienígenas aparecem na festa. O que, de modo geral, não é muito diferente do que você esperaria do habitual, sendo a grande diferença apenas que as múmias podem transformá-lo em uma múmia se elas te acertarem - o que faz você ficar lento e pular curto.

Outra forma de ficar lento e pular curto é se vc coletar muita comida que surge ao destruir coisas, pq fica gordo e um alvo fácil e lento.  O que é uma pixel art absurdamente fofinha ver seus personagens rechonchudinhos... mas que provavelmente vai te custar uma vida, pq Metal Slug não é um jogo fácil em primeiro lugar e perder mobilidade é a receita para perder uma ficha no arcade. Hmm, de alguma forma me parece que essas mecanicas novas não me parecem com um objetivo bastante definido, sabe?


O que me leva a considerar que, apesar de vários upgrades satisfatórios, nem tudo em Metal Slug 2 é superior ao seu antecessor. Não há tanta destruição de cenário como no jogo anterior, onde vc podia destruir varias casas, barreiras e pontes no meio do seu fogo cruzado (e gamers adoram destruir cenário, isso é um fato cientifico). 

Agora, o jogo usa o poder maior de processamento do arcade de 1998 para dar mais enfase a quantidade de inimigos (e tirar mais fichas tambem) do que ao cenário e à atmosfera. E essa coisa de focar mais nos inimigos vem com um preço, pq ter tantos vilões altamente animados na tela ao mesmo tempo torna a jogabilidade lenta, e esse MS2 é abarrotado de momentos de slowdown - algo que eu não via a muito tempo por aqui.

Com efeito, o problema do slowdown de tantos inimigos na tela é tão sério que a SNK sequer portou esse jogo para os consoles domésticos. O que ela fez foi fazer uma nova versão dele chamada "Metal Slug X", que adereçava essa questão (e mais algumas mudanças na pixel art só pra dizer que não tão vendendo o mesmo jogo duas vezes) - sendo que apenas Metal Slug X, o update, é que foi portado para os videogames.

E enquanto existem coisas mais legais do que atirar em nazistas aliados a aliens em uma ponte de corda em espiral no meio de uma tempestade de neve, o aumento da dificuldade do jogo para comer mais fichas no arcade e como o hardware não tanka tanta coisa na tela ao mesmo tempo diminui bastante a diversão do jogo anterior.


Porém Metal Slug é uma franquia que é conhecida por colocar aparencia na frente de conteúdo, e ela não apenas não tem vergonha disso como se orgulha. E por isso eu quero dizer que se o gameplay desse jogo é tão simples quanto você pode esperar de um run'n gun, visualmente a pixel art está ainda mais espetaculosa do que no jogo anterior. 

Por exemplo, os soldados do General Morden mantêm seus narizes grandes e capacetes comicamente grandes, mas agora eles começarão a rir se um personagem morrer. Depois de alimentar a máquina mais uma moeda, esses mesmos inimigos começarão a gritar enquanto seu personagem volta à vida pq o cara literalmente ressucitou dos mortos na frente deles! Detalhes assim que fazem o nome da franquia, sabe?


Outra grande diferença aqui é que o jogo está mais violento, com muitas das animações de morte retrabalhadas para mostrar ainda mais sangue jorrando dos ferimentos, gritos agonizantes e cadáveres carbonizados, e a névoa de fumaça deixada após uma saraivada de granadas. Muitos dos níveis também foram retrabalhados para parecerem mais épicos e ao invés de majoritariamente paisagens urbanas de guerra, agora temos cenários mais fantasiosos como pilares de pedra, desviar de mísseis do tamanho de carros em uma batalha que se estende por um porto inteiro e até derrubar uma nave-mãe alienígena em meio às ruínas ardentes da civilização humana.

Enfim, Metal Slug 2 (e Metal Slug X, para esse proposito) é exatamente o que vc espera que ele seja: um DLC do primeiro jogo com mais armas, mais inimigos, mais personagens, mais veículos... e também mais dificuldade e mais slowdown. É um entrenimento aceitável, e meio que é até onde vai.

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES

EDIÇÃO 162 (Abril de 2001)



MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 049 (Abril de 1998)

Edição 050 (Maio de 1998)


EDIÇÃO 084 (Março de 2001)


EDIÇÃO 085 (Abril de 2001)







MATÉRIA NA GAMERS
Edição 034 (Setembro de 1998)