sábado, 11 de novembro de 2023

[#1181][Dez/97] SATURN BOMBERMAN FIGHT!!

Okay, isso já está ficando ridiculo. Bomberman é o novo Tetris agora? Pq sério, a coisa de Tetris é que... bem, todo mundo conhece Tetris... então esse jogo foi relançado 4879 vezes, em cada relançamento era o mesmo jogo apenas adicionando um modo de jogo diferente (usualmente relançada pela Bulletproff Software). Tipo TETRIS 2 ou SUPER BOMBLISS.

Bem, e não é que algum DJENIU decidiu fazer a mesma coisa com o Homem Bomba mais amado dos anos 90? Pq veja: ATOMIC BOMBERMAN é Super Bomberman 3 do Super Nintendo, só que apenas o modo multiplayer. BOMBERMAN WORLD é Bomberman basicão, só que pro Playstation. SATURN BOMBERMAN é Bomberman basicão, só que pro Saturn e com modo para até 10 jogadores. Adicione a isso jogos que tentam levar a franquia para outras direções (como BOMBERMAN B-DAMAN e BOMBERMAN 64) e temos pelo menos meia duzia de jogos de Bomberman lançados em um intervalo de aproximadamente seis meses!

Cada vez que eles tem uma ideia para um modo de jogo levemente diferente, eles vão e lançam um jogo novo, tá pior que os continuações-patch-de-update da Capcom isso!

Então é, vamos lá então para o "Bomberman com um novo modo de jogo" número 584, o que nos leva a Saturno Homem Bomba Luta!! Sim, com dois pontos de exclamação pq nada diz que o seu jogo é mais do balacobaco do que colocar mais de um ponto de exclamação no nome.

SEJE como for, SBF é na verdade bem fácil de entender: sabe as lutas de chefe do SUPER BOMBERMAN clássico?


Então, imagine um jogo só disso. Agora coloque um angulo isométrico só pra não parecer que você copiou e colou as lutas de chefe do Super Nintendo e... bem, taí o jogo. Sério, pq é isso que SBF essencialmente é: um jogo apenas com lutas como as de chefe dos jogos antigos.

A coisa é que o Bombudim sempre teve modos versus arena - com efeito, alguns argumentam que é a parte mais importante do jogo. A grande diferença aqui é que nesses deathmatch os bonecos morriam com um hit, e agora funciona como as lutas de chefe onde todo mundo tem uma barra de energia e leva varios hits para morrer.


E meio que é isso. De diferente mesmo é que você começa com a habilidade de pular, lançar três bombas e arremessar bombas, alem do que as bombas são mais parecidas com as BOMBERMAN 64 ... mas não exatamente. Não são as explosões 3D do BOMBERMAN 64 exatamente e sim que em vez disso, a bomba normal explode em quatro direções e, se estiver em um cume ou colina, os rastros de chamas descerão em um arco semi-realista. É mais simples vendo na prática do que explicando, acredite.

Se bem que existe um power-ups que faz a bomba explodir em 3D aí sim exatamente como BOMBERMAN 64 - sendo que essa explosão circular ocupa cerca de um quarto da tela no modo básico e pode ser aumentada com power ups até mais da metade. A área interna da explosão consome uma barra de vida rapidamente, enquanto o anel externo caua muito menos dano. 

E apenas because Japan, o modo survival do jogo desbloqueia imagens de waifus. O que isso tem haver com Bomberman? Nada, mas alguma coisa tem que vender o jogo né?

E... é isso, jogo com exclusivamente o modo battle do Bomberman apenas levemente diferente número 514, e temo que não será o último...


MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 127 (Maio de 1998)