quinta-feira, 23 de novembro de 2023

[#1188][Mar/98] REAL BOUT FATAL FURY 2: The Newcomers

E então chegamos ao estrombolico retumbante final da mais esquizofrenica franquia dentre as inumeras, inumeras da SNK. Isso pq a subfranquia "Real Bout" foi a resposta da SNK a subsérie STREET FIGHTER ALPHA. Isso quer dizer personagens redesenhados para parecer mais anime, jogo mais rápido, especiais mais vistosos, a porra toda.

Só que o que é que torna essa série esquisita? Bem, pq primeiro foi lançado REAL BOUT FATAL FURY em janeiro de 96 e até aí tudo bem. A coisa fica realmente estranha em janeiro de 97 quando saiu REAL BOUT FATAL FURY SPECIAL: Dominated Mind. O que tem de estranho é que "especial" não é uma versão atualizada do jogo, não é apenas um patch de update e sim a própria continuação e pq a SNK usou a terminologia que usava nos seus jogos patch de update para uma continuação real (como Samurai Shodown 4 Special, por exemplo) é algo que jamais saberemos.

O narrador gritando "GET IN THE RING!!!" que pode ser ouvido do outro lado da pangeia, uma das marcas registradas dos arcades dos anos 90

Isso fez com que muita gente (eu incluso) não prestasse muita atenção na continuação já que o nome era de uma versão 1.5 do jogo anterior. Seja como for, agora estamos em 1998 e é hora do terceiro (e último) jogo da subfranquia Real Bout! É hora de falar de Real Bout Fatal Fury 2 que na verdade é o terceiro da série!

... que Real Bout 2 é na verdade um patch de update de Special, então o Special deveria se chamar 2 e o 2 deveria se chamar Special. E se isso fez algum sentido pra vc como fez na minha cabeça, eu recomendo procurar ajuda psiquiatrica profissional. Mas sigamos!


Na real, existem muito poucas mudanças de Real Bout Special para Real Bout Fatal Fury 2. Toda a lista de personagens está de volta com apenas dois personagens novos. Sim, o jogo se chama "OS NOVATOS", o que faria você esperar vários personagens novos, certo?
Bem, achou errado, otário. Caiu no bait da SNK, pq temos apenas dois personagens novos: Li Xiangfei e Rick Strowd. Então vamos dar uma olhada mais de perto nesses cabras, hã?

Rick é um nativo americano que trabalhou 10 anos em um casino com lutas. Não mais satisfeito com a sua vida de showman, Rick ouve a voz da natureza e sentiu o chamado do vento. Ele sai do casino com a promessa de retornar antes da luta pelo título.
Eu não sou o maior especialista do mundo no assunto, mas desconfio que se esse jogo fosse lançado hoje uma galera ia ficar meio pistola por esse cara aí ser um "nativo americano". A curiosidade é que Rick foi cogitado para ser um personagem em The King of Fighters 99, porém em votação popular entre os fãs ele perdeu a vaga para Li Xiangfei, sendo RBFF2 o único jogo que ele apareceu até hoje. 


Xiangfei é de uma família chinesa residente em South Town. Ela aprendeu várias artes marciais desde muito nova e nunca perdeu uma luta desde que tinha 10 anos de idade. Entretanto, Xiangfei discutiu feio com os seus pais e fugiu de casa no processo. Atualmente vivendo com seu tio, ela trabalha como garçonete e segurança no seu restaurante.

Ela é bastante conhecida por bater nas pessoas que tentam sair do restaurante sem pagar as contas. Devido a esse comportamento rude, seu tio a proibe de participar de torneios sérios. Entretanto, a tentação foi maior e Xiangfei saiu de fininho de casa para participar do segundo Real Bout.
Oh, wow, uma chinesa que luta kung fu, suponho que alguem na SNK foi demitido quando descobriram que ainda não tinha o clone da Chun-Li obrigatória na franquia. Cuidado pra não gastarem toda sua criatividade de uma vez só, heim caras?

Mas tá, a ideia de uma garçonete que senta a porrada em quem não paga a conta parece divertida, tenho que dar isso a eles. Eu meio que entendo pq a votação popular escolhei a Xiangfei no lugar do suposto nativo americano para o KOF 99

Esse cenário é o meu favorito de todos jogos de luta ever, a putaria que tá acontecendo no fundo é uma loucura

Fora isso... tem beeeem pouca coisa nova nesse jogo realmente. Tem um chefe secreto chamado Alfred, mas assim como Geese no Special, é obscenamente difícil até mesmo chegar até ele (você tem que ter 10 lutas sem perder um round, marcar mais de 750.000 pontos e realizar 5 movimentos P.Power ou 7 movimentos S.Power quando finalizar o rival). 

As versões EX dos personagens foram removidas, então há tecnicamente menos variedade no total, os cenários são em sua maioria novos, mas a música é praticamente idêntica. Não existe nenhuma história e nem mesmo naquelas frases após a vitória que geralmente tem uma ilustração bem maneira.

Por exemplo, em FATAL FURY 3: The Road to the Final Victory se você vencesse a Blue Mary com a Mai Shiranui, tinha essa victory quote especial. Esse jogo aqui não tem nada do tipo.

Em termos de jogabilidade, esse jogo não tem quase nada de diferente do REAL BOUT FATAL FURY SPECIAL, salvo por duas coisas. A primeira é que pular pro plano do fundo agora é usada apenas para evasão e dois personagens não podem estar no plano de fundo ao mesmo tempo, o que eu gostei pq desde o primeirão FATAL FURY: The King of Fighters eu sempre achei essa mecanica bem aleatória. 

A outra coisa que mudou é que agora depois de cada derrota o jogo oferece a opção de facilitar a próxima luta contra a CPU, reduzindo a dificuldade, concedendo super medidor infinito ou reduzindo a barra de saúde do oponente em 25%. O que é estranho vindo de um arcade papa-fichas, mas taí um fliperama que pode ser terminado.


 Os finais ao menos são engraçados, tenho que dar isso a eles

Mas enfim Real Bout Fatal Fury não precisava de muitos reparos ou upgrades em primeiro lugar. Sua lista de personagens é a melhor da série (e contém muitos favoritos dos fãs que faltam em Mark of the Wolves), seus gráficos e música são pelo menos tão bons quanto qualquer outro jogo da SNK, ou praticamente qualquer jogo de luta. E mais importante ainda, o sistema básico de combate é o mais sofisticado que a SNK sabia fazer. 

Então quando RBFF2 não se esforça para reinventar a série, isso é compreensível. Assim como seu antecessor, seus controles e física são impecáveis, seu combate flui perfeitamente e seu visual é lindo. Aina sim, a pergunta que você fica no fim do dia é pra se perguntar pra que realmente esse jogo existe já que ele acrescenta tao pouco a REAL BOUT FATAL FURY SPECIAL.

Eu nunca achei que sentiria falta das telas de quotes pós-vitória

Uma pergunta que os fãs não souberam responder, o que somado as péssimas vendas do jogo anterior (em grande parte devido a muito infeliz escolha do nome) levou este a ser o último jogo da subfranquia Real Bout. A lição aqui é que um péssimo gerenciamento de uma série de jogos bons pode ser tão destrutiva quanto um jogo ruim.

MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 049 (Abril de 1998)

Edição 050 (Maio de 1998)


Edição 051 (Junho de 1998)





MATÉRIA NA GAMERS POWER
Edição 028 (Março de 1998)


Edição 030 (Maio de 1998)