quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

[#1375][Out/1999]PAC-MAN WORLD: 20th Anniversary Edition

O tempo é uma coisa engraçada, né? Por exemplo, se você me pedir para pensar em um videogame lançado 18 anos atrás eu vou pensar nisso:


Quando, na verdade, um console lançado 18 anos atrás é esse:


Caralho, é pra se sentir velho ou o que?


Tá, mas pra que eu estou falando disso, além do prazer mórbido de me sentir velho e decadente? Bem, pq hoje é relativamente comum você pensar sobre um jogo e se chocar ao descobrir que ele foi lançado 20 anos atrás. Em 1999, entretanto, isso não era comum at all especialmente até pq os videojogos no todo mal tinham 20 anos de idade.

Dessa forma, para um jogo já ter 20 anos de idade em 1999 ele teria que ser um dos primeiros de todos os tempos... o que é exatamente o caso aqui. Ou seja, este jogo é uma edição especial de aniversário de um dos primeiros heróis dos videojogos ever, o lendário, o prosopopeico, o epifanico... HOMEM-PACOTE!

Nossa história aqui é que todos Pac-Amigos estão organizando a festa de aniversário de 20 anos do nosso corredor de labirintos favoritos de todos. Entretanto, o maligno Toc-Man decide que ele vai ser o único Come-Come (lá ele) da história e sequestra a Pac-Galera pq... hã... eu não tenho muita certeza assim do que ele pretendia exatamente, mas podemos assumir que ele pretendia alguma coisa... provavelmente... eu acho...


Nem os Pac-bebês foram poupados! Alguém pense nos Pac-Bebês!


Mas tá, tolices a parte, essas animações são bonitinhas e tal, mas todos sabemos que viemos aqui por uma coisa e uma coisa apenas! E isso seria... bem, jogar um jogo de plataforma criado pela Namco em 1999 - algo que eles não tinham a menor familiariadade em fazer, especialmente em um genero que já estava moribundo a essa altura dos acontecimentos.

Então quando se pensa "um jogo de plataforma do Pac-Man", o que imediatamente me ocorreu foi um jogo seguro, redondinho, que não faz nada de espetacular mas que funciona o suficiente para dar de presente de aniversário para o seu sobrinho que gosta dessas "coisas de videogame". O que é exatamente o que esse jogo entrega, saiba você.


Então deixando de lado toda essa tolice a respeito de pac-história e do pac-aniversário, o que temos aqui é um jogo de plataforma - bastante simples, verdade, mas não menos jogo por conta disso. O jogo foi projetado para ser um jogo, e nisso, o jogo é bem feito. 

A jogabilidade em Pac-Man World é mais prima do CRASH BANDICOOT do que do SUPER MARIO 64: embora o jogo seja feito todo com gráficos 3D, você ainda está jogando um jogo 2D que é apenas sobre ir para a direita - as vezes você usa o fundo da tela, mas não espere muito disso não. 


O que não é uma coisa terrível, já que entre fazer um jogo de plataforma mediano ou tentar um jogo de plataforma 3D medíocre, a escolha pelo seguro não é contra o que a experiencia se propõe. E de toda forma, é um jogo de plataforma competentezinho já que ir até o final da fase não é a maior loucura do mundo, mas se vc quiser explorar a Namco encheu o jogo de colecionaveis para quem quer pegar 100%. Não é uma coisa que se diga "minha nossa, é um CRASH BANDICOOT 2: Cortex Strikes Back!", mas funciona

A melhor coisa do jogo é que  o pouco que ele faz, ele faz muito bem feito. Pac-Man não tem muitos movimentos, mas os que ele tem são adequados para um personagem que é basicamente apenas uma bola alegre com braços. Seu salto com bundada no chão é sua arma mais valiosa pq a altura do seu pulo, destrói a maioria dos inimigos (e coleta pontos de bônus faz combos em inimigos) e também se torna sua ferramenta mais importante para resolver quebra-cabeças. Pac também pode arremessar... pelotas, eu acho... e se transformar em Chrome Pac para andar embaixo d'água e ser invencível (assim como o Metal Mario em SUPER MARIO 64). Ele também tem um spin dash no estilo Sonic que também o projeta através de rampas.


E é isso. Existem outros itens para coletar, mas a maioria deles apenas dá pontos. Sim, é um jogo de 1999 que usa pontuação... mas considerando que o jogo é uma homenagem ao fliperama de origem, vá lá. Para esse caso, passa.

Honestamente, não tem muito mais a ser dito a respeito desse joguinho de plataforma também. Ele lembra muito o que hoje são os jogos de Lego: um joguinho genérico que homenageia uma skin em particular, é competente mas não muito além disso também.


Talvez a coisa mais interessante a respeito desse jogo seja o fato que ele foi lançado para homenagear os 20 anos do primeiro Pac-Man (de 1979). Só que hoje essa homenagem já tem 25 anos, ou seja estamos mais longe hoje desse jogo do que ele estava do primeiro Pac-Man quando ele foi lançado.

É, meus amigos, o tempo passa, o tempo voa, e a Poupança Bamerindus... essa nem existe mais...

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
EDIÇÃO 142 (Agosto de 1999)


EDIÇÃO 146 (Dezembro de 1999)


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
EDIÇÃO 068 (Novembro de 1999)


MATÉRIA NA GAMERS
EDIÇÃO 046 (Dezembro de 1999)