segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

[#1372][Jul/1999] THE KING OF FIGHTERS 99: Millenium Battle


Em 1999, a SNK estava com um problema deveras... curioso. Isso porque o problema que eles tinham não era um problema pequeno - era um problema bastante sério - mas, ao mesmo tempo, era um problema que todos gostariam de ter. Que problema era esse, você pergunta?

Bem, essencialmente o mesmo problema que a Marvel Studios teve em 2019: eles venceram. O estúdio criou sua obra-prima, o pináculo vitorioso de tudo que eles passaram anos trabalhando se concretizou de forma tão gloriosa, tão magnífica que será lembrado com carinho... para sempre, na verdade.

Achei bem marromenos essa intro, na real

A Marvel passou por isso com Avengers: Endgame, um filme tão gloriosamente vitorioso que entregou tudo que todo mundo passou dez anos esperando, foi lindo, foi arte (chupa Scorcese), foi vitória. A SNK teve um sucesso similar com THE KING OF FIGHTERS 97, um jogo ambicioso que concretizou com sucesso quatro anos de jogos da série concluindo a mais ambiciosa narrativa já idealizada para um jogo de luta - a Saga Orochi, como eu contei no texto de THE KING OF FIGHTERS 97 - e com um gameplay a altura.

HÃ... E COMO ISSO É UM PROBLEMA, EXATAMENTE?

O problema, meu caro Jorge, é o seguinte: e agora, José?


Você suou, cantou, dançou e sapateou. Entregou a perfomance da sua vida, deixou seu coração e sua alma sobre o tablado, foi um espetáculo que ninguém jamais em momento algum esquecerá, mas... e agora? Baixaram as cortinas, o espetaculo terminou, mas... os boletos continuam chegando, ALGUMA COISA você tem que entregar no ano seguinte... mas meio que você já entregou tudo que você tinha, então comofas?

Essa é uma pergunta que, passados 5 anos de Avengers: Endgame, a Marvel ainda está se batendo para responder. A SNK teve um pouco mais de sorte pq eles tinham uma última carta na manga: depois da obra prima criativa que foi THE KING OF FIGHTERS 97, no ano seguinte eles lançaram uma versão comemorativa da Saga Orochi. 

Agora, a SNK sabe fazer cenários ou o que?

THE KING OF FIGHTERS 98: The Slugfest é mais um especial de fim de ano da firma: sem história, apenas uma grande confraternização de todo mundo que fez essa saga acontecer. Depois do que eles tinham feito em 97, a SNK estava mais do que direito de se dar um tapinha nas costas e fazer uma edição especial apenas para celebrar sua magnum opus.

O problema é que a vida tá cara e o tempo não para, 1999 chegou e era hora de por o show na estrada de novo. A SNK sabia que tinha que começar uma nova saga, com novos personagens, novas ideias, meio que um The King of Fighters 2.0, mas... bem, suceder uma saga onde a SNK usou tudo que tinha não é uma tarefa fácil.

O que é uma forma bonita de dizer que eles não tinham a mais remota ideia de como continuar daí pra frente, mas tinham que continuar e ALGUMA COISA eles tinham que lançar... e é aqui que entra KoF 99. Não surpreendentemente, KoF 99 é um dos jogos da franquia lembrado com menos carinho pelos fãs, isso quando ele é lembrado at all. Vamos a isso então, sim?

As mudanças de clima ou hora do dia a cada round são uma das coisas chocolatante do jogo em alguns cenários

Bem, vamos começar pelo começo: a história de The King of Fighters 99 não é nem desinspirada, ela é copiada na cara dura da história de STREET FIGHTER ALPHA 2. Eu não estou brincando, os caras da SNK tinham tão pouca ideia do que fazer que apenas copiaram o que a Capcom estava fazendo na franquia rival de KoF e foda-se (guarde essa informação, não será a última vez que você verá essa informação por aqui).

Vamos lá, qual é a história de STREET FIGHTER ALPHA 2? Basicamente que existe uma organização do mal que odeia o bem chamada Shadaloo liderada pelo mais maligno maleficente ainda M. Bison. Como ele pretende dominar o mundo? Selecionando os melhores lutares do mundo através de um torneio de luta e então captura-los para usar suas habilidades de luta como seu exército particular de soqueadores de alto calibre - eu ainda acho que bombas seriam mais eficientes do que um indiano que "luta yoga", mas o que eu sei realmente da vida? Seja como for, essa é a ideia geral da coisa.

Corta agora para KoF 99, qual é a história aqui? Basicamente que existe uma organização do mal que odeia o bem chamada N.E.S.T. liderada pelo mais maligno maleficente ainda Kryzalid. Como ele pretende dominar o mundo? Selecionando os melhores lutares do mundo através de um torneio de luta e então copiando seus dados para inseri-los no seu exército particular de clones.

A grande real diferença aqui é que enquanto Bison quer capturar Ryu para ser o modelo perfeito para seu exército pessoal, a NEST já conseguiu capturar Kyo Kusanagi como modelo perfeito e agora precisa apenas dos dados dos outros lutadores que participarão do torneio The King of Fighters 99 para dar uma turbinada no projeto.

Não é que um jogo de luta PRECISE de uma história melhor, mas então a Saga Orochi anterior foi um  épico que reconta a história de três familias rivais desde as eras mitologicas, seres divinos e traições. Em comparação, não tem como se desapontar com o downgrade aqui, parece que eu estou assistindo uma continuação direto para DVD de um blockbuster muito querido.

Mas tá, paumolice da história a parte, mecanicamente o jogo... não tem muito mais inspiração que isso também não, temo dizer. Ao time de três lutadores agora você pode selecionar um quarto que atua como helper (entra, dá uma porrada e vai embora) como em MARVEL VS CAPCOM: Clash of Superheroes, você tem duas formas diferentes de gastar sua barra de especial - não muito diferente de STREET FIGHTER ALPHA 3. Também dá pra queimar barras de especiais em counter ou reversal como em STREET FIGHTER 3: The New Generation... repararam um padrão aqui?

Assim como na narrativa, a melhor ideia que a SNK conseguiu ter foi ver o que a concorrente estava fazendo e fazer igual, ou ao menos adaptar o que eles fizeram de melhor para os seus propósitos. Honestamente, a dado ponto eu estava esperando descobrir que os personagens tem launchers que arremessam o adversário para cima para pular atrás e dar combos aereos - ainda não chegamos a isso, no entanto. Ainda.

Pra não dizer que o jogo não tem nenhuma mecanica nova dele própria, agora o jogo tem uma mecanica de esquiva com rolamento que permite atacar enquanto vc fica invulnerável. Não é muito problema no jogo casual pq é muito dificil acertar, mas pro-players competitivo que contam frames de animação para dar os golpes odeiam isso e esse é o principal motivo pelo qual KoF 99 foi banido da cena competitiva e você nunca vê ele em torneios.


Não ajuda muito que o novo protagonista que a série tentou introduzir K' (pronuncia-se "K-Dash", muito bom colocar um protagonista com pronuncia anti-intuitiva) tem o carisma de uma caixa de papelão molhado, ao ponto que a ideia original da SNK não era incluir os protagonistas antigos da franquia (Iori Yagami e Kyo Kusanagi)... porém nos testes do jogo essa decisão foi unanimente criticada.

Temendo ter o flop de um STREET FIGHTER 3: The New Generation nas mãos - que cometeu o mesmo erro - e eles se obrigaram a fazer uma gambiarra para incluir os antigos protagonistas de volta como personagens secretos... de uma forma bem estranha, diga-se de passagem. O método vencer o jogo com 4 dentre os seguintes personagens escolhidos pela roleta de seleção aleatória:

Kyo: Benimaru, K', Kyo-1, Kyo-2, Maxima, Shingo, Whip
Iori: Athena, Bao, Jhun, Kasumi, Kim, Leona, Xiangfei

Fazer isso desbloqueia a possibilidade de inserir o código na tela de seleção de personagens: Esquerda, Direita, Cima, Esquerda, Baixo, Direita para Kyo e Direita, Esquerda, Cima, Direita, Baixo, Esquerda para Iori.

Como os times agora são de 4 personagens, basicamente todos os times ganharam um personagem novo como membro. O time das mulheres ganhou Xiangfei, que é maneirinha, vá lá

Uau, isso é... a forma mais específica que eu já vi de desbloquear um personagem em um jogo de luta em todas quase 1400 reviews nesse blog, tenho que dar isso a eles...

Mas então, no fim do dia, KoF 99 não é um jogo ruim, é apenas... desapontador como reinicio de uma franquia que atingiu um pico tão alto. Suas mecanicas novas não são ruins, apenas... recicladas de jogos da Capcom. Seus 6 personagens novos não são ruins, apenas... legaizinhos, eu suponho? 

Enfim, talvez se o jogo fosse qualquer outra coisa que senão um jogo da franquia o carro-chefe dos jogos de luta 2D e houvesse menos expectativa sobre ele, esse jogo teria sido melhor recebido. De toda forma, ser o pior dos King of Fighters ainda faz dele um jogo da primeira prateleira dos jogos de luta, pq KoF é diferenciado nesse nível.

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