quarta-feira, 9 de outubro de 2019

[AÇÃO GAMES 018] HOOK (SNES, 1992) [#271]



Existe uma categoria de filme muito especifico que eu costumo chamar de "filme do The Rock". A ideia é basicamente colocar o The Rock lá e tacar qualquer ideia que vai ficar, no minimo, assistivel. Não importa o quão idiota seja a ideia, não importa o quão inassitivel seria com qualquer outro elenco (sim, "Um Espião e Meio", estou olhando para você). Se tem o The Rock, vai na fé.

Bem, saiba você que nos anos 90 nós tinhamos algo parecido que eram os filmes do Robbin Williams. Ele tinha essa mesma magia de pegar as ideias que seriam a coisa mais "vai passar no Domingo Maior e ninguém vai ver" e transformar em filmes que você totalmente alugaria na locadora.

Como quando um executivo da Tristar Pictures propos um filme sobre o Peter Pan... mas o Peter sendo um tiozão workaholic na casa dos 40 que tem que reaprender a ser o Pedro Pão. O que seria uma ideia fadada ao executivo jogado pela janela ou ser estrelada pelo Will Farrel, não fosse contar com um dos melhores casts que o dinheiro pode comprar com Steven Spielberg, Dustin Hoffmann, Julia Roberts e Maggie Smith.


Sim, esse é o filme que o mestre Shifu sequestrou os netos da professora Mcgonnagal e agora a Uma Linda Mulher tem que ensinar o Peter Pan de 40 anos de idade a voar. É um filme bem doido quando você pensa por esse angulo...

domingo, 6 de outubro de 2019

[AÇÃO GAMES 018] CYBER SPIN (Shinseiki GPX Cyber Formula) [#270]



]
Quando um jogo baseado em anime chegava ao ocidente nos anos 90, normalmente sua licença não era comprada porque, honestamente, não fazia o menor sentido. Antes da internet e do boom dos animes nos anos 90, não fazia nenhum sentido pagar para usar personagens e marcas que não significavam nada para o seu publico.

Então o que as empresas era adaptar os sprites do jogo. Hokuto no Ken virou Karateca, Last Battle e Black Belt (sim, teve três jogos trazidos para o ocidente e em nenhum deles podemos dizer "você já está morto")

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

[AÇÃO GAMES 018] DINOCITY (SNES, 1992) [#269]

Eu sei que normalmente eu começo o post pela capa do jogo, mas esse aqui é especial. Imagine que estamos no coração dos anos 90 e seu chefe te pede para produzir a capa mais radical que você puder. A capa mais irada, mais pampa, mais as vera que você puder fazer. E  todas as outras girias dos anos 90 que você conseguir pensar, caso você seja um giriomaniaco.

Mas bem, de qualquer forma, a capa que você faz sob esta premissa só pode ser uma, é claro:


Nossa, essa capa é puro anos 90 destilados em uma única imagem, um eco do passado congelado no tempo, um grão de areia perdido para sempre nas praias da eternidade.

O jogo é mais ou menos.

terça-feira, 24 de setembro de 2019

[AÇÃO GAMES 029] GAUNTLET (Master System, 1993) [#268]

 
Hoje, Dungeon Crawlers não são exatamente o que se pode chamar de "novidade" no mundo dos videojogos. Você entra em uma masmorra, mata tudo, saqueia tudo, usa o que você saqueou para ficar mais forte e segue para o próximo nível. Sem história, sem enrolação, sem coré coré. Caralho, acho que essa é a expressão mais de tiozão que eu já usei na história desse blog, mas enfim.

sábado, 14 de setembro de 2019

[AÇÃO GAMES 029] ALIEN VS PREDATOR (Arcade, 1994) [#267]

 

É isso mesmo, a Capcom criou um beat-em-up de rolagem baseado em dois dos monstros de cinema mais famosos da ficção científica. No canto vermelho, estão os Aliens: analogias de estupro com sangue ácido e pesadelo que dão abraços piores que politico em campanha eleitoral. Seus oponentes são os Predadores, temíveis caçadores intergalácticos equipados com uma grande variedade de armas e uma cara que parece um acidente em um buffet de frutos do mar. Ah, e existem alguns humanos. Por possivelmente a única vez em qualquer mídia de Alien vs. Predator, humanos são uteis.

Enquanto filmes disso só vieram a existir muito depois, as HQ de Alien vs Predador existiam desde o final dos anos 80, porque... bem, porque é uma ideia muito legal na verdade, pq não né?

domingo, 8 de setembro de 2019

[AÇÃO GAMES 023] STAR TREK 25TH ANNIVERSARY EDITION (PC, 1992) [#266]



Espaço, a fronteira final. 

Estas são as viagens do blog C de Ação Games em sua missão de 171 edições para explorar novos jogos, para pesquisar novas experiências, revisitar velhos clássicos, audaciosamente indo onde nenhum gamemaníaco jamais esteve! 

GhaH 'ej Duvan, SoH layerteS! Hoje é aniversário de 53 anos da estreia de Jornada nas Estrelas na televisão, e que forma melhor de celebrar isso do que falar sobre um jogo comemorando o aniversário da série? Então set seus phasers para atordoar e set course for awesome!

domingo, 1 de setembro de 2019

[AÇÃO GAMES 017] TEENAGE MUTANT NINJA TURTLES IV: Turtles in Time (SNES, 1992) [#250]



Existem 80 jogos de beat'm up no Super Nintendo e no Super Famicom. 80 jogos onde tudo que você pode fazer é socar coisas, pular sem que isso tenha muita importancia e seguir para a próxima area onde você soca mais coisas ainda, as vezes usando um golpe especial aqui e ali.

Então porque, exatamente, as pessoas são unanimes em dizer que esse festival de socar e seguir em frente em especifico é a melhor experiencia que você terá jogando um Super NES nesse genero? O que é que separa esse beat'm up dos 79 outros? O que o faz melhor?

Bem, em primeiro lugar, Turtles in Time foi lançado nos arcades em 1991. Como muitos jogos, ele recebeu um port para Super Nintendo. Porém como quase nenhum jogo, a versão de Super NES é MELHOR que a versão do fliperama. O do SNES tem mais fases, mais chefes e golpes especiais que não tem no arcade.

Huh, taí algo que você não vê todo dia...

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

[AÇÃO GAMES 025] SONIC 2 (Mega Drive, 1992) [#264]

 

Cavalheiros, doguinhos, imitadores do Espiridião Amin. Vocês podem estar se perguntando porque eu os reuni aqui hoje, e se não estiverem agora estão porque é assim que a mente funciona. Bem, a verdade é que hoje é um dia muito triste a todos nós, e consequentemente a vocês produtos da minha imaginação oriundos da profunda falta de contato humano.

Por anos, a Sega e eu dançamos uma dança bela e macabra na qual nos degladiamos através da história dos videojogos. As vezes ela levava a melhor, como quando da surpreendente de minhas origens videogamisticas, as vezes eu levava a melhor - como quando eu precisei falar de qualquer coisa relacionada ao Sega CD, Deus, você não se ajuda Sega...

Em minha inocencia pueril, eu julguei que lutariamos esta luta até o fim dos tempos, ela e eu, unidos em uma camaradagem abstecida pelo desprezo um pelo outro. Oh, minha doce criança do verão, como eu fui tolo. Como pude eu acreditar que estes dias durariam para sempre?

Bem, eles não duram. Digo isso porque eu, finalmente, derrotei a Sega de uma vez por todas. E simplesmente não sei o que fazer com a minha vida agora.

Porque eu digo isso? Bem, em grande parte por causa do jogo de hoje. Sim, eu joguei Sonic 2 e posso te dizer que contra todas as minhas espectativas, Sonic 2 é um jogo bem bosta. Tipo muito bosta. Uau, chocante, não?


Oh, temo que eu tenha.

domingo, 25 de agosto de 2019

[AÇÃO GAMES 017] HOOK (Nintendinho, 1992) [#263]



No jogo de hoje, eu vou ensinar um truque para vocês crianços: como reconhecer um jogo bosta imediatamente. É um bem simples, mas que até hoje em todos estes anos nesta industria vital jamais me falhou. Lá vai: se os desenvolvedores do jogo não se deram ao trabalho de colocar esforço no PERSONAGEM PRINCIPAL do jogo, quase certamente todo o resto será uma merda também.

Veja, eu não estou falando do cenário, dá música ou do inimigo que só aparece uma vez na fase 4-1. Não, é a porcaria do seu personagem principal, o filho da mãe para quem vamos olhar apenas O TEMPO INTEIRO! Se você não colocar esforço nisso, você já perdeu antes mesmo de começar.

Exemplo em caso: Peter Pan nesse jogo é branco. 

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

[AÇÃO GAMES 026] SPIDER-MAN: RETURN OF THE SINISTER SIX (Nintendinho, 1992) [#262]

 
 
"Homem-Aranha: to chegando em casa guentae" marcou um marco (tá certo isso?) na história do cinema: finalmente todos os membros da infame liga de inimigos do Cabeça de Teia, o Sinister Six, apareceu no cinema!

E que forma melhor de celebrar tão histórico momento com um dos mais historicamente ruins jogos de todos os tempos? Oh, sim, eu sei o que você deve estar pensando, eu estou pensando o mesmo ...

EU NÃO ESTOU PENSANDO SE AS CYBERCATLOLIMAIDS PARA USO DOMÉSTICO USARÃO PILHAS OU VOCÊ VAI TER QUE ALIMENTAR ELAS!

Ponto bastante válido, mas não é isso que eu ia dizer. Eu ia dizer que, sim, eu jogo bastante jogos ruins... quer dizer, muitos mesmo... deus, tantos jogos ruins, o que eu estou fazendo com a minha vida... mas o que faz deste jogo do Omiranha uma categoria especial de ruim?