sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

[AÇÃO GAMES 035] BUBSY IN CLAW ENCOUNTERS OF THE FURRED KIND (SNES e Mega Drive, 1993) [#300]




Crianças, sentem-se. Pois hoje eu hey de contar uma história de dor, sofrimento e provação. Uma tragédia inglória, um romance sem barbitúrico. Esta é a história do meu povo. E nossa história de hoje começa como todas as histórias começam: no começo.

E no principio havia a Sega. E a Sega em sua desesperada batalha de tentar vencer a sua arquiinimiga Nintendo, fez tudo que ela podia fazer ao seu alcance. Tudo, exceto um jogo bom.

HEY,  STREETS OF RAGE 2 É BOM!

Tá bom, é, mas...

FLASHBACK: Quest for Identity QUE FOI DESENVOLVIDO PARA O MEGA DRIVE?

Certo, esse jogo de fato é bom, mas...


Porra Jorge, mas tu vai me deixar contar a história ou não?

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

[AÇÃO GAMES 021] SUPER STAR WARS (SNES, 1992) [#302]

 

Normalmente os jogos baseados em filmes são uma desgraça por motivos bem faceis de entender: mais frequentemente sim do que não, eles são apenas uma peça de publicidade para promover o nome do filme e ser lançado junto com o mesmo. Os desenvolvedores então tem apenas uma janela de pouquíssimos meses para entregar... alguma coisa.E a grande verdade é que não faz nenhuma diferença, porque as crianças vão comprar pelo nome do filme, de qualquer jeito.

Tanto que a moda de jogos de filmes como peça publicitaria terminou quando os jogos se tornaram grandes e complexos demais para poderem ser feitos de qualquer jeito.

E, da mesma maneira, os jogos de Star Wars tendem a ser um tanto melhores que os seus pares justamente por isso. Como todos os filmes já foram lançados antes mesmo dos videogames nascerem (Return of the Jedi é de 1983), não existe esse desespero de lançar de qualquer jeito apenas vai porque vai. Adicionalmente, a Lucas Arts (uma empresa fundada pelo George Lucas para cuidar dos jogos das suas marcas) é conhecida pelo polimento e carinho com seus jogos.

Infelizmente, o que eles não são conhecidos é pelos jogos de plataforma.

sábado, 4 de janeiro de 2020

[AÇÃO GAMES 035] WAYNE'S WORLD (Super Nintendo, 1993) [#301]



Se você acha que hoje Hollywood está sem ideias originais e adapta qualquer coisa para o cinema por puro desespero e que "antigamente que era bom", desculpe mas você é um idiota. Alias, "desculpe" porra nenhuma, você é um mangolão da porra mesmo, caralho!

Pois saiba você que Hollywood sempre fez isso, e certamente você não estava aqui durante os anos 90 quando a moda era pegar sketches do Saturday Night Live e transforma-los em filmes inteiros. Sim, exatamente isso, pegar quadros que duravam 4 a 5 minutos e transforma-los em filmes de uma hora e meia. O que pode dar errado nisso, né?

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

[AÇÃO GAMES 034] MICKEY'S SAFARI IN LETTERLAND (NES, 1993)[#299]




No momento em que eu escrevo este texto, é dia 31 de dezembro de 2019. Está prestes a começar um novo ano de um novo dia que começou. Para celebrar isso eu joguei um dos piores jogos do Nintendinho - ou um dos melhores, se o seu publico alvo é para crianças de 3 anos. Não, sério, o jogo realmente é para criancinhas em pré-alfabetização.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

[AÇÃO GAMES 034] THE YOUNG INDIANA JONES CHRONICLES (Nintendinho, 1993)[#298]




Durante a produção dos filmes do Indiana Jones, o elenco e a equipe frequentamente questionavam George Lucas sobre a vida do personagem em Indiana Jones. Motivação e essas coisas, sabe? Porque ele faz o que ele faz, quem ele conhece, qual a relação com esses personagens, e tal.

Jorjão da massa, que não contava com Carrie Fisher para salvar o rabo dele nessa ocasião, tinha apenas como resposta:

domingo, 29 de dezembro de 2019

[AÇÃO GAMES 034] COOL SPOT (SNES e Mega Drive, 1993) [#297]

 


Sabe o que me deixa chateado quando eu jogo esses jogos antigos da Ação Games? Não, não é os jogos serem ruins, com isso eu posso lidar e até me divirto as vezes - exceto se forem jogos de Amiga, saporra tinha que ser thaneada para foda existencia. O que realmente me chateia na verdade é quando um jogo podia ser genuinamente bom, chega tão perto disso e então caga tudo com pequenas coisinhas que poderiam ter sido resolvidas facilmente. 

Como Cool Spot, por exemplo. Podia ter sido realmente grande, mas não foi.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

[AÇÃO GAMES 020] PIPE DREAM (SNES, 1992) [#296]



Sabe quando você vê um trailer de um jogo e lamenta que ele só vai ser lançado dali a seis meses? E então jogo é adiado e você não o verá pelo próximo ano? Pois é, agora imagine isso só que você esperou 25 anos para jogar esse jogo.

Essa é minha história com Pipe Dream.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

[AÇÃO GAMES 034] NIGEL MANSELL'S WORLD CHAMPIONSHIP (ou Nigel Mansell F1 Challenge, no Japão) [#295]




Bem, aqui estamos nós. É manhã de 25 de dezembro no momento em que eu o escrevo. Manhã de Natal e muitas pessoas pelo mundo estão por aí, comendo restos da ceia ou ganhando presentes. Ou uma combinação desses dois.


Esse podia ser eu, mas não é.

Estamos em 2019 e eu tenho acesso a uma quantidade maior de jogos do que eu terei de horas de vida para joga-los por preços praticamente inexistentes, quando não literalmente inexistentes - Celeste está de graça na Epic Store nesse momento, por exemplo. Fucking Celeste de graça, você pode acreditar nisso? E enquanto eu poderia estar jogando The Witcher 3 ou Celeste, não, eu estou aqui jogando jogos bosta na manhã de natal.

Porque eu faço isso comigo mesmo? Sério, o que eu estou fazendo com a minha vida? Talvez eu devesse parar com isso, sei lá...

domingo, 22 de dezembro de 2019

[AÇÃO GAMES 020] ALIEN 3 (Mega Drive, 1992 e SNES, 1993) [#293][#294]

 

Alien é uma série muito estranha. O primeiro filme, dirigido por Ridley Scott (Blade Runner, Gladiador) e é uma obra prima do terror sci-fi. Na verdade (imho) é o filme de terror perfeito: um predador perfeito (e muito criativo) caçando em um ambiente claustrofobico onde os sobreviventes não tem armas para se defender... nem uns dos outros!

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

[AÇÃO GAMES 020] SUPER BUSTER BROS (Arcade, 1990) [#292]

 
Ser um produtor de jogos é um grande desafio no sentido que ao mesmo tempo você tem que ser um artista, um técnico em programação e um homem de negócios. Não é para os fracos e frequentemente você tem que se esmerar em um desses três campos para ter alguma chance ao sol.

Em 1989, por exemplo, os caras da Mitchell Corporation (uma empresa japonesa, apesar do nome) tiveram uma ideia original: E SE nós criassemos um jogo de puzzle para ser sucesso com os americanos?

CHEGANDO SUA ENTREGA DE LIBERDADE, MOTHERFUCKER!