Muitas vezes uma publisher é mais ou menos o equivalente ao produtor de um videogame, dado que muitos jogos são feitos por estúdios microscópicos que não tem dinheiro e/ou o conhecimento para lidar com o marketing, distribuição, tradução (quando necessário), contratos e toda essa parte que não tem como ser feita por um amador. A menos que sua publisher seja particularmente cretina como a Activision ou a Eletronic Arts, é uma coisa que costuma funcionar mais sim do que não.
Mas e quando a publisher não acredita no potencial do jogo que eles estão publicando?
Bem, uma pergunta justa a se fazer seria porque alguém coloca tempo e dinheiro em um jogo que eles não acham que vai dar nada. De fato, essa é uma pergunta que eu não sei responder realmente mas suponho que os camaradas da Taito saibam porque foi exatamente o que eles fizeram. Em 1993 eles se deram ao trabalho de lançar no ocidente o jogo Seirei Densetsu Lickle ... apenas para produzir menos de mil cópias do jogo.
O resultado não é apenas que esse é um jogo que ninguém jogou na época, como hoje esse é um dos jogos mais caros para colecionadores de jogos de NES:
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Preço em dolares trumpenses, saiba você |
A expressão "jogos obscuros" é usada frequentemente, mas a verdade é que não tem como ser muito mais obscuro do que esse jogo do Sansãozinho. Isso sendo dito, vejamos a respeito do jogo, sim?