De todos os animes shonen que eu já assisti na vida, o que é bastante coisa, eu acredito que minha luta favorita de todas é a luta do Gai contra o Madara em Naruto Shippuden. Veja, aquele ponto Madara era praticamente um deus, estava cheatado com todos os jutsus, olhos, bijuus e o diabo todo que pudesse existir. Por outro lado, Gai é apenas... well, um guy.
Ele não é o escolhido de nada, não tem o bijuu do chacra infinito dentro dele, não é filho de nenhuma lenda, não tem o olho mágico do caralho, não tem porra nenhuma de especial. Ele só um cara que se recusou a desistir quando todo mundo disse que era impossivel, quando todo mundo ria abertamente na cara dele por ele ser só um cara tentando em um mundo onde existem ninjas literalmente com poderes divinos.
O resultado é que ele destruiu o Madara na porrada. Mas dibuliu com ele MESMO. Claro, o Madara não morreu porque como eu disse ele tava com mais cheat que eu jogando Ninja Gaiden emulador, mas o que foi bom porque aconteceu algo mais legal e importante ainda: Madara Uchiha, o ninja mais marrento e arrogante ever, declarou que o Gai, aquele simples Maito Gai que não é de nenhum clã fodelão nem nada, é o ninja mais forte que ele já encontrou em todos os tempos.
E isso não tem preço. E por que eu estou falando isso? Porque eu, o mestre supremo dos games, do alto do meu poder de debulhador de 585 jogos até então, mesmo sem ter me derrotado eu te declaro ó humilde Yu Yu Hakusho: Tokubetsu Hen o jogo de luta mais criativo jamais lançado! Rejubilai-vos em sua glória, pequeno jogo tie-in de anime lançado em 1994 e que nunca deixou o Japão!
Mas porque eu acho esse jogo tão criativo assim? Me permita te mostrar uma cena da luta:
Uma coisa que eu não imaginava antes de começar este projeto é que existia todo um universo de jogos que se enquadram na categoria "jogos japoneses que nunca foram lançados no ocidente e embora não sejam espetaculares ainda sim são melhores que pelo menos 80% de tudo que foi lançado por aqui" ao ponto que daria um genero próprio de jogos - o qual imagino que nunca emplacou porque JJQNFLNOEENSEASSMQPM80%DTQFLPAmaníacos não é uma giria que pegaria mesmo nas revistas da época.
Estou falando de jogos como THE LEGEND OF MYSTICAL NINJA 2, SUPER BACK TO THE FUTURE 2 e NANGOKU SHONEN PAPUWA-KUN, e junta-se a lista este jogo das Histórias do Melfolandia. Eu realmente não sei o que são Melfos, suponho que eles não tinham os direitos autorais para usar elfos, ou talvez sejam MEGA ELFOS - o que seria massa uns elfão da porra.
Quando eu era criança eu nunca realmente tive uma Super Game Power. Eu tive uma Game Power e por algum motivo eu tinha uma Super Game (não faço ideia do porque já que eu nunca tive consoles da Sega, acho que eu ganhei mas não tenho certeza) - com efeito, eu tive a iconica Game Power que o Chefe mandava meter a porrada nas bichonas (mas que só nas que não compravam a revista). Anos 90.
A única revista que eu colecionava na época era a Ação Games, e dessa forma até começar esse projeto não tinha a melhor opinião da revista. O papel era de menor qualidade da Ação Games (até porque era mais barata e com mais páginas) e eu achava a diagramação mais bagunçada - que é o mesmo estilo "anos 90 cool" de diagramação das revistas americanas.
Ok, a de hoje vai ser bem rápida. Tetris é, discutivelmente, o jogo mais famoso de todos os tempos. Quer dizer, mesmo quem não faz ideia do que é videogame ou o que acontece neles tem ideia de como funciona o jogo de encaixar as pecinhas que caem para eliminar linhas.
Existem alguns jogos que são jogos bastante especiais devido ao fato de evocarem um sentimento único, pristino e duradouro no coração de qualquer gamemaníaco. A tão famigerada sensação de:
Porque "The King of Monsters 2" é um caso desses que tem que ser estudado pela NASA, sério. Quer dizer, como possivelmente a SNK fodeu esse jogo? Em que realidade paralela maluca é essa que nós vivemos que alguém, de alguma forma, consegue foder com um jogo que é um BEAT'M UP DE MONSTROS GIGANTES?! Não, sério, como? Apenas... como?
Atingindo hoje a nobre marca de 580 jogos resenhados nesse blog, tenho que dizer que eu não esperava ser surpreendido com o jogo licenciado mais improvavel que eu já vi na minha vida. Quer dizer, a essa altura eu já vi jogos baseados em quadrinhos, brinquedos, filmes, séries e até mascotes de produtos alimentícios. Dentre esses, de longe, o mais estranho que eu recordo é THE INCREDIBLE CRASH DUMMIES porque é uma campanha de segurança no transito que virou brinquedo e daí virou jogo.
Aí então surge esse jogo aqui, Bebe's Kids, que inacreditavelmente consegue lhe tirar o posto de jogo licenciado mais WTF ever. Isso porque eu entendo os mascotes da campanha virarem brinquedos e depois jogo, mas Bebe's Kids nem isso tem já que estamos falando... de uma apresentação Stand Up. Sem mentira, é um jogo baseado em uma performance do comediante Robin Harris.
Na apresentação, Robin Harris conta a história que sua nova namorada sempre estava tomando conta dos filhos da amiga (a tal da Bebe) e levava eles a todos os encontros que eles tinham - e que os moleques eram o capeta encarnado na Terra.
Se você está lendo esse texto em 2020 ou adiante (não que você tenha como ler isso antes, agora me sinto estúpido por ter feito esse comentário), provavelmente tem uma noção que quadrinhos não são exatamente... relevantes. E grande parte do motivo disso é que, exceto por Graphic Novels que se passam em uma bolha isolada da continuidade principal da série, nada do que acontece em um revista em quadrinhos é realmente importante.
Numa edição eles podem anunciar que o Thor na verdade sempre foi uma mulher negra disfarçada esse tempo todo, o máximo de reação que isso vai ter é "meh, quando as vendas cairem eles voltam ao normal". Ou então todo elenco de heróis morreu na épica edição "Vingadores e Liga da Justiça vs EbolaCoronga Vírus from h311", que quando as vendas cairem volta todo mundo. Então meio que nada realmente importa, e quando a coisa do seu produto é a continuidade... bem, nada importar meio que importa, não?
Em 1937 já existiam desenhos animados, mas eles eram eram exibições curtas entre as sessões duplas de cinema (desenhos de 5 minutos como Tom e Jerry, Pernalonga, Mickey Mouse, etc). Por isso quando Walt Disney anunciou que pretendia fazer um longa metragem animado, ninguém realmente entendeu do que ele estava falando. Nem mesmo no seu staff.
Quer dizer, ele ia fazer um filme de uma hora e meia só de piadinhas e comédia pastelão? Onde que ele ia arranjar tantas piadinhas visuais e como que isso não ia ficar cansativo? Só tem até determinado ponto que você consegue ver alguém levando uma paulada cartunesca antes de ficar cansativo e cinco minutos eram tudo um desenho animado servia, afinal.
O capitulo de hoje não é apenas um jogo muito importante na história dos videogames, é discutivelmente um dos mais importantes de todos os tempos e que influenciou a forma com que videogames são pensados pelos próximos... bem, até hoje na verdade, e possivelmente até o fim dos tempos (ou até alguém ter outra ideia, o que vier primeiro). Também é outra daquelas histórias incríveis de como a Sega visualizou o futuro, esteve com ele nas suas mãos para dominar o mundo... e disse "nah". Então outra pessoa viu o que eles tinham começado, foi adiante e colocou o mundo dos videogames no bolso. Essa é uma história daquelas.
Antes de começar, entretanto, é necessário explicar a mudança de conceito monstruosa que é um jogo em 2D e um jogo em 3D, porque é algo muito importante que pode passar batido pela maioria das pessoas. Quando você vê uma animação em desenho animado e uma em 3D, por exemplo, a única real diferença pro público é que os gráficos são diferentes, mas é apenas estética (para os desenvolvedores é uma coisa inteiramente diferente, claro).
Eu sei que a este ponto vocês meio que já entenderam isso, mas a grande verdade é que não se pode falar do 3DO em 1994 mencionar que ele foi lançado a U$699 dolares (preço da época, sem correção para os dias de hoje) e sem nenhum grande jogo exclusivo que justificasse a sua compra. Por mais que as revistas de videogame babassem por suas especificações técnicas (e de fato, no papel o 3DO era pau a pau com o Playstation da Sony), a verdade é que nada disso adiantaria porra nenhuma se você não tivesse o que jogar com ele. Para o consumidor, pura e simplesmente, era uma puta fria.