terça-feira, 22 de dezembro de 2020

[ARCADE/NEO GEO] KING OF MONSTERS 2: The Next Thing (Junho de 1992) [#592]

 

Existem alguns jogos que são jogos bastante especiais devido ao fato de evocarem um sentimento único, pristino e duradouro no coração de qualquer gamemaníaco. A tão famigerada sensação de:


Porque "The King of Monsters 2" é um caso desses que tem que ser estudado pela NASA, sério. Quer dizer, como possivelmente a SNK fodeu esse jogo? Em que realidade paralela maluca é essa que nós vivemos que alguém, de alguma forma, consegue foder com um jogo que é um BEAT'M UP DE MONSTROS GIGANTES?! Não, sério, como? Apenas... como?

Apenas a ideia de um monstro gigante saindo por aí e socando coisas não ser divertido é... errada! Que espécie de Deus permitiria uma abominação dessas? Sequer faz sentido! Mas aconteceu. De alguma forma aconteceu, então... suponho que eu deva começar do começo...

O primeiro King of Monsters, de 1991

O primeiro "KING OF MONSTERS" era um jogo... okay. Um jogo de luta wresting entre monstros sem nenhum motivo maior do que monstros em um ringue (que na verdade é uma cidade) dando golpes de wrestling e tentando pinnear uns aos outros por três segundos. 

Não é espetacular, mas é okayish no que se propõe a fazer (também porque eu não gosto de jogos de wrestling, então eu não realmente espero muita coisa dele). Sem  história, sem frescura, apenas ação monster-on-monster com seis monstros baseados no tokusatsu para escolher, simples e direto.


Estamos agora no futuristico ano de 1999, três anos após os eventos do primeiro jogo e apenas três monstros sobreviveram ao embate de titãs: o primo não licenciado do Godzilla, Geon que agora digivolveu para Super Geon, o Ultraman de baixo orçamento Astro Guy agora é Atomic Guy e o King Kong genérico Woo que recebeu uma roupagem moderna e é o Cyber Woo. O que não é a pior das ideias, se existe um Mecha Godzilla não vejo porque não existiria um Mecha King Kong?

Fica dica Universal para Godzilla vs King Kong, mas a real é que eu não estou esperando muita coisa desse filme não. Mas onde eu estava? Ah sim, monstros. Certo, três sobreviveram e agora eles lutarão até a morte mortal para ser o rei dos monstrões porque é o que monstrões fazem, certo?


Hã,  que timming ruim do caralho, heim seu alien? Quer dizer, a terra teve literalmente 5 bilhões de anos dando sopa e vocês decidem invadir justamente no único ano que tem monstros a solta sem nada melhor pra fazer? Onde vcs estavam durante o comunismo?

Bem, pior pra vocês de qualquer jeito. Mas essa adição de aliens na formula não é apenas porque a SNK queria fazer a prequel de Aliens vs Monstros (que não é um filme ruim até, embora eu não iria tão longe a ponto de chama-lo de underrated) e sim porque temos uma mudança no genero do jogo. Sai o jogo de luta estilo wrestling e entra o genero beat'm up. O que é uma coisa boa, certo? Monstros gigantes andando por cidades como cenário e socando punks alieniginas, achando frangões gigantes em toneis gigantes... o que possivelmente poderia dar errado, como já diria o grande filosofo moderno Bubsy?

Então... about that...

Melhor que dizer, vou te mostrar como a coisa funciona:


Vendo o GIF acima você pensar "nossa, mas é divertido, você arremessa submarinos em pontes, ataca caças, luta contra aliens aleatórios, good stuff" e é verdade. É realmente divertido e um bom beat'm up... todos os 45 segundos que a "fase" dura. Não, sério, literalmente 45 segundos e isso é a a fase mais longa! Eu contei!

Mas que porra é essa?!?


Sabe quando a Sega pegou um jogo que já não era lá essas coisas, SONIC: THE HEDGEHOG, e pensou: "Hmm, qual é a pior parte desse jogo? Acho que todo mundo odeia a fase da agua, certo? Então vou fazer um jogo só disso!", nascendo assim o crime contra os direitos humanos básicos conhecidos como ECCO THE DOLPHIN ?

Pois bem, a SNK foi por um processo muito similar aqui, eles pensaram: "Qual é a parte menos divertida de um beat'm up e que todo mundo odeia porque você quase não consegue jogar e ela esta ali só para comer fichas? Vou fazer um jogo só disso!".

Dessa forma, KoM2 é um boss rush: apenas lutas com chefes sem fase nenhuma pra ir direto ao ponto de comer suas fichas no arcade sem perder tempo com bobagens tipo "você se divertir" ou frescura assim. Mas é o fim da picada mesmo!




Então KoM2 é isso: você é um monstro gigante e luta com mobs que morrem um hit por volta de 20 segundos antes de começar com a lutar o chefe... e aí meu amigo, prepare o popozão, porque vai ser tanto ferro que vai faltar bunda!

Imagine todos os chefes papa-ficha de arcade que você já enfrentou na vida. Agora imagine um jogo só disso. Parabéns, você entendeu o que é King of Monsters 2. O jogo é fodidamente impossível. O personagem que você escolher causa merda nenhuma de dano e, embora eles sejam fisicamente capazes de pegar a Torre Eiffel e joga-la na cabeça do chefe com ela, isso vai fazer merda nenhuma de dano nele. Agarrar, jogar o chefe pro alto e esfaqueá-los com os espinhos nas costas? Merda nenhuma de dano. Disparar misseis nele? MERDA NENHUMA DE DANO. Seu ataque normal? HAHAHAHAHA



Mas e os chefes? Aí sim, meu patrão, pode pegar o Uber pra estação porque aí vem o pain train! Você tem 8 barras de vida, peidos inimigos perto de você? Menos 3 barras. Soco em você? 3 barras. Bola de fogo na sua cara? Estranhamente, apenas 1 barra de dano. Não faz sentido, mas enquanto isso você precisa acertar o inimigo 783 vezes para feri-lo enquanto eles estão sempre a 3 golpes de matá-lo. 

O que é pior é que alguns chefes entrarão em um ciclo de ataques que vai te acertar indefinidamente - manja chefe roubado? Pois é. O cuzão no Grand Canyon vai atacar você com um giro e é cronometrado de tal forma que o próximo giro vai acertar quando você se levantar, o que significa que ele vai apenas repetir esse ataque indefinidamente sem que você possa fazer nada. A única maneira de sair disso é perder as vidas até ter que colocar outra ficha e aí você dá respawn em outro lugar, ou então torcer pro chefe ficar entediado e decidir tentar um ataque diferente.



Todos os chefes são roubados assim e nesse ponto você deveria desligar essa porra de jogo, porque não queira chegar no último chefe: o bastardo tem uma tela inteira de barra de vida, ocupa a tela inteira e toda vez que ele e mexe você toma dano, e para piorar o seu ataque menos pior - os agarrões - simplesmente não funcionam.

Sim, você luta contra um inimigo com pelo menos 4x a vida de um boss normal, que você não tem como desviar dos ataque e que você precisa pelo menos 354655454531 hits para derrotar. AH MAS VAI A MERDA PORRA!

... aff... respira...

VAI A MERDA PORRAAAAAAAAA

... se fosse só as batalhas com chefes, esse jogo já seria ruim o suficiente, mas de alguma forma desumana e profana a SNK conseguiu expremer cada gota de bostosidade desse jogo que podia. Em primeiro lugar, o jogo não tem item para recuperar energia - justamente o jogo que podia ter o maior frangão de todos os tempos, que oportunidade desperdiçada - porque foda-se você e passa essas fichas pra cá.

Em segundo lugar, e pra mim isso é o que torna o jogo insofrível, o último prego na tampa do caixão, é que qualquer hit que você toma derruba o seu personagem. Isso já seria bem ruim por si só, mas calma que piora porque o mocorongo reumático do seu bonequinho de merda não levanda sozinho, é claro que não. Você tem que metralhar os botões para o seu personagem levantar e faz ideia do quão cansativo isso se torna quando você tem que fazer essa merda o tempo todo?



Pois é. Apenas, é.

Honestamente, a coisa mais impressionante é o quanto a SNK conseguiu cagar com a fúria de mil sóis amarelos um conceito que se você fizesse apenas o básico do básico já seria perfeitamente okay. Beat'm up. Monstros gigantes. Destruir cidades. Era. Só. Não. Foder. A. Porra. Toda!!!

E ainda sim SNK conseguiu fazer DOIS jogos onde você é um monstro gigante destruindo cidades e atacando outros monstros gigantescos serem ruins (o primeiro é mais chato que ruim, mas enfim). Honestamente, isso é uma conquista em inépcia e uma desgraça para a raça humana. Sinceramente, um cavalo bebado dando cabeçadas no teclado programando um beat'm up no RPG Maker teria feito um trabalho melhor.



Vão se foderem SNK, é pra jogar essa merda que vocês tem um console que custava todo o PIB da América do Norte? Sério mesmo? MESMO? Pois eu te digo PASSAR BEM, SENHOR. PASSAR BEM!

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Edição 065


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Edição 004

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