Quando eu digo que Duna não é apenas o melhor livro já escrito como também mudou toda cultura ocidental para sempre, vocês acham que eu estou exagerando. Mas eu não estou, e eu tenho os números para provar! Okay, talvez não números duros, mas tenho a minha opinião tirada da bunda, que vale tanto quanto - provavelmente mais.
quarta-feira, 18 de agosto de 2021
domingo, 15 de agosto de 2021
[3DO] IRON ANGEL OF THE APOCALYPSE (Abril de 1994) [#745]
Sabe, olhando de fora pode parecer que eu tenho alguma coisa contra o 3DO, mas isso absolutamente não é verdade. Com efeito, meus sentimentos a respeito do 3DO são bastante simples:
sábado, 14 de agosto de 2021
[MULTI] MYST (Setembro de 1993) [#744]
Ok, a de hoje é uma bem facilzinha pq eu estou de bom humor: responda aí, qual é o jogo de computador mais vendido dos anos 90 - e que permaneceu com esse recorde até ser desbancado por The Sims no ano 2002. Barbadinha, né? A reposta simplesmente se desenha sozinha, dá praticamente ouvir ela...
segunda-feira, 9 de agosto de 2021
[SATURN] ASTAL (Abril de 1995) [#743]
Eis aqui um jogo que eu tenho vividas memórias, apesar do fato que eu nunca tinha jogado ele. Isso porque eu lembro claramente da matéria na Ação Games mostrando uma imagem da cutscene anime-like desse jogo, e isso foi bem na época que eu a recem tinha descoberto que animes eram uma coisa e estava enlouquecido com qualquer coisa animezistica.
Então esse é um dos jogos que eu estava esperando para jogar nesse projeto, terá essa espera de quase 30 anos valido a pena? É o que veremos a seguir.
domingo, 8 de agosto de 2021
[3DO] IMMERCENARY (Maio de 1995) [#742]
sábado, 7 de agosto de 2021
[SATURN] VIRTUAL HYDLIDE (Abril de 1995) [#741]
Uma coisa que eu já sabia antes de começar esse projeto é que DOOM é um dos jogos mais portados de toda história dos videogames. Existem versões de Doom para todos os consoles conhecidos, todos os portateis imaginados, para eletrodomésticos e se me disserem que colocaram um chip na vacina do coronga que roda Doom, eu não vou duvidar. Mas isso eu já sabia.
O que não tinha me ocorrido é que a engine criada por John Carmac é a forma mais simples de criar um jogo pseudo-3D usando o minimo de recursos da máquina (tanto que literalmente qualquer calculadora roda Doom). Isso significa que a engine de Doom seria explorada para fazer jogos que parecem 3D de forma rápida e fácil até seus olhos sangrarem, quer você queira, quer não.
A capa europeia do jogo é... bom, ela é alguma coisa, não tenho certeza do que, mas é |
Por exemplo, esses dias eu falei de QUARANTINE que é um jogo que usa a engine de Doom (com alguns truques) para fazer um jogo de carros "3D". Bem, Virtual Hydlide é um jogo que faz a mesma coisa para tentar criar um jogo de ação de mundo aberto "em 3D".
ISSO... PARECE IMPROVAVEL DE FUNCIONAR. QUER DIZER, A ENGINE NÃO FOI FEITAPARA ISSO, NÃO PARA CONTROLAR UM PERSONAGEM COM VISÃO EM TERCEIRA PESSOA COMO SE FOSSE UM JOGO DE AÇÃO. EXISTEM MUITAS QUESTÕES SOBRE HIT DETECTION E MOVIMENTAÇÃO QUE NÃO ESSE MODELO NÃO COBRE, E NÃO CABE EM UM JOGO DE AÇÃO NESSES MOLDES!
Parabéns Jorge, você já entendeu completamente esse jogo.
sexta-feira, 6 de agosto de 2021
[SCD/SCD32X] FAHRENHEIT (Maio de 1995) [#740]
Quando eu falei sobre SUPREME WARRIOR, o jogo que me faz cobiçar um 3DO, eu comentei que quando eu era criança, imaginava que jogos de Full Motion Video eram na verdade espaços 3D em imagens filmadas (ou animação) que você poderia ir para qualquer lugar. Como isso seria tecnicamente possível eu não fazia ideia (magika, basicamente), mas então eu era criança e não realmente entendia sobre questões tecnicas.
Hoje que eu sei um pouco mais das coisas, entendo que isso não era tecnicamente possível em 1995... e mesmo hoje seria complicadinho de fazer. Os prazeres da inocência, eu te digo. Não, espera FBI, essa frase não quer dizer o que vocês acham que quer dizer!
quinta-feira, 5 de agosto de 2021
[SNES] TIMECOP (Fevereiro de 1995) [#739]
Eu vou dizer uma coisa que pegará vocês completamente de surpresa: eu não sou uma pessoa muito boa para me relacionar com outras pessoas.
ISSO NÃO SURPREENDE UMA ÚNICA PESSOA NESSE PLANETA. OU EM QUALQUER OUTRO, PARA ESSE PROPÓSITO.
Sim, chocante, eu sei. Mas o ponto é que empatia não é exatamente o meu ponto forte, eu meio que não sinto automaticamente o que as pessoas sentem quando se relacionam com as outras. Eu consigo deduzir racionalmente o que a pessoa esta sentindo e qual é a coisa certa a ser dita porque eu sou mais inteligente que todos vocês juntos, mas não é uma coisa que me vem institivamente como acontece a qualquer pessoa.
Porém mesmo com meu intelecto imensamente superior, tem coisas que mesmo eu acho dificil de explicar como funcionam, sendo uma das mais dificeis de explicar é o que carisma. O que nos leva a gostar mais de um personagem ou uma pessoa com base em informações mínimas sobre eles, apenas batendo o olho?
terça-feira, 3 de agosto de 2021
[PS1] GUNNER'S HEAVEN (ou "Rapid Reload" na Europa) [Abril de 1995][#738]
Da série "imagens que você pode ouvir" |
segunda-feira, 2 de agosto de 2021
[ARCADE/SAT] NIGHT WARRIORS: Darkstalkers' Revenge (Março de 1995) [#737]
Nos encontramos nesse momento no ventre cálido do grande afã dos jogos de luta dos anos 90 (um genero que hoje é basicamente inexistente, salvo por duas ou três franquias). Eu nunca joguei tantos jogos de luta na minha vida, ao ponto que realmente me pergunto o que afinal diferencia o socador de pessoas A do socador de pessoas B.
E quer saber? Quanto mais eu jogo, menos eu acredito que o que define o que separa um jogo amado de um jogo esquecível é o gameplay em si. Quer dizer, claro que se o jogo for objetivamente ruim não tem santo que faça milagre (não tem como um RISE OF THE ROBOTS despertar nada senão ódio pela raça humana, isso é um fato). Mas se o jogo for minimamente arrumado, o gameplay é o de menos.