sexta-feira, 17 de setembro de 2021

[PC] ATARI 2600 ACTION PACK (Abril de 1995) [#759]


Eis algo que eu não esperava fazer por aqui: falar sobre o Atari. A Ação Games quando começou foi praticamente junto com o Super Nintendo, o Atari e sua tragédia não era nada senão uma memória ruim a muito enterrada. Porém com o lançamento da coleção Atari 2600 Action Pack eis minha chance de faze-lo. Porque caso você não saiba, é o que eu faço, é assim que eu rolo. Então, vamos falar sobre o Ataroso.

Bem, mas vamos começar do começo. E eu quero dizer LITERALMENTE do começo, tipo não tem como ser mais começo do que isso em se tratando de VIDJIAGUEIMS. Uma das frases mais famosas do Dr. Who é “em mais de 700 anos, eu nunca conheci alguém que não fosse importante”, o que é explicado em grande parte pelo fato de que ele nunca me conheceu. Mas, fora isso, eu gosto de dizer que não existe uma única invenção na história da humanidade que não possa ser descrita como tendo uma história digna de ser contada por trás dela.

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

[SNES/SAT] SEIFUKU DENSETSU PRETTY FIGHTER (Dezembro de 1994) [#758]


E lá vamos nós, e não estamos sós, e lá vamos nós num sabado cantar! Olá abiguinhus, bem vindos a mais um dia daqueles! Sim, vc sabe, daqueeeeeeeeles, exatamente daqueles.

Isso porque ainda vivemos dias do frenesi apoplético de jogos de luta e as desenvolvedoras se acotovelam para conseguir emplacar o próximo grande sucesso, como eu já descrevi aqui algumas vezes. E igualmente eu já descrevi algumas vezes, todas elas frequentemente buscam um diferencial, aquele algo a mais, aquele schutzpah pra passar a frente dos coleguinhas.

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

[SNES/MD] JUDGE DREDD (Junho de 1995) [#757]


Então, o jogo de hoje é sobre um filme que eu gosto muito. Com efeito, eu diria que junto com John Wick é um dos meus filmes de ação favoritos de todos os tempos: a construção de mundo é super eficiente para passar o feeling com apenas poucas tomadas, as cenas de ação são espetacularmente dirigidas e os personagens tem um equilibrio entre carisma e fodonice.

O filme se compromete tanto com os personagens e a construção de mundo que o protagonista nunca tira o capacete um único momento e... hã? Como é que produção? Não é sobre o filme Dredd de 2012 e sim sobre o filme com o Stalonne de 1995? Oh boy...

terça-feira, 14 de setembro de 2021

[PC] THE LEGEND OF KYRANDIA: Book Three - Malcolm's Revenge (Janeiro de 1995) [#756]

O que eu sabia da Westwood antes desse projeto é que eles eram a empresa que basicamente inventou o genero do RTS com DUNE: The Battle for Arrakis e elevou o genero a praticamente um sinonimo de jogo de computador na sua disputa do seu Command & Conquer contra WARCRAFT da Blizzard. 

O que eu NÃO sabia é que antes disso eles tentaram a sorte no mundo dos games com uma série de point'n click, esta mesma que hoje encerra não apenas sua trilogia mas sua participação para sempre no mundo dos videogames. E como os jogos de Legend of Kyrandia estão esquecidos do mundo dos games desde 1995, vc pode imaginar que eles desapareceram por um motivo.

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

[SEGA CD] SHINING FORCE CD (Julho de 1994) [#755]

Essa é uma capa americana de Shining Force com um número desapontadoramente baixo de coxas de homão de fora

Okay, eis aqui algo interessante para vocês biscoitinhos espertos pensarem a respeito: um jogo deve ser julgado pelo sistema que ele existe? A resposta parece bastante obvia a principio ("sim, dã, você não pode julgar um jogo de PS5 e de Master System pelos mesmos critérios"), mas não é tão simples assim. Porque e se eu te perguntar: o CONCEITO de um jogo deve ser julgado pelo sistema que ele existe? Aqui é que as coisas ficam complicadas.

Exemplo em caso: eu já falei o bastante aqui sobre SHINING FORCE: The Legacy of Great Intention e SHINING FORCE 2. Então me diga o que você acha dessa ideia: pegar Shining Force, tirar toda a parte de exploração, cidades, personagens secretos e toda esse jazz deixando apenas o combate. Uma série de 25 combates um atrás do outro, pá pá pá, e é isso o jogo inteiro. Isso parece uma boa ideia pra vc?

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

[SNES] OGRE BATTLE: The March of the Black Queen (Maio de 1995) [#754]

Aviso: não há nenhum Ogro nesse jogo. Mas a capa é bonita.

Esse é mais um daqueles jogos que eu realmente estava esperando para chegar nele, pq eu tenho uma história com esse jogo da minha infancia. Ou, melhor dizendo, NÃO tenho uma história com ele porque quando eu fui alugar o cara da locadora me avisou que  eu não ia conseguir jogar se não soubesse ler em inglês. Como eu não sabia ler nem embalagem de Ketchup, eu ouvi o conselho e aluguei MEGA MAN X pela décima quinta vez - nunca uma escolha ruim, saiba você.

Mas... ele estava certo? Como será esse jogo misterioso e inexpugnável aos meus conhecimentos infantis? É o que veremos a seguir.

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

[MEGA] ECCO JR. (Agosto de 1995) [#753]


Eu não posso dizer que tenha lá grandes sentimentos por crianças (o que, junto com ser ateu, me faria sentir muito deslocado em um seminário) e nem compartilho do sensacionalismo barato que acomete as pessoas quando se toca no assunto. Tipo quando acontece uma tragédia a primeira coisa que alguém diz "e as crianças, oh, alguém pense nas crianças!". Meh, fodam-se das crianças.

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

[MEGA] EXOSQUAD (Maio de 1995) [#752]


Como eu já comentei algumas vezes aqui, da passagem dos anos 80 para os anos 90 houve uma grande mudança no paradigma da animação ocidental. Por uma mudança de legislação o modelo de negócios dos cartoons mudou, passando dos tenebrosos comerciais de brinquedos dos anos 80 para projetos mais autorais nos anos 90. O que foi uma indescritível evolução.

Isso quer dizer que eles acertavam sempre? Eu não diria que eles sequer acertavam na maior parte das vezes, mas ao menos eles tentavam. Como videogames e desenhos animados eram intimamente ligados nessa época, já houveram diversas oportunidades que eu falei desse tema.

Isso nos leva a uma pergunta bastante pertinente: o que foi feito desse pessoal dos cartoons-comerciais de brinquedo? Eles viraram espuma do mar? Se mudaram para a Noruega e estão vendendo casas pré-montadas? Bem, não. Eles continuaram nesse negócio e se adaptaram aos novos tempos.

terça-feira, 24 de agosto de 2021

[SNES] PREHISTORIK MAN (Junho de 1995) [#751]


Capa americana

Capa japonesa do jogo

Prehistorik Man foi lançado em 23 de junho de 1995. Junho de 95, a esse ponto já temos o Playstation, temos o Super Nintendo em sua melhor fase com jogos como Chrono Trigger, Yoshi's Island e Super Mario RPG. Mesmo o 3DO está tentando o seu melhor a esse ponto para entregar jogos bons - sem sucesso, verdade, mas tentando estão. E é exatamente nesse momento que o Prehistorik Man foi lançado.

O que me leva realmente a questão:

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

[SNES/MEGA] JUSTICE LEAGUE TASK FORCE (Junho de 1995) [#750]


Me diga se essa imagem é familiar: a Marvel descobriu uma nova forma de capitalizar em cima dos seus personagens e após alguns anos de tentativa e erro, criou um blockbuster que seria lembrado por anos a seguir... então a DC pensou "hey, a gente tem personagens também, vamos pular a parte de entender como eles chegaram onde chegaram pq isso demora e nós apenas queremos dinheiro... pq nós gostamos de dinheiro". Com resultados que você poderia esperar de algo feito sem entender porque foi feito senão pq pareceu um dinheiro fácil.

Então, isso te lembra alguma coisa?