quarta-feira, 2 de março de 2022

[#839][3DO] THE DAEDALUS ENCOUNTER [Abril de 1995]


Se tem uma coisa da qual é impossível disassociar os jogos de imagens digitalizadas, os famigerados FMV, é a sensação de estar assistindo um filme de baíxissmo orçamento. Provavelmente porque eles tem de efato efeitos especiais de baixo orçamento e atuação risível de atores que provavelmente são apenas transeuntes que cairam na chamada de "sanduíche grátis para ler algumas falas na frente de uma camera". 

Suponho que eu não precise mencionar Roberta Williams' PHANTASMAGORIA novamente, não?

terça-feira, 1 de março de 2022

[#838][SNES] TODD MCFARLANE'S SPAWN: The Videogame [Outubro de 1995]

Nos ultimos tempos, especialmente quando falando de adaptações de quadrinhos como SPIDER-MAN and VENOM: Maximum Carnage e VENOM - SPIDER-MAN: Separation Anxiety, eu tenho comentado o quanto essa estética de edginess e tudo tinha que ser DARQUI TREVOSO Y DU MAUUUUU é algo que me cansa. Claro que você pode argumentar que não sendo totalmente fã da coisa que mais definia os anos 90... bem, parece contraproducente ter um blog para falar sobre jogos dessa época.

Isso sendo dito, então é hora de cerrar os dentes e assumir posição de impacto pq vamos ao coração pulsante do homem que é o ícone máximo dos anos 90: hoje falaremos da magnum opus de Todd Mcfarlane.

O FAMOSO ... QUEM?

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

[#837][SNES] SECRET OF EVERMORE [Outubro de 1995]

Um RPG da Square que nunca foi lançado no Japão? Eu tenho um mau pressentimento sobre isso...

Nossa história começa em uma terça-feira modorrenta em Hikarigaoka, Japão, mais precisamente no escritório da Squaresoft quando Yamamoto QuadradoMacio, então presidente da Squaresoft, disse as seguintes palavras: "precisamos ganhar mais dinheiro". Bem, não essas palavras exatamente porque ele as disse em japonês, mas você pegou a ideia.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

[#836][SNES/MEGA] VENOM - SPIDER-MAN: Separation Anxiety [Novembro de 1995]

Apenas quase 30 anos depois, eu descobri que esse jogo não se chama Spider-Man and Venom, é Venom TRAÇO Spider-Man. Que era bizarra em que o Venom vinha antes do Homem Aranha, aí anos 90...

Rapaz, os anos 90 foram uma coisa, né? Eu já disse aqui algumas vezes que enquanto eu até gosto da interpretação atual do Venom com o Tom Hardy puxando mais pra comédia, seu conceito original de ser um Homem-Aranha mais DARQUII TREVOSUUU E DU MAUUUU defitinitivamente não era o meu copo de chá.

E como isso deu tão certo (os anos 90 eram os anos 90, afinal), então a Marvel continuou empurrando o envelope e fez uma versão MAIS sangrenta, violenta e MAUVAUDONAAAA do Venom, que viria a ser o Carnificina. Como o nome pode dar a enigmática pista.


segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

[#835][PC] X-COM: Terror from the Deep [Fevereiro de 1995]


Julian Gollop é uma figura intrigante, para dizer o mínimo. Após ter atingido fama, fortuna, iates, mulheres e cem mil dolares com um dos jogos mais bem sucedidos dos anos 90, X-COM: UFO Defense era natural que a Microprose estivesse interessada em uma continuação.

domingo, 20 de fevereiro de 2022

[#834][PC] FX FIGHTER [Maio de 1995]


E com esse quarto dia consecutivo de loucura Gameristica, encerramos nosso tour pelos porões sombrios dos jogos de luta para computador com um jogo um bocado menos obscuro que os demais. Estou falando do jogo de luta para computador que você quase ouviu falar - FX Fighter.

sábado, 19 de fevereiro de 2022

[#833][PC] SAVAGE WARRIORS: The Bad Boy of Beat' Em Ups [Janeiro de 1995]


Em primeiro lugar, não. Eu não photoshopei esse nome na caixa do jogo, ele realmente tem o subtitulo "The Bad Boy of Beat'm Ups". Suponho que não há uma ferramenta melhor para mostrar as crianças de hoje o quanto os anos 90 foram ridiculos do que dizer que em algum momento alguém achou que esse subtitulo seria legal - não de um jeito ironico, legal de legal mesmo. Pois é, anos 90.

Fora isso, rapaz, estamos mergulhando agora em águas tão profundas na obscuridade dos videogames que eu duvido que voltaremos os mesmos de quando saímos - isso se é que vamos voltar.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

[#832][PC] ONE MUST FALL: 2097 [Outubro de 1994]


Quando a Gamers entrou nesse afã de falar de uma batelada de jogos de luta pra PC (provavelmente baixaram uns sharewares em uma BBS e "fazer a matéria", é bem a cara deles fazer isso), eu estava preparado para o pior. Quer dizer, jogos de luta para computador não são conhecidos por serem aquelas Brastemp toda, jogos shareware de 247kb então... E se mais nada, ULTIMATE BODY BLOWS comprova esse ponto.

Agora para o segundo jogo dessa pequena turnê, vale mais uma vez o velho e conhecido ditado de que da onde menos se espera, daí mesmo é que... bem, dessa vez saiu alguma coisa porque esse jogo é legalzinho na verdade. Hã, quem diria.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

[#831][PC] ULTIMATE BODY BLOWS [Novembro de 1994]


Me diga se essa cena lhe é familiar: você está andando pelo shopping e vê na banca de revistas uma revista prometendo 8 BILHOTRILHÕES DE JOGOS DE GRÁTIS FREE SEM CUSTO! Obviamente que isso chama sua atenção, você é um moleque remelento que só joga paciencia no Windows e desenha no Paint. Sim, o Paint era o nosso passatempo na época antes de internet e aí alguém promete 600 JOGOS GRÁTIS FREE?

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

[#830][3DO] VIRTUOSO [Janeiro de 1995]

Como Voltaire disse em dada oportunidade, existem certos jogos que se não existissem precisariam ser inventados.

EU TENHO BASTANTE CERTEZA QUE ELE NÃO ESTAVA FALANDO DE VIDEOGAMES...

 Bem, então eu melhorei Voltaire. Obrigado, de nada. Mas enfim, voltando ao ponto, Virtuoso é um jogo que se não existisse precisaria ter sido inventado. A história de criação desse jogo é bastante simples: um dia, provavelmente numa terça-feira, executivos encomendaram pesquisas de opinião para saber o que os jovens achavam cool nos anos 90.