sábado, 19 de fevereiro de 2022

[#833][PC] SAVAGE WARRIORS: The Bad Boy of Beat' Em Ups [Janeiro de 1995]


Em primeiro lugar, não. Eu não photoshopei esse nome na caixa do jogo, ele realmente tem o subtitulo "The Bad Boy of Beat'm Ups". Suponho que não há uma ferramenta melhor para mostrar as crianças de hoje o quanto os anos 90 foram ridiculos do que dizer que em algum momento alguém achou que esse subtitulo seria legal - não de um jeito ironico, legal de legal mesmo. Pois é, anos 90.

Fora isso, rapaz, estamos mergulhando agora em águas tão profundas na obscuridade dos videogames que eu duvido que voltaremos os mesmos de quando saímos - isso se é que vamos voltar.

Não posso  dizer que eu entenda totalmente como funciona a barra de energia nesse jogo... que é algo estranho a se dizer de um jogo de luta

Bem, a proposta do jogo da Mindscape é fazer sua versão de VIRTUA FIGHTER para PC. Ou seja, um jogo de luta 3D rodando suavemente em tempo real. Mas como isso seria possível no computador sem exigir configurações de máquina que ninguém mais no continuo espaço-tempo teria em casa?  Porque enquanto tecnicamente é possível fazer rodar um jogo que roda no 32X, exigir isso precisaria de um PC muito acima do que seria sensato esperar que as pessoas tivessem. E aí, comofas?!?

A ideia da Mindscape foi... limitar o seu clone de VIRTUA FIGHTER. Isso quer dizer que enquanto os bonecos são 3D, eles lutam apenas em planos 2D - igual a todos os outros jogos de luta  não-3D. 


ENTÃO DEIXA EU VER SE EU ENTENDI: O QUE ESSE JOGO TENTA FAZER É O 3D DE VIRTUA FIGHTER, MAS COMO ELES NÃO CONSEGUEM FAZER ISSO DE FORMA EFICIENTE APENAS REPRODUZEM OS GRÁFICOS... ISSO NÃO É APENAS UM JOGO DE LUTA NORMAL SEM GOLPES ESPECIAIS, MAGIAS E ETC?

Agora você entendeu, Jorge! Basicamente é isso. Savage Warriors é um jogo que nas fotos parece VIRTUA FIGHTER, mas jogando... é apenas um jogo de luta sem golpes especiais. Bem, tecnicamente o jogo TEM golpes especiais, mas os comandos são muito dificeis de executar -  mesmo se você usar um gamepad, ainda não responde. Então não conte com eles realmente, não vai rolar.

E agora que eu estou pensando sobre isso, na verdade ele é um pouco pior que um jogo de luta "normal" mediano também porque a IA desse jogo é muito, muito ruim. Às vezes, os inimigos ficam parados e permitem que você os espanque até cansar e outras vezes eles evitam sem esforço todos os seus ataques, executam combos e até lêem os botões que você aperta antes que o personagem faça o movimento. Isso se aplica a todos os níveis de dificuldade, embora os mais altos têm substancialmente mais trapaças do que os mais baixos.

A história é sobre personagens de diferentes épocas de todo o mundo lutando entre si obrigados por um personagem conhecido como The Master. O que o The Master quer, além de derrotar o Doutor, é algo que só consta no manual do jogo e... sério, se vc espera ver um manual desse jogo scaneado na internet é porque você ainda não entendeu com que níveis de obscuridade estamos lidando aqui.

Enfim, esse jogo usa a mesma premissa que vários outros jogos de luta já usaram antes e usariam depois, como Time Killers, ETERNAL CHAMPIONS e WORLD HEROES. Os personagens incluem um soldado da Guerra do Vietnã que se parece muito com Arnold Schwarzenegger de Predator, um anarquista chamado Meatball e um monstro parecido com um dinossauro que parece muito deslocado com o resto do jogo. 

Mas deixando os personagens nem tão especiais assim de lado... o jogo não tem muito mais que isso realmente. Metade da razão de existir eram os gráficos 3D, outra metade era a promessa nas propagandas que Savage Warriors afirmava ter recursos que rivalizariam com Mortal Kombat II e o tornariam obsoleto. Por exemplo, o jogo anunciava 'jogabilidade ultra sangrenta' e 'interação em segundo plano' e 'personagens e planos de fundo de aparência ultra-realista'... seja lá o que essas palavras signifiquem.


Na prática, entretanto, Savage Warriors não tem sangue nenhum - apesar do anúncio que dizia que você poderia empalar oponentes em espinhos, incinerá-los, esmagar suas cabeças com pedras, estripar-los - não tem um pingo de sangue ou sangue no jogo. Na verdade, você tem que colocar um código especial que habilitaria um 'modo gore', mas nada mais é do que uma série de pontos vermelhos que apareciam ao redor do personagem quando você os atingia. Pontos que sequer são animados, simplesmente pontos vermelhos que apareceram ao redor do personagem por cerca de um segundo após o golpe inicial... aí está o seu sangue. Pra não mencionar que não tem fatalities nem nada do tipo. 

Ou seja, muita propaganda, muito gráfico pra ficar bem em foto de revista... mas gameplay bem chinfrin. Se eu não soubesse melhor, diria até que esse jogo foi feito pela Sega.


MATÉRIA NA GAMERS
Edição 005