quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

[#830][3DO] VIRTUOSO [Janeiro de 1995]

Como Voltaire disse em dada oportunidade, existem certos jogos que se não existissem precisariam ser inventados.

EU TENHO BASTANTE CERTEZA QUE ELE NÃO ESTAVA FALANDO DE VIDEOGAMES...

 Bem, então eu melhorei Voltaire. Obrigado, de nada. Mas enfim, voltando ao ponto, Virtuoso é um jogo que se não existisse precisaria ter sido inventado. A história de criação desse jogo é bastante simples: um dia, provavelmente numa terça-feira, executivos encomendaram pesquisas de opinião para saber o que os jovens achavam cool nos anos 90.

Os resultados dessa pesquisa foram: rock’n roll, Marte (especialmente com o sucesso de DOOM na época) e escopetas. Então a formula para fazer um jogo de sucesso é super simples, sequer um inconveniente: um astro do rock’n roll atirando em Marte inferno com duas escopetas.

Basicamente o primo FPS de BLACKTHORNE, só que mais rock’n roll! Ok, falando sério agora, essa ideia não é ruim realmente. Um metaleiro com shotguns atirando em demonios é uma coisa altamente videogame, o problema não é esse. O problema é a execução dessa ideia é... isso:

Uau, isso é... eu não vou mentir, é uma das coisas mais toscas que eu já vi em um videogame e olha que eu já muita coisa tosca nessa vida. Quando eu disse que esse jogo foi bolado por executivos totalmente desconectados da realidade lendo relatórios, entende agora do que eu tava falando? Vai dizer que não parece EXATAMENTE o tipo de mente que daria origem a... isso.

A história dentro do jogo é uma daquelas que tá só no manual, e vendo o que eles fizeram aqui eu realmente não os culpo por não quererem gastar tempo programando isso no jogo. O que rola aqui é que você é o rockstar mais pirocudo rockstarzante da rockstarlandia. O que é bom, maneiro, mas como todos os filmes de rockstares essa vida de drogas, sexo e fantasias ilegais de animais em extinção pernetas leva a cansar dessa porra toda e querer relaxar da sua fama, fortuna e sexo infinitos. Ou seja, jogar uma partidinha de matança na realidade virtual e...

Eu vim aqui mascar chiclete e chutar bundas, e eu estou sem chiclete


... bem, é isso realmente. Não tem nenhuma pegadinha aqui, você não está preso, você não “morre se morrer no jogo”, nada dessas coisas. É só um rockstar jogando o joguim e era isso. Eu até daria pontos pela originalidade, mas vamos encarar: foi apenas preguiça do tipo “taca qualquer merda e foda-se”. Bem, foda-se.

Porém, eu não vou mentir pra vocês: isso parece tosco, trasheira e ridiculo... e como eu já disse antes, eu tenho um fraco por tosco, trasheira e ridiculo. Se esse jogo fosse como BATTLE MONSTERS, um jogo com um aparencia risivelmente tosca mas um gameplay decente, eu estaria bem arranjado.

Eu... tenho um mal pressentimento a respeito disso...

O problema, o problema meu amigo, é que tudo nesse jogo É tão tosco e ridiculo de se jogar quanto parece olhando... o que é um problema, porque olhando parece MUITO tosco e ridiculo.

Pra começar, esse é um FPS (sim, pq apesar de vc ver o seu personagem isso é apenas estética, mecanicamente o jogo é mais um dos clones de DOOM pseudo-3D) em que seu persongem não consegue andar e atirar ao mesmo tempo. Sério, ao atirar ele para e se abaixa, ficando travado na posição como se quisesse mandar um telegrama nervoso depois de bater aquela feijoada.


Normalmente eu acharia que isso é um erro de programação, porque é inaceitavel demais um FPS que o cara não pode andar e atirar ao mesmo tempo. Mas como eles se deram ao trabalho de programar uma animação especialmente pra isso, tendo a acreditar que isso foi uma decisão deliberada. Sim, eu vou repetir, alguém por livre e espontanea vontade decidiu fazer um jogo de tiro em primeira pessoa que seu personagem trava no lugar e abaixa como se fosse dar um cagão ao atirar.

Eu realmente imagino que não preciso explicar o quão ruim isso é para o fluxo do jogo, para a diversão ou apenas para sua paciencia jogando - tanto que nenhum FPS nunca jamais teve essa "ideia genial" novamente. Na verdade só quem fazia isso eram jogos de Nintendinho muito antigamente quando tecnicamente não se sabia tirar mais do aparelho e você só conseguia fazer uma coisa ou outra na tela.

que porra é essa, véi...

Pq isso? Sério, eu não vejo na pesquisa de opinião dos executivos que levou a criação desse jogo as crianças dizendo "quero um jogo que seja como DOOM, mas você não pode andar e atirar ao mesmo tempo!". Porra cara, vão se foderem de mertiolate véi, na moral...

Mas tá, de todas as coisas toscas que esse jogo faz seu personagem se comportar como uma fucking torreta é a menos pior. Daqui pra frente só piora. Tipo como eles decidiram que seria muito cool ter uma animação pra quando o personagem encosta na parede, ele vira de costas e parece mais badass ainda:


Hã, enquanto é altamente ... questionável ... se isso faz alguém parecer mais badass, o ponto aqui é que enquanto você tá encostado na parede não pode atirar -  e obviamente que os inimigos não se importam, eles continuam vindo pra cima de você como se estivessem sendo pagos pra isso.

Então o jogo é um enorme... qual é o nome daquele jogo que tem tu tem que conduzir uma coisa sem tocar nas paredes? 


Isso, esse jogo é a versão FPS-que-para-quando-atira de Operation em que você tem que evitar as paredes como se elas fossem feitas de ácido cloridríco... mas então é justo perguntar o quão frequente esse problema é, não é como se em FPS que metade das fases seriam feitas de corredores estreitos e ...


... cês tem que estar de sacanagem comigo... mas sabe o que é pior? Essas fases do tipo "não toque nas paredes... caralho quem achou que isso seria uma boa ideia... são o tipo menos pior de fase, pq a outra opção são mapas filhadaputamente abertos em que o alcance da sua visão é ridiculo de curto e de alguma forma você tem que andar aleatoriamente até achar a saída na sorte. É, soa incrivelmente divertido, não?


Sério, a outra metade do jogo é exatamente isso: andar no nada com esse draw distance (a distancia com a qual o jogo coloca as coisas na tela) mais curto que o meu pinto no inverno esperando dar sorte de encontrar a saída... e é isso o jogo!

Ah, e como você já pode imaginar a essa altura, os controles desse jogo respondem horrorosamente, existe um lag de quase um segundo entre você apertar o botão e o personagem fazer... essas coisas que ele faz. Os power ups podem ser destruidos pelos seus tiros (sim, esse é um DAQUELES jogos) e todo objetivo do jogo é achar a chave e a saída, como uma versão piorada de DEADALUS (e é preciso muito esforço pra piorar aquele jogo, diga-se de passagem). As fases são cheias de armadilhas realmente baratas, que incluem fogo vindo do chão em um lugar que não parece diferente do resto, bolas de neve gigantes que vêm de duas direções ao mesmo tempo, cubos gelatinosos de morte instantânea, portas que abrem e fecham na velocidade da luz e que você precisa atravessar para continuar o nível sem nenhuma pista de como fazê-lo sem receber dano, e várias outras armadilhas que podem tirar sua vidas em segundos ou instantaneamente. Você só tem uma arma, os inimigos reespawnam, sem invencibilidade pós hit (ou seja, se um inimigo encostar em você ele drena toda sua vida instantaneamente)... a lista de coisas básicas que esse jogo faz errado é bem longa.

Mas bem, esse jogo tem que ter alguma qualidade, certo? Quer dizer, é um jogo em CD sobre um rockstar, ao menos a trilha sonora tem que ser ducaralho, certo? Yeah, about that...


Olha, música não é muito a minha area de expertise, mas alguém ajude esse vocalista porque ele está claramente deprimido e com essa falta de energia cantando (punk rock, de todas as coisas), eu não vou me surpreender que ele estourou os proprios miolos após sair do estúdio de gravação.

Então o que pode ser dito desse jogo é... hmm, ele faz bem a parte que... okay, você dá risada do quão inacreditavelmente ruim ele é em tudo o tempo todo, isso tem que ser dado a eles, mas eu não suponho que é algo do qual você realmente deveria se orgulhar. O que é abismal é que pelo menos um ano e meio antes já existia um FPS passável para o 3DO (ESCAPE FROM MONSTER MANOR não é um jogo bom por nenhuma métrica concebível, mas é jogavel), então que caralhas aconteceu aqui?

Eles estavam ativamente tentando fazer o FPS de todos os tempos? Pq se é esse o objetivo parabéns, vai precisar muito esforço pra tirar a coroa desse daqui.

MATÉRIA NA GAMERS
Edição 005