terça-feira, 3 de maio de 2022

[#874][ARC/NEO] REAL BOUT FATAL FURY [Janeiro de 1996]

Taqueopareo, essa capa é muito estilosa, isso precisa ser dito

Quando eu comecei esse projeto, obviamente que eu sabia que os jogos de luta eram bastante populares nos anos 90 - eu estive lá, afinal. Porém o que eu realmente não imaginava era o quanto: esse é o centésimo jogo de luta analisado nesse blog.

Uau, cem jogos de biff soc pow, é o segundo genero mais popular desse blog - atrás apenas dos jogos de plataforma, sendo que na geração que está começando agora as plataformas vão definhando enquanto os jogos de luta não vão a lugar nenhum tão cedo. Serão capazes de ultrapassar? Apenas o tempo dirá...

segunda-feira, 2 de maio de 2022

[#873][3DO] KILLING TIME [Dezembro de 1995]


Oficialmente, o 3DO foi descontinuado no final de 1996. Porém isso foi apenas a emissão do atestado óbito, o paciente já estava morto a muito tempo. Em Janeiro de 1996 a Ação Games desistiu de vez e publicou sua última matéria sobre o console (o tenebroso ALONE IN THE DARK 2fazendo jus a vida do console), a Gamers em março daquele ano. Ou seja, é onde estamos agora. A Super Game Power ainda vai insistir em tentar ressucitar o paciente um pouco mais (o último jogo é em julho de 1996 com WAY OF THE WARRIOR, outra perola que ilustra bem o petardo), mas é inegavel que o relógio estava correndo, as ultimas badaladas se aproximando.

Assim sendo, voltamos a eterna pergunta: terá o 3DO o lendário jogo original "The Best Of" antes do seu fim derradeiro? Bem, definitivamente Killing Time é uma das últimas chances desse console superar pelo menos o Jaguar. Provavelmente a última. E eu digo isso pq KT é um jogo bastante ambicioso, até mesmo a frente do seu tempo em vários aspectos, tudo isso apesar de sua engine ser um clone de Doom.

domingo, 1 de maio de 2022

[#872][MEGA] TINHEAD [Agosto de 1993]

O período de troca de geração entre os consoles era marcado por muitas coisas, mas uma das mais pitorescas da época era que as revistas recebiam muitas cartas pedindo para continuar falando dos sistemas que estavam sendo aposentados (nesse caso no começo de 1996, o Super Nintendo e o Mega Drive)... mas não tinha muito mais o que falar sobre eles realmente. 

O SNES até tinha um pouco de lenha pra queimar pq o Nintendo 64 ainda não havia chegado, mas o Mega Drive amargava um fim melancólico. Mas como as cartas continuavam chegando, o que as revistas faziam então era desencavar jogos antigos e republica-los só pra fazer volume... e foi assim que um jogo de meados de 1993 apareceu na SGP quase três anos depois do seu lançado. E, diga-se de passagem, dá pra notar que é um jogo de meados de 1993. Mas vamos começar do começo...

sábado, 30 de abril de 2022

[#871][SNES/MD] AAAHH!!! REAL MONSTERS [Novembro de 1995]

De todos os cartoons dos anos 90, eis um aqui que eu tinha bastante curiosidade de conhecer pq eu não sabia absolutamente NADA sobre ele. Mas nada de nada mesmo! GARGOYLES, por exemplo, eu nunca tinha assistido um único episódio na vida mas fazia ideia do sobre o que se tratava.

Já "Aaahh!!! Real Monsters"... eu sabia que existia um jogo pq o nome me chamou atenção no listão de fim de ano da Ação Games, e eu vi algumas vezes a fita na locadora. Era tudo que eu sabia sobre esse desenho, bem, isso e que envolvia monstros de alguma forma.

Por isso para a review de hoje era meu dever cívico e moral aprender algo sobre esse desenho, e por isso eu assisti a primeira temporada. O que me levou a conclusão... que eu não tenho muita certeza do que eu acho realmente. Então vamos começar do começo...

sexta-feira, 29 de abril de 2022

[#870][SNES] BIG SKY TROOPER [Outubro de 1995]

Hã, isso é estranho: um jogo da Lucas Arts lançado para o Super Nintendo do qual quase ninguém fala a respeito? E não é nem pela data de lançamento, como se ele tivesse sido lançado quando o console estava abandonado nem nada, ele foi lançado no mesmo mês que SUPER MARIO WORLD 2: Yoshi's Island, então por favor né?

Porém foi só iniciar o jogo e eu meio que comecei a entender o que acontece aqui:

[AÇÃO GAMES] Todos os jogos publicados na revista 2!

[SUPER GAME POWER] Todos os jogos publicados na revista 2!

quarta-feira, 27 de abril de 2022

[#869][SAT] THE MANSION OF THE HIDDEN SOULS [Dezembro de 1995]


Meninos, eu vi. Nós ainda nem chegamos na review número 1000, mas eu posso afirmar alta e categoricamente: meninos, eu já vi de tudo nessa indústria vital. E com o jogo de hoje, eu quero dizer de tudo mesmo. Tudo. Tá visto.

terça-feira, 26 de abril de 2022

[#868][PS1/ARC] BATTLE ARENA TOSHINDEN 2 [Novembro de 1995]

Eu entendo a lógica dos jogos de luta e tal, mas preciso dizer que lutar de salto alto realmente parece um footing bem ruim

Toshinden 2 é uma continuação de jogo de luta, lançado um ano após o original. O que, se você é alguém que acompanha esse blog sabe o que isso significa. Mas como ninguém acompanha o blog, eu vou ter que explicar: é mais um daqueles jogos que é um "patch de update" vendido como continuação. O que significa que é essencialmente o mesmo jogo, apenas recebeu um tapa na pantera nos gráficos e algumas coisinhas no gameplay - tipo diferente do primeiro jogo, agora você pode atacar o oponente quando ele estiver no chão.

Coisas pequenas assim, sabe? É por isso que eu chamo esses jogos mais de "patches de atualização" do que continuações, porque se fosse hoje o videogame apenas baixaria a versão 1.1 do jogo automaticamente e a maioria de nós nem perceberia.

segunda-feira, 25 de abril de 2022

[#867][PC] HEXEN: Beyond Heretic [Outubro de 1995]


A Raven Software é uma desenvolvedora... curiosa. Ao longo dos anos inúmeros anos nessa indústria vital, muitas empresas foram engolidas pelas areias do tempo dado que esse não é um negócio fácil de se sobreviver - você tem que matar um leão por ano e o direito de errar é muito curto, especialmente para os pequenos.

E quando eu digo que muita gente não sobreviveu, eu to falando de gente reconhecida e outrora graúda como a Maxis (famosa pela série SIM CITY) ou a gigantesca Midway que está em praticamente todas a Ação Games da história com seus MORTAL KOMBAT e NBA JAM. Não importa o quão colossal você seja, o tombo está logo ali a um ano ruim de distancia.