sábado, 4 de junho de 2022
[#901][MULTI] JOHNNY BAZOOKATONE [Abril de 1996]
quarta-feira, 1 de junho de 2022
[#900][PC] COMMAND & CONQUER: Tiberian Dawn [Setembro de 1995]
Ao longo da história dos videogames é muito famosa a rivalidade entre fabricantes de consoles (Nintendo vs Sega, ou Microsoft vs Sony atualmente), mas tão relevante quanto são as rivalidades de desenvolvedoras de jogos. Capcom e SNK, por exemplo, lutaram pelo trono dos jogos de luta ferrenhamente. Ou a Lucas Arts e a Sierra pelos point'n click.
E o genero recem-nascido RTS (para os padrões de 1996) ficou mundialmente conhecido pela rivalidade entre a Blizzard e a Westwood. Quando o genero de Real Time Strategy começou com DUNE: The Battle for Arrakis da Westwood, a Blizzard respondeu fazendo a sua interpretação da ideia com WARCRAFT: Orcs and Humans.
terça-feira, 31 de maio de 2022
[#899][PC] BAD MOJO [Fevereiro de 1996]
Eu já comentei antes, mas embora eu tenha colecionado a Ação Games nesse período eu raramente lembro de algum texto daquela época. Vendo agora as matérias, é fácil entender o porque: não é nada realmente digno de nota, os textos são muito coisa que vc encontraria na contracapa de uma caixa. Isso sendo dito, tem uma frase em particular da Ação Games: "Bad Mojo é um nojo!". Frase maneira, né?
Bem, então finalmente chegou o dia de falar do famigerado jogo do Barata Simulator! ... espera, o que?!
segunda-feira, 30 de maio de 2022
[#898][PS1] KING'S FIELD (ou "King's Field 2" no Japão) [Julho de 1995]
Em 2008, uma então pouco conhecida empresa japonesa propos um jogo que deveria ser publicado mundialmente pela Sony, mas foi rejeitado pq ele era um jogo muito esquisito e provavelmente não daria certo no ocidente: era inenarravelmente dificil e o jogo não explicava paçoca molhada pro jogador. Vc não tem muita certeza de qual seu objetivo, não tem um tutorial pras mecanicas, a história faz menos sentido ainda e de alguma forma é contada mais pelo cenário do que por NPCs (?!?).
O jogo teria permanecido um daqueles jogos esquisitos japoneses que youtuber adora chamar de "hidden gem" (tudo é hidden gem pra eles), não tivesse sido publicado pela Atlus no ocidente. Porém um jogo tão esquisito e diferente, para alguns injogavel devido a dificuldade, obviamente que vcs sabem como foi recebido né?
domingo, 29 de maio de 2022
[#897][PC] WARCRAFT 2: Tides of Darkness [Dezembro de 1995]
WARCRAFT: Orcs and Humans foi um jogo revolucionário para o seu tempo, apenas o segundo grande RTS a realmente fazer sucesso. E sim, eu abri o texto com um link, porque eu sou um reviewer de classe desse jeito. Seja como for, o ponto é que um grande sucesso nos anos 90 invariavelmente signficava uma coisa e uma coisa apenas: uma continuação feita em menos de um ano.
O que é algo que que eu falo bastante por aqui, não teria como não faze-lo. Patchs de atualização anual. Com efeito eu falo tanto disso que eu nem vou mais explicar o que é, basta saber que saiu um jogo e um ano depois (não raramente, menos)... sai o mesmo jogo com novas fases e talvez uma mecanica nova.
VOCÊ ACABOU DE EXPLICAR O QUE DISSE QUE NAO IA EXPLICAR...
E você espera coerencia das coisas que eu falo, Jorge, todos cometemos erros. Seja como for, é uma coisa muito comum nessa época e mais frequentemente sim do que não, isso não resulta em jogos ruins, apenas... desinteressantes. É tipo uma continuação de filme lançada direto pra DVD, o estúdio só quer ordenhar aquele cenário ou personagens um pouco mais sem realmente nenhuma proposta maior no qual alguém colocou sua criatividade.
Isso sendo dito, existe algumas exceções e não há exceção do que quando falamos de um genero que ainda estava nascendo. Os RTS estavam em seus primeiros dias, logo mesmo um "patch de atualização" lançado um ano depois só corrigindo o que eles viram que não funcionava pela simples tentativa e erro resulta em um jogo completamente diferente - ao contrário do habitual "mesmo jogo com novas fases". Adiciona a isso uma mecanica nova e badabim, badabam, temos um jogo RADICALMENTE DIFERENTE e, espera-se, muito melhor.
Esse é o caso de Fabricantes de Guerra 2: Marés das Trevas.
sábado, 28 de maio de 2022
[#896][SNES] ARDY LIGHTFOOT [Novembro de 1993]
A Gamers tinha um critério bem simples, ainda que bastante tecnico, para publicar jogos: caiu na area é penalti. Simples assim. Aparecia um jogo novo no bairro deles não importava se era de dois, três anos atrás, eles metiam bala - especialmente se fosse um jogo que não saiu em nenhuma outra revista.
No caso aqui, por exemplo, temos o Durinho Péleve que na verdade foi lançado em novembro de 93 no Japão e só veio aparecer agora numa revista BR, dois anos e meio depois. E que tipo de jogo é o nosso amigo? Alias, antes disso, uma pergunta melhor ainda: que espécie de bicho é essa coisa?
Então aqui temos Ardy, que é uma....uh...raposa...? Gato? Gatoposa? Lince? Racoon? Eu não sei o que diabos ele deveria ser. E ele tem um pinguim azul como sidekick ajudante... porque não teria, né? Bem, seja lá o que caceta esse bicho deveria ser, o que podemos ter certeza é que esse é o bilhonésimo mascote-plataformer porque lembre-se da lei dos anos 90 que todos as empresas tinham que ter o seu animal antropomorfico de mascote e esse é o da... é o da...
... oh não...
... não, não, não, não, tudo menos isso! Tudo menos o jogo do mascote da Titus! NOOOOOOOOOO!!!
sexta-feira, 27 de maio de 2022
[#895][SNES/MEGA] CUTTHROAT ISLAND [Feveiro de 1996]
Eis aqui uma obra que eu tinha muita curiosidade de conhecer melhor, pq quando eu era criança tinha "A Ilha da Garganta Cortada" para Super Nintendo na locadora do meu bairro e eu aluguei uma vez. Era um beat'm up que eu consegui passar da primeira fase apenas uma vez - para morrer imediatamente na segunda. O que é uma merda, mas não é algo tão incomum assim na época, jogos que não foram feitos pra vc passar da primeira fase são um legado do Nintendinho que estava quase desaparecendo mas não totalmente.
Porém não é isso que me deixou curioso a respeito dessa obra e sim o filme no qual o jogo é baseado: esse filme entrou para o livro dos recordes como o maior fracasso financeiro da história do cinema - título infame que manteve até 1999 quando perdeu para o 13o Guerreiro, e ainda hoje é o quinto na lista de maior grana perdida em um filme com assombrosos 187 milhões de dolares de preju auferidos ao estúdio.
Agora a coisa curiosa a respeito disso é que eu lembro de ter visto esse filme na Tela Quente... e eu não lembro dele ser tão ruim assim. Aí então eu reassisti o filme para esse projeto e... pior que não é mesmo. Não é um filme tenebroso. É desinteressante? Sim. Podia ser cortado 30-40 minutos do filme? Deveria. Mas o maior flop de todos os tempos? Meh, podia ser pior.
O que aconteceu então?
quinta-feira, 26 de maio de 2022
[#894][SAT] HYPER 3D TAISEN: Gebockers [Fevereiro de 1996]
Crianças, não usem drogas. Eu sei, parece tentador a viagem lisérgica que termina em sexo promíscuo com góticas e sacríficio de cabras, mas acredite não vale a pena no longo prazo.
EU TENHO QUE DIZER QUE REALMENTE FIQUEI CURIOSO SOBRE QUAIS DROGAS VC ESTÁ USANDO...
quarta-feira, 25 de maio de 2022
[#893][SAT] NINKU: Tsuyokina Yatsura no Daigekitotsu! [Fevereiro de 1996]
Um grupo de ninjas que ignoram completamente as leis da física, se vestem como qualquer coisa menos ninjas, onde cada personagem possui tecnicas especiais do seu clã e o protagonista usa jutsus de clonagem, substituição e seu golpe-assinatura é uma bola de energia na mão. Esse manga se tornou um anime bem popular em sua época, produzido pela Pierrot.
Isso te parece familiar de alguma forma?
terça-feira, 24 de maio de 2022
[#892][ARC/PS1] TEKKEN 2 [Junho de 1995]
Vamos falar hoje sobre jogos de luta 3D e o futuro do genero nos videogames. Bem, "futuro" considerando que estamos nos aproximando da metade de 96 nas reviews, mas você entendeu. Então, diga-me-lá, elegante ser vivente: nesse nicho, qual é realmente o grande título dos jogos de luta até então?
Nos jogos 2D com lindos sprites, Fantas e Coca-Colas desenhados a mão THE KING OF FIGHTERS e ... basicamente qualquer coisa que a Capcom fazer vão muito bem, obrigado. Mas quando colocamos computadores para montar bonequinhos de poligonos com sua própria física simulada... quem é que manda nessa joça, afinal?