Frequentemente eu falo nesse blog sobre cartoons, afinal a conexão entre cartoons e videogames é bastante recorrente, e por essa razão frequentemente eu digo aqui que se tem algo pelo qual eu não tenho absolutamente amor nessa vida são os cartoons dos anos 80.
terça-feira, 14 de junho de 2022
sábado, 11 de junho de 2022
[#906][PS1] RESIDENT EVIL (ou "Biohazard" no Japão) [Março de 1996]
Qualquer gamemaníaco, como diria a Ação Games, pode te dizer que consoles de videogames são mais do que uma peça de mobília em plástico, são parte da nossa história. Por isso adquirir um novo aparelho nunca é algo trivial, até porque videogames não são baratos e mais sim do que não as pessoas te contarão histórias de como eram suas vidas e as condições em que adquiriram os ditos cujos - como quando eu viajei 8 horas de carro até o Paraguai para adquirir um Wii.
Por isso mesmo, justamente por não serem pouca coisa, em troca videogames tem que te oferecer bem mais do que um passatempo barato. Videogames tem, e frequentemente eles fazem, que oferecer experiencias, aventuras. Videogames são, na verdade, sobre te vender sonhos de vidas que você nunca viverá, mas por algumas horas pode tornar sua.
E um novo videogame tem que, acima de tudo, responder a pergunta "tá, mas o que é que essa coisa faz que o anterior já não fazia?"
sexta-feira, 10 de junho de 2022
[#905][ARC] STREET FIGHTER ALPHA 2 (ou "Street Fighter Zero 2" no Japão) [Fevereiro de 1996]
O Hadou. A energia da própria essencia vital transformada em arma. O golpe mais iconico do mundo, um golpe que não apenas tem a sua própria entrada na wikipedia ou seu lugar no imaginário popular, mas a sua própria música tema. Veja, não é o personagem que tem uma música própria, é o golpe.
Quando você ouve os primeiros acordes, não tem como não visualizar cada fibra do seu corpo ardendo em disciplina marcial, alma e movimento em um só.
quinta-feira, 9 de junho de 2022
[#904][SNES] WAR 2410 [Dezembro de 1995]
A coisa mais interessante a respeito desse jogo é, de longe, tentar imaginar o que diabos aconteceu aqui. Como e porque esse jogo foi lançado do jeito que foi, um jogo que em 1991 já seria extremamente simplório e básico mas em 1996 praticamente é incompreensível que esse jogo sequer exista. Quer dizer, sério, qual é a de War 2410? A desenvolvedora abandonou o projeto no meio? Eles acharam que tava bom do jeito que tava para atender a demanda não atendida de RPGs Táticos sem a parte do RPG?
Seu palpite é tão bom quanto o meu. E embora provavelmente jamais saberemos pra que esse jogo existe (até pq ninguém se importa com ele), o que eu posso fazer é explicar o que é esse mistério que atende pelo nome de Guerra 2410.
quarta-feira, 8 de junho de 2022
[#903] DRAGON QUEST 6: Realms of Revelation [Dezembro de 1995]
E hoje é o dia, da alegria e a tristeza nem pode pensar em chegar... não, hoje é dia de algo muito importante nesse blog: dia de falar de Dragon Quest. Então, a coisa sobre Dragon Quest é que no ocidente a gente não realmente tem muita noção do tamanho da coisa no Japão: é colossal. Dragon Quest não é apenas uma franquia, é um acontecimento, é praticamente um feriado nacional.
domingo, 5 de junho de 2022
[#902][MEGA] POCAHONTAS [Janeiro de 1996]
Taí um dos poucos filmes da Disney dos anos 90 que eu não assisti na época... não, espera, na verdade é ÚNICO desenho da Disney dos anos 90 que eu nunca tinha assistido. Ou eu assisti quando era criança? Eu sei que O Corcunda de Notre Dame eu assisti mas não lembro de uma única cena nem que a minha vida dependesse disso, então é possível que Pocahontas seja o mesmo caso.
Não que isso seja relevante, eu realmente estou enrolando pq falar desse filme é... bem, eu posso resumir em duas palavras: MEUA. MIGO.
sábado, 4 de junho de 2022
[#901][MULTI] JOHNNY BAZOOKATONE [Abril de 1996]
quarta-feira, 1 de junho de 2022
[#900][PC] COMMAND & CONQUER: Tiberian Dawn [Setembro de 1995]
Ao longo da história dos videogames é muito famosa a rivalidade entre fabricantes de consoles (Nintendo vs Sega, ou Microsoft vs Sony atualmente), mas tão relevante quanto são as rivalidades de desenvolvedoras de jogos. Capcom e SNK, por exemplo, lutaram pelo trono dos jogos de luta ferrenhamente. Ou a Lucas Arts e a Sierra pelos point'n click.
E o genero recem-nascido RTS (para os padrões de 1996) ficou mundialmente conhecido pela rivalidade entre a Blizzard e a Westwood. Quando o genero de Real Time Strategy começou com DUNE: The Battle for Arrakis da Westwood, a Blizzard respondeu fazendo a sua interpretação da ideia com WARCRAFT: Orcs and Humans.
terça-feira, 31 de maio de 2022
[#899][PC] BAD MOJO [Fevereiro de 1996]
Eu já comentei antes, mas embora eu tenha colecionado a Ação Games nesse período eu raramente lembro de algum texto daquela época. Vendo agora as matérias, é fácil entender o porque: não é nada realmente digno de nota, os textos são muito coisa que vc encontraria na contracapa de uma caixa. Isso sendo dito, tem uma frase em particular da Ação Games: "Bad Mojo é um nojo!". Frase maneira, né?
Bem, então finalmente chegou o dia de falar do famigerado jogo do Barata Simulator! ... espera, o que?!
segunda-feira, 30 de maio de 2022
[#898][PS1] KING'S FIELD (ou "King's Field 2" no Japão) [Julho de 1995]
Em 2008, uma então pouco conhecida empresa japonesa propos um jogo que deveria ser publicado mundialmente pela Sony, mas foi rejeitado pq ele era um jogo muito esquisito e provavelmente não daria certo no ocidente: era inenarravelmente dificil e o jogo não explicava paçoca molhada pro jogador. Vc não tem muita certeza de qual seu objetivo, não tem um tutorial pras mecanicas, a história faz menos sentido ainda e de alguma forma é contada mais pelo cenário do que por NPCs (?!?).
O jogo teria permanecido um daqueles jogos esquisitos japoneses que youtuber adora chamar de "hidden gem" (tudo é hidden gem pra eles), não tivesse sido publicado pela Atlus no ocidente. Porém um jogo tão esquisito e diferente, para alguns injogavel devido a dificuldade, obviamente que vcs sabem como foi recebido né?