sexta-feira, 12 de maio de 2023

[#1105][Ago/97] PANZER BANDIT

Como temos acompanhado nesse blog, e estamos agora no ano de nosso senhor e salvador Miyamoto de 1997, a vida estava... competitiva para a Sega. No ocidente o Saturn estava tomando um tufo inenarravel ao ponto que mal registrava nos gráficos de vendas.

No Japão, por outro lado, o Saturn ia melhor a ponto de realmente ser uma concorrencia ao PS1... até o dia que a nação do fogo atacou FINAL FANTASY 7 foi lançado. Aí acabou o brinquedo. A situação da Sega, que já era dificil, se tornou desesperadora e o Saturn respirava por aparelhos.

Uma das coisas que mantinham o Saturn vivo eram os jogos da Treasure, uma companhia de longa parceria com a Sega que sempre tirava o máximo possível do hardware - mesmo mais do que a própria Sega. E entre os jogos da Treasure para Saturn estava o que até hoje é um dos melhores e mais ambiciosos beat'm ups de todos os tempos: GUARDIAN HEROES.

quinta-feira, 11 de maio de 2023

[#1104][Ago/97] FANTASTIC FOUR

É um fato notório e sabido que eu não sou exatamente um grande expert em quadrinhos, e sequer um médio expert na verdade. Das poucas coisas que eu sei sobre quadrinhos, entretanto, é que é realmente impressionante como o Quarteto Fantástico inspira um instinto de resistencia nos fãs tão grande que eles entram em modo de batalha toda vez que uma adaptação é anunciada. 

Verdade que não ajuda que essas adaptações nunca são realmente boas, mas o meu ponto é que os fãs reclamam  que o material não é fiel o suficiente antes de ver sequer uma única foto da produção. Você sabe, fiel ao mesmo material de origem que tem vendido perto de números de cancelamento por uma década ou mais. 

quarta-feira, 10 de maio de 2023

[#1103][Ago/97] DRAGON BALL GT: Final Bout



Em 1995, a Toei Animation tinha um problema - e o quão grande é esse problema depende do ponto de vista de cada um, porém a Toei considerava seu problema enorme. E que problema era esse tão colossal assim, você pergunta?

Bem, o manga de Dragon Ball finalmente terminou após ONZE anos. E isso significava que eles estavam sem mais manga para adaptar no anime mais lucrativo de todos os tempos até então, o que nos leva ao problema da Toei que eu citei: eles preferiam ganhar mais dinheiro do que menos.

O que é uma escolha totalmente compreensível, eu no lugar deles provavelmente escolheria o mesmo.

terça-feira, 9 de maio de 2023

[#1102][Set/97] ODDWORLD: Abe's Odysee


Meu primeiro videogame foi um famiclone chamado Bit System, eu ainda posso lembrar da sensação de acordar em um sabado de manhã gelado para jogar os jogos alugados do fim de semana, como MEGA MAN 3 ou SUPER MARIO 2

Após esse, com muito esforço da minha mãe eu tive um Super Nintendo por alguns anos. Eu nunca realmente tive um Playstation na época, era uma coisa muito fora da minha realidade economica. No máximo eu passava a tarde na locadora de 1 real a hora tentando filar alguns jogos, mas suponho que você possa imaginar o quanto isso limita das possibilidades de jogos - afinal é muito raro nesses lugares se jogar algo além de futebol, corrida e luta.

Eu estou falando isso pra vc ter uma noção o quão pouca memória afetiva eu tive com a geração 32 bits, mesmo o PS2 tem mais significado emocional pra mim pq foi o primeiro videogame que eu comprei depois de começar a trabalhar. Isso sendo dito, é realmente impressionante o quanto de jogos dessa época que eu não conhecia tem me impressionado - nem todos positivamente, mas o fato estou todo dia descobrindo coisas interessantes para o bem ou para o mal.

quarta-feira, 3 de maio de 2023

[#1101][Jun/97] PUZZLE ARENA TOSHINDEN



Ok, essa vai ser bem rápida pq uma regra que eu tenho é nunca colocar mais esforço em uma review do que os desenvolvedores colocaram pra fazer o jogo. Faz sentido, não? E bem, vou te dizer que não tem como colocar muito menos esforço do que eles colocaram, se eles colocassem menos esforço nisso a caixa viria só com um papel escrito "imagine que tem um jogo aqui".

Mas vamos começar do começo...

terça-feira, 2 de maio de 2023

[#1100][Set/95] ASTERIX & OBELIX



 Jogo número MIL E CEM. Uau, mil e cem joguíneos, heim? Não é todo dia que se tem uma marca dessas, e para comemorar um número tão especial, um jogo igualmente único. E o que faz desse jogo tão único, vc pergunta?

em, se tem algo que não faltam nos anos 90 são jogos do Asterix. Com efeito, nesse blog eu já joguei 4 jogolitos do gaulês briguento (ASTERIX para Master System, ASTERIX para Super Nintendo que é um jogo diferente,  ASTERIX AND THE SECRET MISSION e ASTERIX AND THE GREAT RESCUE), sendo esse o quinto. E sabe o que todos esses jogos tem em comum? Em todos eles é muito raro, quando não inexistente, você jogar com o personagem mais iconico da franquia. Sim, não é todo dia que você tem a possibilidade de jogar com  nosso rotundo campeão Obelyx.

segunda-feira, 1 de maio de 2023

[#1099][Jul/97] ARMORED CORE


Review número 1099, parece que foi ontem que estavamos na review 1000 com FINAL FANTASY 7, heim? Mas bem, para uma review de um número tão bonito, um jogo particularmente interessante. Pq? Ora, pq hoje, em maio de 2023, não é realmente mistério afirmar que a From Software é a produtora de games mais renomada no mundo.

Os caras não sabem brincar, quando eles lançam um jogo é pra ganhar o Game of the Year ou eles nem descem pro Play - tendo ganho duas vezes nos ultimos quatro anos. A From Software é tão pica das galaxias que eles basicamente cementaram um genero de jogos inteiramente novo, o que hoje é conhecido como "Souls-like" baseado nos seus jogos. Com efeito, você não pode pensar na From Software sem pensar nos seus jogos particularmente dificeis nesse estilo Souls-like como Dark Souls, Bloodborne ou Elden Ring.

Eu normalmente elogio as capas japonesas aqui, mas que porra é essa irmão? Só meteram o negativo da foto, nem pra esperar revelar!

... exceto que a From Software tem sim uma outra série de jogos inteiramente diferente, e uma bem menos famosa que seus primos souls-like. Estou falando da série Armored Core, que não apenas a FS leva muito a sério como está muito viva, obrigado (tanto que Armored Core 6 acabou de ser lançado agora em 2023). Mas então, que jogos são esses de robozinhos que a FS faz e que não recebem tanta atenção assim?

domingo, 30 de abril de 2023

[#1098][Ago/96] HEIR OF ZENDOR: The Legend and the Land (ou "Gotha 2" no Japão)


Eis aqui um jogo que eu quase pulei pq a Ação Games colocou uma foto que dava a entender que era um shmup, então vida que segue próximo jogo, certo? Bem, então, não. Olhando com mais cuidado vamos ver que ele é um jogo de navezinha sim, mas não é um shmup e sim um RPG Tático de naves.

E, saiba você ou não, um RPG Tático com naves não é algo sequer novo. Com efeito, esse jogo é a adaptação de um boardgame que existe a pelo menos uns 50 anos e tem uma cena bastante considerável dentro do universo dos boardgames. Claro que a Ação Games não sabia disso em 1997, mas esse jogo é uma rara adaptação de um Air Wargame, e é isso que veremos a seguir.

sábado, 29 de abril de 2023

[#1097][Dez/96] SLAM DRAGON

Ao contrário do jogo de ontem, VIRTUAL HIRYU NO KEN que é um dos jogos mais papel molhado que eu já tive o desprazer de ver por aqui, felizmente hoje eu tenho algumas coisas a dizer a respeito do DRAGÃO ENTERRADA. Coisas boas? Eu não apostaria meu dinheiro nisso, especialmente pq esse é um jogo que não tem sequer uma entrada na wikipedia e isso sempre diz boas coisas sobre o jogo. Mas hey, alguma coisa pra dizer definitivamente é melhor do que nenhuma, e depois do jogo de ontem eu considero isso uma vitória.

Temos que celebrar as pequenas coisas na vida, eu te digo. Mas vamos começar do começo.

sexta-feira, 28 de abril de 2023

[#1096][Jul/97] VIRTUAL HIRYU NO KEN


A sério Hiryu no Ken é possivelmente a maior série de luta japonesa que nunca realmente aconteceu no ocidente - são 16 jogos lançados entre 1985 e 2000, sendo que apenas 6 foram lançados no ocidente. E se tem alguma coisa que eu aprendi jogando ULTIMATE FIGHTER (HIRYŪ NO KEN S: GOLDEN FIGHTER) é que essa série ser ignorada completamente não possui nenhuma injustiça.

E mesmo com SD HIRYU NO KEN sendo uma entrada muito menos pior... chamar de bom é uma forçação de barra severa. Então suponho que vocês vão me compreender quando eu disser que antes de jogar Virtual Hiryu No Ken, eu realmente não esperava muito dele. E agora, depois de ter jogado ele, posso dizer que eu não estava errado.

Bem, tá, vou dizer que o jogo é menos pior do que eu estava esperando. O que não é muita coisa também.