Em 1985, quando o homem, o mito, a lenda, Shigeru Miyamoto simplesmente fez ressuscitar a morimbunda indústria de videojogos com seu SUPER MARIO BROS, ele fez mais do que garantir que os jogos eletronicos fossem mais do que apenas uma modinha de época que passou (ao lado da Macarena e dos Tamagotchis), ele criou um manual que desenvolvedores menos talentosos que ele seguiriam por anos a fio a seguir. Ou seja, ele mostrou como se faz um jogo de plataforma, e todo mundo e a mãe de todo mundo fez isso (em alguma variação disso, pelo menos) pelos próximos 10 anos.
Por isso mesmo, dez anos depois em 1995 quando o homem sentou e disse "ó, prestenção no pai que o pai vai ensinar agora como se faz um jogo 3D", todo mundo sentou e prestou atenção, porque o Miyamoto fala se escreve. Com seu SUPER MARIO 64, Miyamoto definiu o padrão ouro do que se deveria esperar de um jogo em três dimensões. E mais uma vez, isso se tornou um tutorial do que fazer, do que esperar de um jogo - só que agora em 3D.