quarta-feira, 31 de maio de 2023

[#1117][Nov/97] TOMB RAIDER 2 Starring Lara Croft


Guess who's back, back again?
Laura's back, tell a friend!
Guess who's back, guess who's back,
guess who's back, guess who's back,
guess who's back, guess who's back,
guess who's back...

Nah nah nah nah nah na na nah!
Nah nah nah nah nah na na nah!

Sim, meninos, meninas e poneis peludos do meu Brasil baronil, cento e dezesseis reviews depois de sua prosopopeica estreia (parece que foi ontem, o tempo voa quando estamos nos divertindo, hã?), nossa querida saqueadora de tumbas (vulgo pior arqueologa do mundo) Laurinha está de volta... como o subtítulo do jogo deixa bem claro.

sábado, 27 de maio de 2023

[#1116][Set/97] POCKET FIGHTER (ou "Super Gem Fighter Mini Mix" no ocidente)

Em 1997, a Capcom estava com o que chamamos tecnicamente no mundo gamer de "fogo na bacurinha". Mentira, apenas eu falo assim e como eu não falo com ninguém, não sei realmente o que o "mundo gamer" fala, ou mesmo sei se isso é sequer uma coisa. O que eu SEI, entretanto, é que em 1997 a Capcom tava on fire, yo!

Isso pq depois de pegar uma ideia aparentemente bobinha - que era vender um puzzle game só que com versões chibi hyperadoraveis dos seus personagens mais famosos de STREET FIGHTER II: THE WORLD WARRIOR e DARKSTALKERS: The Night Warriors. O que, saiba você, acabou se provando uma ideia realmente boa. Tanto pq esses dois jogos tem os mais carismáticos elencos dos jogos de luta (tanto que os personagens de Darkstalkers rolam por aí em outras franquias até hoje, mesmo os seus próprios jogos terem acabado faz tempo), mas principalmente pq eles colocaram isso em um puzzle REALMENTE bom com ideias REALMENTE interessantes.

Ergo, SUPER PUZZLE FIGHTER 2X (ou "Super Puzzle Fighter 2 Turbo" no ocidente) foi um grande jogo. Mas tá, não é disso que eu quero falar hoje e sim o que veio DEPOIS disso.

sexta-feira, 26 de maio de 2023

[#1115][Set/97] BOMBERMAN 64 (ou "Baku Bomberman" no Japão, pq existe um outro jogo chamado Bomberman 64 japonês lançado em 2001)


Bomberman 64 é o primeiro jogo em 3D do nosso adorável terrorista branco (ou preto se vc for o player 2) que usa bombas pela justiça. Isso é o que eu sabia a respeito do jogo antes de jogar ele, e portanto o que eu esperava é que ele fosse... você sabe, o mesmo BOMBERMAN de sempre só que com bonequinhos 3D. Mais ou menos o que STREET FIGHTER EX PLUS ALPHA fez com STREET FIGHTER II: THE WORLD WARRIOR: passa pra bonecos 3D, enxagua e mete o mesmo jogo.

Isso era o que eu definitivamente eu esperava, e do alto de todos meus anos e milhares de jogos de experiencia, é claro que exatamente isso ... 


... nem passou perto do que esse jogo é. Em uma das maiores surpresas que eu já tive em seis anos de blog e 1114 jogos, Bomberman 64 não é o mesmo BOMBERMAN só que em 3D. Ao invés disso, ele é essencialmente SUPER MARIO 64 só que com as mecanicas de BOMBERMAN.

Espera, o que?

quinta-feira, 25 de maio de 2023

[#1114][Set/97] SILHOUETTE MIRAGE: Reprogramed Hope

Era uma vez uma desenvolvedora de jogos amada por jogadores retrô, mas completamente desconhecida fora desse nicho. Seu primeiro título foi GUNSTAR HEROES para o Mega Drive em 1993, embora ela também seja conhecida pelo clássico dos GUARDIAN HEROES. Essa empresa foi formada por ex-funcionarios da Konami que queriam poder trabalhar em menos franquias e mais em ideias originais (vide MISCHIEF MAKERS, dificilmente você vai acha mais ideias originais por metro quadrado do que ali). Se você precisa de mais credenciais, saiba que grande parte dessa galera, enquanto ainda trabalhava na Konami, desenvolveu um  joguinho obscuro chamado CONTRA III: THE ALIEN WARS.

Essa desenvolvedora é a...

ESPERA, OUTRO POST FALANDO DA TREASURE, CARA?

Ah, pois é né? Parece que foi ontem que eu falei sobre a Treasure em MISCHIEF MAKERS, mas na verdade já faz quase dois meses. O tempo voa quando estamos nos divertindo, hã? Falando em dois meses, saiba você que Miragem da Silhueta foi lançado apenas três meses após MISCHIEF MAKERS. Como não dá pra fazer um jogo em 3 meses (nem na época do Atari dava, quanto mais em 32 bits), é seguro dizer que esse jogo e MISCHIEF MAKERS estiveram em desenvolvimento ao mesmo tempo.

É o que, minha amiga?

E considerando que a Treasure nunca foi um estúdio grande com centenas de funcionários, isso meio que explica tudo que eu apontei naquele texto de como MISCHIEF MAKERS é repleto de ideias mas essas ideias não são polidas ou exploradas satisfatoriamente. Aqui estou eu, o Xerox Rolmes dos games resolvendo os grandes mistérios jamais antes solucionados!

Agora que entendemos que eu estava certo mais uma vez, e entendemos o por que... vamos falar desse jogo que é exatamente o oposto de MISCHIEF MAKERS: ao invés de pegar bilhões de ideias e aproveitar 1% de cada uma, eles pegaram uma única ideia e tiraram até o tutano dela.

E essa ideia viria a ser um run'n gun cromático. Espera, o que?

quarta-feira, 24 de maio de 2023

[#1113][Set/97] BREATH OF FIRE 3


Eu vou abrir o texto de hoje dizendo algo que deveria ser óbvio vindo de alguém que está na sua review número 1113: eu amo videogames. Bem, duh, ninguém tem um dos maiores blogs amadores do mundo sobre reviews de jogos sem amar muito tudo isso, isso é um ponto pacífico.

Mas pq eu estou abordando esse ponto? Por um motivo que as vezes pode não ficar tão claro assim: eu amo videogames, e eu gosto de gostar de jogos. O que isso significa é que quando eu reclamo de um jogo, quando eu acho ele uma experiencia sofrível e miserável, bem, isso não é algo que realmente me dá prazer ou me faz feliz.

Quando eu critico negativamente um jogo não é pq eu quero ser o próximo AVGN ou pq eu tenho prazer em ser mesquinho, ou ainda pq eu quero pagar de "sou melhor que todos vocês e olhe como eu analiso friamente algo precioso para suas memórias de infancias, mwahahahaha". Eu não sou um crítico somelier de games que quer pagar de fodão achando tudo ruim e miserável exceto por um jogo que vocês provavelmente nunca ouviram falar pq vcs não são cool como eu. Não é isso, eu juro. 

sábado, 20 de maio de 2023

[#1112][Dez/94] WHIZZ


Whizz é um jogo de plataforma do Amiga de 1994, que no final de 1996 alguém pegou e decidiu "hã, a gente tem esse jogo de Amiga pronto, pq não apenas lançar ele para o Super Nintendo?", ao que minha reação não pode ser outra que senão:

Bem, existe um motivo.

sexta-feira, 19 de maio de 2023

[#1111][Mar/91] SHINING IN THE DARKNESS



Dungeon crawlers são um genero... curioso, vamos colocar assim. Em algum ponto, alguém estava jogando RPG e pensou: "Sabe o que mais? Se perde muito tempo com fala-fala nessa porra. Vamos tirar o papo e colocar só combate e dungeon, pronto". Então de certa forma, dungeon crawler é o resultado de tirar o RP do RPG.

Isso se provou mais bem sucedido do que as empresas poderiam inicialmente esperar, já que estamos falando dos anos 80, começo dos anos 90 no máximo, e matar tempo grindando em jogos punitivamente crueis era uma opção de entretenimento que ainda superava assistir o Faustão domingo de tarde. Não que hoje ainda não existam dungeon crawlers, mas hoje as desenvolvedoras tem que se esforçar para colocar um pouco mais de molho nessa salada.


Quer dizer, não é que eu não entenda o apelo disso. I do. Eu gosto das mecanicas em um RPG tanto quanto o próximo nerd na fila do muppy, e entendo o apelo de parar diante de uma masmorra colossal, esfregar as mãos e dizer "okay, é isso, aqui é onde eu vou passar as próximas 200 horas da minha vida, se não me virem novamente podem vender minha coleção de cards de Pokemon no Mercado Livre".

quinta-feira, 18 de maio de 2023

[#1110][Out/97] CLAYFIGHTER 63 1/3

Oh boy. Oh giga boy da boylandia, antes de sequer começar eu preciso te dizer que esse vai ser um dia daqueles. Um senhor dia daqueles. Pq, vc pergunta? Bem, pra começar temos um jogo de luta em um sistema que a cada dia se notabiliza por NÃO SER exatamente grande em jogos de luta. Yeah, nada abre o seu dia melhor que um jogo de luta no Nintendo 64...

quarta-feira, 17 de maio de 2023

[#1109][Mar/97] RABBIT

O resumo do jogo de hoje parece mais um daqueles casos em que palavras foram jogadas aleatoriamente juntas, mas eu juro pra vocês que é tudo verdade. Eu digo isso pq em 1997, alguns ex-funcionários da SNK e da Atlus fundaram um novo estúdio para publicar jogos, publicaram um único jogo e então o mesmo se esvaneceu no ar como lágrimas na chuva.

ISSO NÃO É PARTICULARMENTE ESTRANHO

Não é essa a descrição do jogo, Zé Bocó. A descrição do jogo é a seguinte: é um jogo de luta, onde os poderes dos personagens vem de stands atrás deles exatamente como em JoJo's Bizarre Adventure. Só que ao invés de serem baseadas nas cartas de tarot (que é quando as stands começaram a ser usadas na parte 3, depois essa regra foi deixada de lado), elas são furries.


Então, sim, se você achava que o que faltava na sua vida era uma versão furrie de Jojo... bem, com certeza tem toneladas de r34 disso na internet... mas se o que faltava era especificamente um jogo de luta de Jojo furrie, esse é o nosso jogo de hoje.

Só que fica mais estranho que isso ainda.

terça-feira, 16 de maio de 2023

[#1108][Set/97] THE LOST WORLD: Jurassic Park


JURASSIC PARK para Nintendinho, JURASSIC PARK para Mega Drive, JURASSIC PARK para Super Nintendo, JURASSIC PARK para Sega CD, JURASSIC PARK INTERACTIVE para 3DO, JURASSIC PARK: Rampage Edition para Mega Drive, JURASSIC PARK 2: The Chaos Continues para Super Nintendo, THE LOST WORLD: JURASSIC PARK para PS1/Saturn. Nove. 

NOVE fucking jogos diferentes de Jurassic Park espalhados por todos os generos e consoles, de minigames a FPS, NOVE malditos jogos e NENHUM deles é bom. Sabe o que é NENHUM EM NOVE? Eu não to brincando com vocês, nove jogos e na melhor das hipoteses o que dá pra ter é "é, tá, isso é jogável". Nove.

Mas pelo amor do DNA fossilizado do mosquito completado com DNA de sapo boi azul e de alguma forma isso deu um dinossauro, o quão malditamente dificil pode ser fazer um jogo com malditos DINOCEROS numa maldita ilha? Sério, em alguns deles - JURASSIC PARK para Mega Drive e THE LOST WORLD: JURASSIC PARK para PS1/Saturn você até joga com DINÓCEROS e eles tão pavorosamente ruins! Não pode ser tão dificil assim fazer um jogo sobre essa porra, NÃO TEM COMO SER TÃO DIFICIL ASSIM!

Tá, ter a Ocean no meio explica muita coisa, vá lá... mas ainda sim, nove jogos ruins de uma franquia que você não poderia imaginar que é tão dificil assim fazer um videogame. E pq eu estou puxando esse histórico? Bem, pq agora, hoje, nesta data querida, jogaremos o DÉCIMO jogo de Jurassic Park e o último - por um bom tempo, pelo menos.

Isso pq após o estrondoso sucesso que mudou os rumos do cinema mundial em 93, Jurassic Park... meio que deu o que tinha que dar. Cada filme após esse foi sendo progressivamente pior e mesmo o segundo ainda sendo feito pelo Estevão Espielbergo, foi bem ... meh, whatever dude - como eu comentei sobre ele em THE LOST WORLD: JURASSIC PARK.

Como resultado, as pessoas foram perdendo interesse na marca e por tabela nos jogos licenciados dela, o que nos leva ao DÉCIMO jogo de JP... para o Mega Drive, lançado em 1997. Pq com a sorte que eu tenho, é claro que vamos fechar com chave de bosta e ver um jogo para um console abandonado que mesmo no seu auge já não era lá essas coisas... mas enfim, vamos ver como isso rola e por essa franquia pra descansar.