terça-feira, 16 de maio de 2023

[#1108][Set/97] THE LOST WORLD: Jurassic Park


JURASSIC PARK para Nintendinho, JURASSIC PARK para Mega Drive, JURASSIC PARK para Super Nintendo, JURASSIC PARK para Sega CD, JURASSIC PARK INTERACTIVE para 3DO, JURASSIC PARK: Rampage Edition para Mega Drive, JURASSIC PARK 2: The Chaos Continues para Super Nintendo, THE LOST WORLD: JURASSIC PARK para PS1/Saturn. Nove. 

NOVE fucking jogos diferentes de Jurassic Park espalhados por todos os generos e consoles, de minigames a FPS, NOVE malditos jogos e NENHUM deles é bom. Sabe o que é NENHUM EM NOVE? Eu não to brincando com vocês, nove jogos e na melhor das hipoteses o que dá pra ter é "é, tá, isso é jogável". Nove.

Mas pelo amor do DNA fossilizado do mosquito completado com DNA de sapo boi azul e de alguma forma isso deu um dinossauro, o quão malditamente dificil pode ser fazer um jogo com malditos DINOCEROS numa maldita ilha? Sério, em alguns deles - JURASSIC PARK para Mega Drive e THE LOST WORLD: JURASSIC PARK para PS1/Saturn você até joga com DINÓCEROS e eles tão pavorosamente ruins! Não pode ser tão dificil assim fazer um jogo sobre essa porra, NÃO TEM COMO SER TÃO DIFICIL ASSIM!

Tá, ter a Ocean no meio explica muita coisa, vá lá... mas ainda sim, nove jogos ruins de uma franquia que você não poderia imaginar que é tão dificil assim fazer um videogame. E pq eu estou puxando esse histórico? Bem, pq agora, hoje, nesta data querida, jogaremos o DÉCIMO jogo de Jurassic Park e o último - por um bom tempo, pelo menos.

Isso pq após o estrondoso sucesso que mudou os rumos do cinema mundial em 93, Jurassic Park... meio que deu o que tinha que dar. Cada filme após esse foi sendo progressivamente pior e mesmo o segundo ainda sendo feito pelo Estevão Espielbergo, foi bem ... meh, whatever dude - como eu comentei sobre ele em THE LOST WORLD: JURASSIC PARK.

Como resultado, as pessoas foram perdendo interesse na marca e por tabela nos jogos licenciados dela, o que nos leva ao DÉCIMO jogo de JP... para o Mega Drive, lançado em 1997. Pq com a sorte que eu tenho, é claro que vamos fechar com chave de bosta e ver um jogo para um console abandonado que mesmo no seu auge já não era lá essas coisas... mas enfim, vamos ver como isso rola e por essa franquia pra descansar.


Bem, pra começar. ao contrário de muitos jogos de filmes, The Lost World (doravante TLW) não segue a história do filme como os jogos licenciados de filmes costumam fazer. O que eu tendo a apoiar, já que se por um lado é curioso como vai ficar determinada cema transformada em fase, a grande verdade é que os jogos realmente bons de videogames apenas fazem a sua própria coisa no seu próprio ritmo.

Sim, jogos bons baseados em filmes, não me faça essa cara de fingir que GOLDENEYE 007 e GREMLINS 2 não existem. Adiante. Então, em vez de seguir as aventuras de Ian Malcolm e amigos, você é um caçador de recompensas em uma série de missões que envolvem principalmente a captura de dinossauros e sobrevivencia. Alguns diriam que sobreviver tende a ser mais importante do que caçar dinossauros por dinheiro, mas que eu saiba apenas uma dessas atividades realmente paga seus boletos.


O jogo em  é um top down shooter, porém o objetivo das fases não é apenas encontrar a saída (em algumas é, mas não todas) e envolve uma série de missões variadas. Isso pode ser qualquer coisa, desde capturar dinossauros específicos, destruir ninhos de Velociraptor ou ligar transmissores. A descrição dessa ideia já me deu calafrios, já que imediatamente veio a minha mente coisas pavorosas como ADDAMS FAMILY VALUES ou KING ARTHUR AND THE KNIGHTS OF THE JUSTICE em que você fica rodando como o pião da casa própria em mapas enormes que parecem terrivelmente iguais tentando encontrar alguma coisa.

Bem, a boa notícia é que, surpreendentemente... não. Sim, esse é um jogo de Mega Drive que deliberadamente decidiu não ser um cuzão com você e é um jogo de Jurassic Park ainda por cima? Espera, o que tá acontecendo aqui?

As lutas contra chefes na verdade são essas fases de "capturar" os dinossauros atirando neles, o que é uma versão melhorada das fases de moto de SUPER STAR WARS: The Return of the Jedi

Seja como for, o fato é que quando pausado o jogo tem uma tela de computador com opções para verificar um mapa, status da missão e até mesmo algumas informações sobre dinossauros na área. O mapa em especial tem uma função de radar que permite encontrar objetivos ou inimigos específicos. As áreas inexploradas são cobertas por um fog semelhante às encontradas nos jogos RTS, mas podem ser completamente reveladas com ou vc indo lá, ou ao encontrar um power-up. 

Novamente, isso é estranhamente... conveniente. Não que ficar pausando o jogo pra abrir a tela do mapa seja algo que se diga "minha nossa, como é prático isso", mas ao menos eliminar a coisa de "já passei por essa area e deixei passar um item" pq ele aparece no mapa é algo que joga a favor da sua sanidade e paciencia. Então... yay?


Como é esperado de um jogo de Jurassic Park, TLW apresenta uma série de armas porém aqui tem uma diferença: todos inimigos tem uma barra vermelha e uma azul. A vermelha é a sua vida, quando acaba eles morrem, e a azul é sua stamina, quando acaba eles apagam. Isso é importante pq alguns DINÓCEROS vc precisa capturar, então vc precisa apagar eles mas não APAGAR ELES.

O interessante é que o jogo te duas armas básicas de cada tipo (dano azul e vermelho), e elas são bastante boas - a maior parte dos inimigos cai com 2 tiros das suas armas básicas - porém isso é apimentado com armas mais fortes de munição limitada que são colecionaveis. O interessante é que o jogo não é tacanho com munição nesse jogo, então você pode usar as armas fortes meio que o tempo todo... e novamente, o jogo está deixando vc usar as armas mais divertidas sem te punir por isso?

Como quisesse que você, sabe, se DIVERTISSE com o jogo? Is this real life or just a Fanta Sea?

O que esse jogo realmente faz de diferente para um top down shooter, entretanto, é que aqui você encontra veículos e não apenas isso permite acessar novas areas (como areas de plantas venenosas que você não pode passar a pé), como você pode atropelar inimigos. O que é sempre divertido em videogames, taí GTA ganhando bilhões a decadas que não me deixa mentir.

As vezes você encontra um campo minado e precisa descer do carro pra detonar as minas antes de precisar avançar, ou tem que descer para destruir uma casamata atirando em você já que o carro atira mas não é muito bom em combate. Isso acaba se provando uma dinamica divertida de ficar entrando e saindo do carro conforme a necessidade e de modo geral é uma mecanica interessante.

E quer saber? Mesmo o maior problema que esse genero de jogo sempre tem - a dificuldade nível arcade como se quisesse comer suas fichas desde os dias de SMASH TV - não é tão terrível aqui. Quer dizer, sim, o jogo é dificil, mas não é dificil nível injogável, é dificil okay. E as fases sempre dão passwords, então não é como se você perdesse 15 horas de progresso por começar de novo nem nada.

O jogo ainda tem a opção de usar as moedas coletadas para chamar um air suply, que vai dropar recursos de paraquedas na tela e isso torna a coisa toda bem mais gerenciavel. O que difere muito da abordagem tradicional dos top down shooters de te odiar e toda sua família por 15 gerações com a fúria de 58 sóis amarelos.

Eu estou querendo dizer aqui é que esse jogo é surpreendentemente... agradável. Hã, eu não esperava essa, de verdade. Se alguma coisa, suponho que o pior que eu possa reclamar do jogo são seus gráficos, pq os gráficos até que são okay, mas considerando o quão tarde esse jogo foi lançado (já estamos em setembro de 1997, afinal), eu esperava melhor. 

Os dinossauros e os personagens não são muito impressionantes, e os movimentos dos animais também são bastante rígidos. O Mega Drive sempre teve um problema com seu baixo número de cores e não é agora que isso ia mudar, mas ainda sim não tem como não reparar que esse jogo não chama muito atenção visualmente. 

E sim, o jogo tem slowdowns quando tem muitos inimigos na tela, o que é completamente inaceitável para um jogo de 1997 - mesmo para o Mega Drive esse problema já devia estar resolvido a uns 3-4 anos atrás.


Mas vá lá, também não é exatamente o maior problema do mundo nem nada, e esse é o ponto: ao que se propõe a fazer, esse jogo faz tudo certinho. Eu diria até que vai além, pq ele adiciona um modo cooperativo que funciona bastante bem - sendo que eles tomaram o cuidado de deixar você escolher se quer ativar ou desativar o friendly fire nas opções. Isso é bacana da parte deles, não vou negar.

Então é isso: após NOVE jogos sofrendo com essa franquia, eu definitivamente não esperava encontrar um jogo todo redondo e certinho justo no seu último jogo. E menos ainda em um jogo para Mega Drive em 1997, um console com o qual eu não tenho exatamente o maior dos amores.


Eu não estou dizendo que esse jogo é uma obra-prima perdida nem nada, mas é um jogo completamente certinho de uma combinação de franquia/console onde eu menos esperava ver um jogo todo certinho e até divertido na vida. E é como a Game Informer disse na época (quando deu uma nota 8,25/10): "Podemos dizer honestamente que este jogo é mais divertido do que a versão PlayStation/Saturn".

O que também não é algo tão dificil assim, mas né?

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 121 (Novembro de 1997)


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 040 (Julho de 1997)


Edição 044 (Novembro de 1997)