sábado, 20 de maio de 2023

[#1112][Dez/94] WHIZZ


Whizz é um jogo de plataforma do Amiga de 1994, que no final de 1996 alguém pegou e decidiu "hã, a gente tem esse jogo de Amiga pronto, pq não apenas lançar ele para o Super Nintendo?", ao que minha reação não pode ser outra que senão:

Bem, existe um motivo.

Na época que esse jogo de plataforma isométrico da Titus sobre um coelho em um elegante smoking de mágico saiu para o Super Nintendo, o console de 16 bits já havia entrado em seu estado moribundo. O Nintendo 64 e o Playstation já estavam no mercado faziam alguns meses e o antigo console estava reduzido a jogos de alta simplicidade e baixa ambição conceitual.

Os jogos lançados para o Super Nintendo se resumiam a ports/compilações de clássicos do fliperama (como MR. DO ou MS. PAC-MAN), ou ports de jogos absurdamente simples que requeriam zero esforço para adaptar (como INCANTATION), já que o publico alvo do SNES a essa altura eram irmãos menores que herdaram o console abandonado conforme o filho mais velho migrou para o SNES/Nintendo 64. E como crianças não são conhecidas por exigir qualidade, publishers como a Titus tentavam ganhar pela quantidade - onde a biblioteca do Amiga é uma mina de jogos simplistas para serem explorados ad infinitum.

Basicamente o plano era atirar tudo na parede e o que colar, colou. E dificilmente você vai encontrar um jogo mais "qualquer coisa" do que esse Whizz aqui.

Nossa história aqui é que, como a lebre de Esopo, Whizz está participando de uma corrida com algum oponente não identificado - sim, nem se deram ao trabalho de criar o rival, vai vendo. Whizz tem um balão de ar quente, enquanto o oponente tem um dirigível mas por algum motivo nunca explicado ele tem que pousar o balão de vez em quando para atravessar uma pista de obstáculos abstrata. Vocês acharam que eu tava de sacanagem quando disse que é "taca qualquer coisa", né?

Seja como for, as regras são simples: o Whizz começa em uma extremidade, o balão de ar quente está na outra extremidade. O jogador deve chegar ao balão antes que o tempo acabe. Quando ele limpa três fases, ele começa uma nova rodada de mais três fases em outro mundo, e assim por diante. Classico raguru de plataforma você sabe como funciona.


O que é menos tradicional, entretanto, é que aqui temos um ângulo de câmera isométrico que lembra bastante SONIC 3D BLAST... ou mais precisamente como as pessoas acham que um jogo do Sonic devia ser, pq parece ninguém lembra que o ouriço tem uma inércia como se pesasse 83 toneladas de bunda, mas divago... o fato é que esse é mais ágil e o seu maior desafio aqui não são os inimigos e sim o cronometro nas fases.

Com efeito, os inimigos são o menor dos seus problemas dado que sua barra de vida é bem generosa e seu ataque suficientemente eficiente, o REAL problema mesmo é que você tem que gotta go fast para chegar ao final da fase em tempo e não é raro você completar a fase faltando apenas dois ou três segundos para terminar o tempo, a coisa é apertada desse jeito.


Para dificultar as coisas, existem barreiras que bloqueiam a passagem e exigem a busca de um power up especifico para quebrar aquela barreira (tipo uma barreira de gelo exige o power-up de gelo, a barreira de tijolos exige o power-up de tijolos e assim por diante). Então como seu tempo para terminar a fase é contado na unha, bem, você pode imaginar que sair por aí procurando power-ups não é algo que você pode fazer levianamente.

Tem também botões no chão que criam escadas, elevadores e pontes, e alguns deles até fazem com que foguetes decolem para o céu. E eu te digo que se você descobrir se esses foguetes fazem alguma coisa realmente, então você é uma pessoa melhor do que eu pq eu não percebi nenhuma diferença.

Por outro lado, sua incapacidade de cair do cenário suaviza um pouco o desafio, fazendo com que o limite de tempo seja realmente sua maior preocupação. Mas então, várias outras coisas também ajudam com o limite de tempo: a já citada velocidade com que Whizz se mexe, a abundancia de placas de sinalização mostrando o caminho e a lentidão com que esses segundos passam. Eu não sei, o jogo deve se passar em segundos europeus ou alguma coisa assim, pq eles passam num timing errado.

Enfim, é um jogo relativamente não terrível da Titus... o que é algo que não pode ser tomado como garantido... mas meio esquecível também. E por "meio" eu quero dizer BEM qualquer nota. Com efeito, a coisa mais notável a respeito desse jogo é sua campanha de marketing. 

Dentro do jogo, "Whizz" refere-se aos talentos mágicos do personagem do jogador (que poderes mágicos são esses eu desconheço, pq ele só pula e rodopia), sendo a abreviação de "Wizard". A coisa é que "whizz" também é uma giria para urinar, algo que o marketing do jogo não deixou passar em branco:


Yeah, sure, pq o nome do jogo ser "dar uma mijada" totalmente me faz morrer de vontadede jogar esse jogo ou dar ele para uma criança... que porra vocês tavam pensando, Titus?! Só que fica mais estranho que isso ainda, pq a Titus estava claramente doida na dorga.

Eu digo isso pq em 1997 esse jogo foi lançado para Saturn e Playstation pq... sério, pra que você lança um jogo medíocre de Amiga para os consoles da geração atual? Quer dizer, tá, eu entendo lançar em um console abandonado pq a esse ponto o Super Nintendo era o Polystation para dar de presente para crianças, mas quem é que compraria esse jogo na geração atual?

Imagina alguém decidindo: "hmm, o que eu vou comprar por fodendos SESSENTA DOLARES para jogar no Playstation? TOMB RAIDER RESIDENT EVIL ou esse jogo de Amiga que já era medíocre três anos atrás?". Sério Titus, apenas... pq?

Porém saibam vocês que o plano da Titus de lançar o jogo para Saturn e PS1 provavelmente não deu certo e dificilmente pagou os custos da operação, mas ao menos alguém caiu nesse golpe dado a review que podemos ler sobre o jogo no Gamefaqs:

If you bought Whizz with the intent to just le it sit around and horde it up, then this is also a terrible idea. That space in your hosue could be used to store something better, something that won’t make you feel ashamed of yourself for buying a terrible game about a rabbit man. You could have gotten a pot of flowers, a classy decoration, or even a meal at a fancy restaurant, but nope. You decided to buy this horrible game instead.
Agora, enquanto a raiva do cidadão aí é engraçada, ela totalmente não é justificada. Whizz não é um jogo tão terrível que desperte sentimentos tão iracíveis no jogador... com efeito, ele não desperta sentimento nenhum e esse é o ponto da coisa toda. Porém ainda sim se você gastou seu dinheiro comprando um jogo chamado MIJADA, bem, você não tem realmente a quem culpar senão a vc mesmo, não é verdade?

MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 044 (Novembro de 1997)