segunda-feira, 14 de junho de 2021

[SNES] THE FLINTSTONES (Fevereiro de 1995) [#706]

Quando se fala em adaptação cinematográfica de alguma coisa no anos 90, a primeira reação natural é ter um frio na espinha. A segunda é ter mais ainda, porque não existe força nesse universo que faça isso dar certo, no melhor cenário possível dá "ah, okay, não deu tão errado como eu achei que daria" como é o caso do primeiro filme do Mortal Kombat.

Mas quando se fala de adaptação de cartoons para a tela grande... meua migo...

A primeira regra desse blog é que nós nunca falamos sobre o filme do He-Man. A segunda regra desse blog é que nós sempre obedecemos a primeira regra.

Entretanto, há uma notável exceção aqui bem no coração negro angst edgelord dos anos 90: o filme dos Flintstones. Acredite você ou não, o filme dos Flintstones é uma boa adaptação do cartoon. Em grande parte porque o cast para Fred e Barney é o melhor que podia ser feito nos anos 90: com John Goodman como Fred Flintstone...

... Rick Moranis como Barney Rubble...


Até onde adaptações vão, o filme dos Flintstones tem sucesso em pegar o material base e adaptar para o cinema fiel ao conceito dos personagens, é realmente como assistir um grande episódio do cartoon e isso é raro em uma época em que os produtores não faziam a mais remota ideia de como alongar uma esquete de 20 minutos (as vezes de 5) em uma hora e meia. 

Mas não faziam ideia MESMO.

Imagens que você pode ouvir... infelizmente

Não é muito esse o problema, como eu disse os Flintstones de 1994 é uma boa adaptação. O problema mesmo é que o material original ... não é muito bom, na verdade. Quer dizer, os Flintstones tem um valor histórico imenso por ser o primeiro cartoon a ser levado a sério já que a série era na verdade um sitcom que passavam em horário nobre nos anos 60 e não o seu habitual bullshit de "mete qualquer merda porque é pra crianças". 

O fator histórico dos Flntstones é inegável, mas... bem, mas a animação é ruim, as piadas são sem graça, as histórias são esquecível e os personagens são apenas estereotipos dos anos 60 - o que pode não ter envelhecido tão bem quanto você acharia. Eu suponho que a piada da "esposa opressora megera porque tem bom senso" não é algo que se mais hoje em dia por um motivo, mas mesmo para os padrões da época os personagens eram chatos.

Quando eu era criança a única coisa que eu achava realmente legal sobre esse desenho era aqueles eletrodomésticos que eram usado a partir de animais pré-históricos, as vezes com a quebra de quarta parede sobre o quão ridicula a coisa toda era. Isso eu realmente gostava!

    
Nesse filme, Fred é o seu tipico "machão grosso mas que no fundo tem um bom coração", Wilma é a "a patroa killjoy no bullshit e que vive só pra gastar o dinheiro do marido que trabalha" dos anos 60 e por aí vai, o que é bem como as coisas funcionavam no cartoon. Então os problemas que esse filme tem são problemas carregados do material de origem, não é culpa da adaptação.

Com a adaptação em si eu tenho poucas questões contra, sendo a principal delas o plot principal... que não faz nenhum sentido. Veja, a história aqui é que Barney e Betty vão adotar seu filho Bam-Bam e para isso precisavam de dinheiro para... hã, o filme não diz exatamente para que você precisa de dinheiro emprestado para adotar uma criança mas suponho que ele precisava tirar seu nome do SERASA ou algo assim... eu sei lá. De qualquer forma isso cai na suspensão da descrença, não é ESSE meu problema com o plot do filme.

O cast desse filme foi muito especifico: "Para a Pedrita eu quero uma menina que pareça muito com as gemeas Olsen, mas que não seja tão cara quanto"


Então Fred ajudou Barney a conseguir adotar o seu filho, e Barney tem uma divida de gratidão com Fred, essa é a premissa inicial. Divida essa que Barney vê a oportunidade de pagar quando sua empresa faz um teste de aptidão para um cargo de vice presidente: ele troca sua prova com a do amigo menos intelectualmente dotado. Acontece que Barney era o cara mais esperto da empresa (o que não é dificil se sua competição é o Fred Flintstone, alguns neandertais e até mesmo um fucking macaco) e assim Fred fica com o emprego que seria dele.

Só que essa conveniente vaga de vice presidente é na verdade um estratagema do... Paul Atreides?


Duna tem realmente influencia em tudo, eu te digo... mas enfim, nosso menino magia Atreides quer dar um desfalque na empresa com um novo sistema automatizado e para isso ele precisa do imbecil mais mongoloide que encontrar para assinar as coisas sem ler no lugar dele.

E é aqui que o plot não faz sentido nenhum, porque para encontrar o burrão mais burraldo possível ele... promove um teste de inteligencia e escolhe o melhor colocado? Mas heim?

Olha, eu entendi o que eles quiseram fazer aqui. Uma parte do filme é Fred sendo escolhido como laranja no golpe porque é uma capivara de burro, e a outra é ele tem esse beef com o Barney e por isso a troca de testes. Só que o que ninguém se deu ao trabalho de fazer foi juntar uma ponta com a outra. Como que ninguém viu isso?


Hã... por outro lado, que problema mesmo?



Mas então, eu diria que enquanto o filme é geralmente fiel ao espirito do cartoon, é uma escolha incomum pra um filme dos Flintstones uma trama sobre... desfalques financeiros? Não totalmente fora de proposito porque explora bem Fred ser um taipa bem HOMÊ, mas definitivamente incomum.

Outra escolha incomum para esse filme é a Rosie O'Donnel como Betty. Eu não sei bem o que, mas algo parece deslocado aqui...


Hmm, talvez jamais saberemos o que parece fora do lugar aqui. De qualquer forma, tirando algumas escolhas, como eu disse, incomuns é um filme medíocre porque é uma adaptação fiel de um cartoon medíocre. 

E sabe o que mais combina com um filme mediano? Ora, é claro que sabe! É um jogo baseado nesse filme... 


... feito pela Ocean. É claro que foi... como não seria? Certo produção? Posso ir pra casa já? É um jogo de filme feito pela Ocean, não tem como possivelmente isso dar certo e todos sabemos disso. Hã? Como é que é? Eu tenho mesmo que jogar o jogo? Pra que... mas vá lá, talvez não seja tão ruim assim afinal, vai saber...


... hã, isso é surpreendentemente decente. Para um jogo da Ocean, isso é. Mas tudo funciona de forma razoavelmente decente, isso tem que ser dito. Ele pula quando tem que pular, a detecção de hit é funcional e os gráficos tentam emular o visual do filme. Verdade que o John Goodman em 16bits é um tanto quanto assustador, mas não dá pra não dizer que o jogo não tem um visual ... hum... único. Alguém poderia argumentar que é "único" porque ninguém mais quis ter pesadelos fazendo rostos digitalizados assim, mas essa pessoa seria insensível. Embora correta.

E o tanto quanto esse jogo é decente, ele é simplório também: um botão pula e outro ataca. E é isso, assim como foi no THE FLINTSTONES: The Surprise at Dinosaur Peak. Na verdade esse jogo parece uma versão moderna daquele, até a animação de se pendurar na beirada é bem parecido.

Eu sei que o John Goodman não é exatamente atlético, mas ele ficar sem folego como idle animation já é sacanagem

Na verdade eu iria além e diria que esse jogo até mesmo faz algumas gentilezas com o jogador, como por exemplo as armas que você arremessa (a bola de boliche para ataques rasteiros e as pedras para ataque aereos), a munição pode ser recuperada se ela não cair em um buraco nem nada. Isso é... bem legal, na verdade.

Só que isso não pode estar certo, um jogo da Ocean que não é constituído de ódio e rancor para contra o jogador? Não, não pode estar certo isso. Eu sinto que deveria parar de jogar na primeira fase enquanto estou ganhando, mas eu PRECISO saber o que esses desgraçados estão armando. Porque se tem uma coisa que eu sei nessa vida, é que os bastardos estão aprontando alguma coisa, ah isso eles estão!

VOCÊ NÃO SABE A HORA DE PARAR, SABE?

Eu parei quando eles me disseram que Supernatural tinha sido escrito só até a 5a temporada e depois era encheção de linguiça? Não, eu não parei!

E ELES ESTAVAM CERTOS.

Sim, mas isso não vem ao caso agora. Ou vem, pq eu realmente devia ter parado enquanto estava ganhando já que a segunda fase... é isso:


Agora eeeeeessa é a Ocean que todos conhecemos e odiamos. Após a primeira fase a Ocean sai do seu transe e o jogo volta ao seu bom e velho "eu" que todos conhecemos e odiamos. Como se fosse um arcade destinado a comer suas fichas com a fúria de mil sóis amarelos, o jogo se dedica com fúria a ser o mais cuzão possível, a começar por essa fase onde os bebês ficam quicando no teto do carro... que? Como... quem projetou um negócio desses? Onde esses caras tavam com a cabeça?

Tá, eu sei que os jogos dos Flintstones tem um histórico de descaso com o bem estar de crianças desde o infame jogo de PINTAR A PAREDE COM UM BEBÊ FECHADO DENTRO DA SALA, mas puta que o pariu, bebês quicando no teto do carro?

Sério, eu realmente queria estar no brainstorm desse jogo onde alguém decidiu "a segunda fase vai ser sobre bebês quicando no teto do carro pela cidade toda!". E como essa é a Ocean, não apenas a camera não mostra o carro e os bebês ao mesmo tempo (você sempre tem que escolher um e não ver o outro), como os bebês mudam de direção em pleno ar porque foda-e você e todos que você já amou nessa vida, é por isso.



Caso, de alguma forma sei lá como, você passe disso vai ver que esse é apenas o começo do pesadelo e a Ocean libera todo seu oceano de sofrimento e dor a partir desse ponto com seus shenanigans de sempre. 

Ah cara, olha essa plataforma que acaba enquanto claramente ainda tem gráfico de plataforma na tela! Classico Ocean move! Agora imagine o jogo repleto de momentos oceanicos assim, abarrotados, empilhados um em cima do outro! Apenas imagine! Imaginou? Pois enquanto você pensava a Ocean te faz perder duas vidas com pegadinhas de "AHÁ! TE PEGUEI!"


AH MAS VA CHUPAR UM PARAFUSO ATÉ VIRAR PREGO, OCEAN! Sério, que doença desses caras, que tesão que eles tem de fazer umas pegadinhas assim, é só desgraça mesmo nesse jogo caralho...

... e eu suponho que essa é a hora que eu deveria dizer que o jogo não tem checkpoints, então cada vez que você morrer volta até o começo da fase. Pois é. E isso e´algo que você vai fazer MUITO, porque não apenas o jogo não tem checkpoints como também não tem recuperação de energia. Você pode tomar três hits antes de morrer, mas a única forma de recuperar energia é, e eu não estou de zoeira com a sua cara, pegando uma vida extra. Sério.

Eu não sou exatamente um expert em dinossauros de todos os tempos, mas isso não parece uma coisa segura de ser feita. Eu acho.

Funciona assim: ao pegar um icone de vida extra você recupera um hit de dano. Se você pegar um com a energia cheia, AÍ ENTÃO ganha uma vida extra. E como você pode imaginar, vidas extras não são distribuidas como bala nesse jogo. Então meus mais sinceros parabens a Ocean por sair do seu caminho para INVENTAR um sistema de power up ferrado. Porque é claro que os já existiam não eram bons o bastante para ela, não, é claro que eles precisavam INVENTAR uma merda nova né?

Sério Ocean, qual é o teu problema? Pq vc me odeia tanto? O que foi que eu te fiz pra merecer tanto sofrimento e dor? Você pode ao menos me dizer?


É, parece que não.

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