quinta-feira, 7 de abril de 2022

[#857][SNES/MEGA] IZZY'S QUEST FOR THE OLYMPIC RINGS [Abril de 1995]


Eu vou dizer uma coisa pra vocês: eu gosto muito de jogos Olimpicos. A cada quatro anos o melhor do melhor do que o ser humano é capaz de fazer se reunem para ter o momento da sua vida. Anos de trabalho duro, de acordar as 5 da manhã para treinar, de viver com dor, de tentar todo e cada dia da sua vida ser o melhor que alguém pode fisicamente ser... tudo isso para esse momento de três semanas a cada quatro anos. É a receita para histórias do caralho, não?

Não sem razão, enquanto em qualquer esporte profissional quando um atleta vence ele comemora, faz um sambinha, dá um role com a galera, nas olimpiadas a reação mais comum é simplesmente desabar e chorar. Olimpiadas são uma coisa especial.

Como quando Kurt Angle ganhou a medalha de ouro with a broken freakin neck its true its damn true

E entre essas, as Olimpiadas de 1996, em particular, foram um evento particularmente marcante pra mim: eu tinha quebrado a perna, de modo que minha já limitada gama de opções de entretenimento de moleque pobre dos anos 90 ficou menor ainda. E para piorar, ainda mais eram férias de inverno, então eu literalmente não tinha nada pra fazer a não ser assistir TV. 

Por essa razão as Olimpiadas foram um grande evento pra mim porque era o que tinha. Verdade que a cobertura da TV era mediocre na época, ao contrário de hoje que temos uns 10 canais só de esportes cobrindo tudo o tempo todo, eu só tinha a TV aberta então... boa sorte com isso. 

Na tela de Start/Options vc tem que esperar essa animação terminar antes de poder mexer o cursor, o que leva aproximadamente 10 segundos. Yesh, esse definitivamente é um começo pouco auspicioso...

Esportes que não tinham brasileiros então, vixi... Seja como for, foi um grande acontecimento numa época que não tinha acontecimento nenhum na minha vida (eu tinha até um caderno de anotações com o quadro de medalhas e outras informações que eu conseguia reunir numa época sem internet).

Isso sendo dito, sim, eu sempre estive ciente de que fizeram um jogo de plataforma com o mascote das olimpiadas de 96. E embora eu tenha alugado o jogo das olimpiadas mesmo jogos de minigames não sendo minha coisa, eu nunca realmente me interessei pelas aventuras do nosso camarada Izzy. Enquanto em 1996 eu não saberia dizer o motivo exatamente, hoje (especialmente depois de 856 reviews) é bem fácil apontar o que tem de errado com esse jogo:

U.S. Gold. Esse pesadelo britanico (apesar do nome, ela não é americana - ela tem esse nome porque ela buscava trazer os melhores jogos da América para o Reino Unido, daí o nome "ouro estadunidense") é conhecida por  causar terror no coração dos gamers por onde passa. INDIANA JONES AND THE LAST CRUSADE do Master System (aquele infame que o seu chicote tem munição), o port tenebroso de OUT RUN para Mega Drive que roda a 5 frames por segundo... a lista é longa, se tem esse selo dourado o terror é certo.

Então a esse ponto suponho que não é realmente estranho a U.S. Gold fazer um jogo caça-níquel do mascote das Olímpiadas pq isso vai vender não importa o quão ruim o jogo em si seja. E uma coisa que você nunca quer fazer com alguém que só se importa por vender por atacado é dizer que você pode fazer qualquer bosta que vai vender... e literalmente qualquer bosta eles fizeram. Verdade que a U.S. Gold tinha a filosofia de que o importa era o nome famoso e foda-se o jogo, mas taqueopareo, eu não achava que era possível tocar o foda-se a estes níveis...

No papel, Izzy é o jogo de plataforma mais plataformeiro que jamais plataformou: você tem um mascote, você pula, você coleta moedas, aqui e acolá você tem um power up. Como eu disse, plataforma em seu plataformest. O problema é que é um jogo de plataforma pela U.S. Gold, então de alguma forma ele consegue NÃO ACERTAR EM ABSOLUTAMENTE NADA. Sério, chega a ser poético como nada nesse jogo funciona. Senão vejamos a seguir.

Pra começar, o seu boneco pula. Certo... o problema é que ele só pula e deu. Não tem outro ataque, não tem itens, não tem nada, só pula na cabeça dos inimigos. Tá, certo, existem alguns jogos que são básicos assim e até mesmo jogos bons como SUPER MARIO WORLD ou DONKEY KONG COUNTRY. O problema é que existe uma pequeeeeeeena diferença entre a Nintendo e a U.S. Gold...

Então a primeira coisa é que a detecção de colisão nesse jogo é uma das coisas mais cagadas que eu já vi na vida. Você pula em cima do inimigo e qualquer coisa pode acontecer. Você vai tomar dano? O inimigo vai ser derrotado? Você vai apenas atravessar ele? Não tem como saber, o jogo é mal programado desse jeito!

Isso é completamente inaceitável para qualquer jogo em qualquer momento da história, mas em 1995 é absurda, duplamente, quadruplamente, dançutaplamente inaceitável! Mesmo para os padrões da U.S. Gold, como o simples ato de pular na cabeça dos inimigos consegue ser tão zoado?

Mas seguindo adiante, pular nos inimigos não tem só o problema do resultado ser uma bosta, tem um problema MUITO maior - não parecia ser possível, mas tem. Quer dizer, quando você pula... o que acontece é isso:


Mas que caceta, para quieto com essa camera! Sem mentira, essa merda me deu tontura! É como se alguém tivesse pego a desgraça de BUBSY in: CLAW ENCOUNTERS OF FURRED KIND e pensou "uau, esse jogo é muito ruim mas não realmente faz as pessoas se sentirem fisicamente mal, sabe?".

Desde JIM POWER: THE LOST DIMENSION IN 3-D que eu não jogava um jogo que literalmente me fazia ter que parar o jogo lavar o rosto pq o jogo tava me fazendo passar mal. E ISSO NÃO É ALGO DO QUE UM JOGO DEVERIA SE ORGULHAR! Sério, o quanto vc precisa ferrar com um jogo pra um jogo de plataforma fazer o jogador sentir tontura? Em um jogo de plataforma? Sério?

Cacete de agulha mesmo... 

Jogos comuns se apegam a coisas triviais como você enxergar o seu personagem na tela, estamos falando aqui de gameplay olimpico revolucionário!

Depois disso, o que resta pra dizer nesse jogo não é nada do que alguém definitivamente deveria se orgulhar: imagine SONIC THE HEDGEHOG (que já não é um jogo que eu particularmente sou fã) só que feito por um desenvolvedor europeu para Amiga. Se isso não é a descrição vivida dos poços do inferno borbulhando em piche e dor, eu não sei o que mais poderia ser. Sonic. Só que feito para o Amiga. Imagine. Apenas imagine. Agora não imagine mais, pq Izzy's é esse jogo.

Como um clássico jogo de plataforma para Amiga, a tela é atulhada, abarrotada de itens que não servem para absolutamente bosta nenhuma senão atulhar e abarrotar a tela, o personagem se move mais rápido do que a programação feita com a bunda desse jogo consegue lidar. Ou pelo menos em metade do tempo, pq na outra metade do tempo a programação digitada com a bunda literalmente não consegue lidar e o jogo tem slowdowns que eu não via desde os dias do Master System. Putamerda, eu não achava que era possível cagar tanto na programação de um jogo, nem a Ocean conseguia fazer jogos com tão pouca vontade, mas vão se foder pintados em acetona!

Parece que eu to repetindo os GIFs, mas a verdade é que o jogo só tem três cenários: Grécia, Hades e Lua. Because Olimpiada.

O que mais falta? Os backgrounds são bem qualquer nota para um jogo de 1995, a o mascote em si parece o Dollynho azul - só que isso não é culpa do jogo, o mascote das olimpiadas que era uma bosta mesmo. O que É culpa do jogo é que os gráficos desse jogo são tão ruins que eles não se deram ao trabalho de recortar o .png do protagonista direito! Sério!


A coisa mais incrível sobre isso é que, por mais ruins que sejam os gráficos, os efeitos sonoros de alguma forma são piores. Eu não costumo reclamar muito dos sons em um jogo (raramente eu dedico mais do que um paragrafo a isso, quando falo), mas esses são foda. Cada item que eu toco faz um som incrivelmente irritante, e como eu disse a tela é abarrotada de lixo pra pegar. Todos os lugares estão cobertos de moedas e coisas brilhantes, e todos fazem barulho.

E, ah sim, os power ups, quase que eu tinha esquecido dos power ups mas suponho que vocês vão entender o porque e até concordar pq eu esqueci deles:


9 segundos. É isso, os "power ups" duram nem 10 segundos e como você pode ver não dão nada que você não conseguiria melhor andando. Com efeito eles atrapalham, pq é pior do que se voce apenas andasse. O power up do taco de softball, por exemplo, te impede de pular em troca de ter um ataque bosta por poucos segundos e com alguns pixels de alcance. 

Alias falando nisso, não que isso seja um problema considerando tudo que esse jogo faz de errado, mas... as habilidades olimpicas que Izzy ganha são bem pouco olimpicas. Quer dizer, dardo e softball são esportes olimpicos, okay, mas skate não era um esporte olimpico na época, asa delta não é até hoje e... um foguete? Sério? Ser um foguete é um esporte olimpico? Okay...

Vcs acham que eu tava de má vontade com o jogo, mas os power ups duram isso aí mesmo que vocês tão vendo

De qualquer forma, esse jogo em que você tem que roubar os anéis olimpicos dos seus guardiões (então a gente joga com o bad guy, hã olha só) consegue a façanha de não fazer absolutamente nada certo. Mas nada mesmo, o que é uma façanha até mesmo a U.S. Gold. Quer dizer, pelo simples fenomeno das estatisticas ALGUMA COISA esse jogo teria que fazer certo, apenas pelo acaso. Mas não, nada nesse jogo funciona, é inacreditável.

Esse jogo não apenas é um dos piores jogos de plataforma de todos os tempos, como matou inteiramente a ideia de fazer jogos de mascotes esportivos. Então se nunca tivemos um Fuleco's Adventure, culpe a U.S. Gold. Maldita seja.

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 067 (Setembro de 1994)


Edição 099 (Janeiro de 1996)


MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 025 (Abril de 1996)