E quando Moisés desceu do monte Sinai, os hebreus lhe perguntaram ansiosos o que Deus havia lhe dito lá em cima. Moisés, vendo a aflição do seu povo, então lhes disse solenemente:
"Umas parada ae, mas o que realmente importa é que ele mandou que todo videogame tenha uma versão de Tetris".
True story.
Então Tetrisphere é, obviamente, o Tetris do Nintendo 64. Provavelmente feito pela BPS pq é meio do que esses safados viviam, fazer novas "versões" de Tetris que era essencialmente Tetris com algum modo de jogo extra como TETRIS 2, TETRIS BATTLE GAIDEN, TETRIS 2 + BOMBLISS, SUPER TETRIS 3... e por aí vai. Então, é, tenho bastante certeza que esse jogo não é nada senão a versão 4786 de Tetris de Bulletproof Software...
|
"Não, cara, o meu jogo pra Nintendo 64 é o The New Tetris, não tenho nada a ver com isso daí não" |
Espera, o que...? Que é esse jogo é esse, então?
Então, para começar esse jogo não foi pensado para ser Tetris e menos ainda no Nintendo 64. Originalmente, ele deveria se chamar Phear e ser lançado no Atari Jaguar. O que teria acontecido e absolutamente ninguém jamais teria ouvido falar desse jogo pq quem caralhas se importa com o Jaguar, amirite? Com efeito, as pessoas se importavam tão pouco com o Jaguar que o console subiu no telhado e esse "Phear" ficou quicando na area pronto pra empurrar pro gol.
Ao que a Nintendo, que precisava urgentemente de mais títulos lançados para o seu então jovem console Nintendo 64, mandou um
E por acaso a Nintendo estava sentada numa licença de Tetris, então eles estavam tacando esse nome uber famoso e que sempre atraia atenção em qualquer puzzle mesmo que não fosse exatamente Tetris, como eles tinham feito com
TETRIS ATTACK.
Mas agora que sabemos que esse jogo não é Tetris exatamente... o que ele é, afinal? Bem, ele é um puzzle incrível e viciante, é isso que ele é!
A principio, olhando uma primeira vez, Tetrisphere parece arcano e indecifravel, porém quando você entende o que tem que fazer ele se torna bastante simples... o que é algo que é dito de qualquer jogo arcano e indecifravel ever, porém nesse caso realmente é verdade.
Veja, o jogo te dá uma peça com determinado formato, e você tem que jogar ela de modo que três (ou mais) peças do mesmo formato se toquem. Se isso acontecer, elas desaparecem.
A outra coisa que vc pode fazer é que quando vc está no controle de uma peça, você pode movimentar as peças desse formato na esfera. Isso faz com que vc não dependa apenas da sorte de encontrar uma para jogar uma peça para formar três, mas permite com que você faça combos ultradinamicos irados do futuro arrumando tudo bonitinho para então causar o estrago:
E é isso o que você pode fazer no jogo. Como eu disse, parece arcano e indecifrável a primeira vista mas não é tão terrível assim uma vez que você entendeu, né?
TÁ, MAS ENTÃO EU USO ISSO PARA ELIMINAR AS PEÇAS INDEFINIDAMENTE... PARECE TETRIS PRA MIM. EM 3D, MAS TETRIS.
Então...
Não exatamente, e é aqui que Tetrisphere se torna sua própria coisa. Uma coisa viciante e altamente divertida, saiba você. Em primeiro lugar, o que dá o limite de tempo para você agir é que a camera vai se aproximando da esfera enquanto vc não solta uma peça e se encostar você perde uma energia. Se você largar uma peça que não elimine nada tambem perde uma energia, perdeu três energias é game over.
Mas tá, não é isso o grande segredo desse jogo e sim o seguinte: seu objetivo aqui não é eliminar todas as peças da esfera e sim eliminar peças para cavar um buraco na esfera. O objetivo exato varia conforme o modo de jogo, mas essencialmente vc precisa abrir um buraco para chegar ao nucleo dela.
Parece simples, mas é nas complicações que reside a graça de um puzzle. Muito tipicamente, uma peça que você deseja que desapareça está se escondendo atrás de outro bloco. Você sabe que é importante remover essa peça, mas simplesmente não tem uma maneira prática de fazer isso.
Então você começa a escavar a peça acima dela, resmungando consigo mesmo que o jogo não te dá a peça que você precisa e você tem que colocar a peça que você tem em outro lugar até que o deus do Tetris decida te dar a porra de um quadrado pra você continuar sua escavação.
Mas então você finalmente consegue fazer um combo e uma reação em cadeia limpa o caminho e o bloco safado agora está vulneravel! No minuto em que você encontra outra peça correspondente, você a limpa do seu caminho e o nucleo da esfera resplandece em toda sua glória brilhante, como um vulcão que entra em erupção, sua lava vai espalhar e verá toda fúria do dragão!
Tá, okay, eu sei que descrevendo tudo isso soa bem confuso, mas acredite que descrever é mais difícil do que jogar. Jogando você se sente o fodendo Bruce Willis escavando um planeta inóspito em busca de rachar o seu nucleo!
EU NÃO ACHO QUE O BRUCE WILLIS JÁ TENTOU RACHAR O NUCLEO DE ALGUM PLANETA...
Olha, Armageddon é o único filme que eu conheço sobre escavação, tá? Hmm, tá, tem O Nucleo, mas eles não tentam destruir nada lá então não conta. Seja como for, o meu ponto aqui é que o conceito do jogo é realmente bastante simples, porém repleto de nuances intrincadas na sua execução e é exatamente isso que faz um grande puzzle!
Um aspecto do jogo que se sai melhor do que eu esperaria é a trilha sonora. A batida eletronica que sai dos alto-falantes é okay, mas o que realmente adiciona aquele tapa de dopamina no puzzle são os efeitos sonoros IMENSAMENTE satisfatórios desse jogo, pouta que o pareo como é gostoso eliminar peças e fazer combos pq os sons correspondentes são muito bons!
Adicione a isso vários modos de jogo com objetivos diferentes (embora nenhum fuja muito da ideia de escavar a esfera, são apenas variações disso) e isso tudo faz um dos melhores puzzles do Nintendo 64. Nah, um dos melhores puzzles que eu já joguei!
Ah, e como não poderia deixar de faltar, tambem tem o modo de dois jogadores obrigatório, o que torna algumas sessões de jogo frenéticas e repletas de xingamentos quando o combo do coleguinha coloca peças inquebraveis na sua esfera... eu acho, não é como se eu tivesse o minimo contato humano para experimentar algo do tipo... ou de qualquer tipo.... meu deus que solidão infinita... mas onde eu estava?
Ah, sim, Tetrisphere pode ter passado batido como apenas mais uma versão de Tetris com algum modo novo de jogo que nem é tão novo assim, mas a verdade é que é sua própria coisa e uma incrível a respeito disso. O que alias me chamou atenção é que esse é o jogo 25 que eu falo para o Nintendo 64, o que é bem pouco para um console com mais de um ano de vida, porém é o terceiro "The Best of" dele também.
O que pode não parecer muito, mas 3 em 25 é uma média impressionantemente alta e dá pra ver que a Nintendo estava apostando em qualidade sobre quantidade aqui. Seriam eles capazes de manter tamanho padrão? Eu acho dificil, mas é o que veremos nos próximos meses... ou anos.
MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 117 (Julho de 1997)
Edição 121 (Novembro de 1997)
MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 042 (Setembro de 1997)
MATÉRIA NA GAMERS
Edição 023 (Outubro de 1997)