sexta-feira, 27 de junho de 2025

[#1498][Abr/2000] STAR WARS EPISODE I: Jedi Power Battles

Então... isso é um pouco estranho. Veja, eu podia jurar que já tinha falado sobre esse jogo. Juro mesmo. Mas não, acontece que a confusão provavelmente vem do fato de haver dois jogos baseados exatamente no mesmo filme. É, dois. Ou, para citar aquela frase memorável de Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma:

Assim como o próprio STAR WARS EPISODE 1: The Phantom Menace, Jedi Power Battles é um hack and slash. O STAR WARS EPISODE 1: The Phantom Menace original foi desenvolvido pela lendária Big Ape Productions. Você deve se lembrar deles por clássicos que causaram corridas as lojas e adoração irrestrita na crítica, como HERC'S ADVENTURES e THE SIMPSONS WRESTLING GAME. Aquele jogo era... vamos ser generosos e o chamar de funcional, okay?

Entra a própria a LucasArts, dando uma olhada naquela bagunça e dizendo : "Não, não, não. Não podemos deixar isso acontecer. Esta é a nossa propriedade intelectual bilionária — não podemos ter um jogo medíocre por aí manchando o nome de Jar Jar Binks!" Então, eles arregaçaram as mangas, estalaram os dedos e disseram: "Vamos fazer nosso próprio jogo do Episódio I. Um que não seja apenas vagamente funcional... mas um dedinho acima do vagamente funcional!"

...

Espera, o quê?


Então, boas notícias primeiro — porque gostamos de manter o clima de "copo meio cheio" por aqui!

...DESDE QUANDO?

Não vamos entrar em aspectos tecnicos aqui, Jorge. A questão é: Jedi Power Battles é, em alguns pontos, um jogo melhor que STAR WARS EPISODE 1: The Phantom Menace! Yay! Toca a banda da cantina, Cascão! Com efeito, acho até que podemos dizer que passamos de "quase funcional" para "ei, isso é meio divertido com um amigo depois de uns drinques!".


Ainda é um hack-and-slash, sim — mas, desta vez, é um hack-and-slash para dois jogadores! O que instantaneamente faz tudo parecer 37% mais divertido. Os personagens se movem com mais agilidade, como Jedi de verdade. E olha só: você pode rebater disparos de blaster com um botão de defesa de verdade e não segurando o botão de ataque como no último jogo - o que não exatamente funciona nada bem em um jogo que é sobre macetar o botão de ataque repetidamente.

Os controles estão mais precisos. O movimento é mais rápido. E a seleção de personagens muito melhor. Você pode até jogar como o Mestre Jedi Plo Koon — porque quando você pensa em "ícone de Star Wars", obviamente ele está no topo da lista. Em um mundo ideal, teriamos uma DLC que permite você jogar com o mestre jedi Sypho Dias, mas não dá pro brasileiro ser feliz sempre. E os gráficos também estão um pouco melhores (especialmente na versão de Dreamcast, obviamente). Não o suficiente para explodir seus lekku, mas ei — progresso é progresso.


E sim, você usa poderes Jedi de verdade desta vez! Como o icônico disparo de meleca verde da Força! Sabe, aquela coisa que todo Jedi usa o tempo todo... né? E não vamos esquecer da Estrela da Invulnerabilidade do Jedi Super Mario — um power-up brilhante, cintilante e que te dá invencibilidade por alguns segundos, saído diretamente de... sei lá, Super Star Wars Kart?

Devo ter perdido essa parte nos filmes. Talvez esteja enterrada em alguma história em quadrinhos obscura de Legends onde Mace Windu luta contra Darth Waluigi ou algo assim.

Então, finalmente conseguimos. Um jogo de hack-and-slash estilo Star Wars para dois jogadores, onde você pode usar poderes Jedi! Mesmo que esses poderes incluam... digamos... algumas liberdades criativas. Ainda assim, o que possivelmente poderia dar errado?

Bem... algumas coisas.

Em primeiro lugar, Jedi Power Battles não é exatamente o que você chamaria de o jogo mais bem programado já feito. A hit detection é desleixada e o feedback que o jogo te dá quando você "acerta" alguma coisa é praticamente inexistente.

E veja, eu não sou um sommelier exigente em game design. Eu não exijo que todo jogo tenha a de um Souls ou algo do tipo. Mas aqui vai meu humilde pedido: em um jogo que é 100% sobre BATER EM COISAS COM SABRES DE LUZ, será que é realmente pedir demais SER SATISFATÓRIO BATER NAS COISAS COM SABRES DE LUZ?

Aparentemente, é pedir muito sim. Porque em Jedi Power Battles na maior parte do tempo vc balança seu bastão luminoso e fica e se perguntando o tempo todo: "Espera aí... isso acertou? Eu causei dano naquele droide?" Nada tem peso. Nada causa impacto. E o resultado é uma experiência de combate que parece mole, flutuante e completamente medíocre.

As lutas contra chefes, em particular, são as piores culpadas disso. Você vai atacar algum Sith ou droide gigante pelo que parece uma eternidade, e o jogo não dá nenhum feedback sobre se seus golpes estão acertando, causando dano ou sequer fazendo qualquer coisa. Sinceramente, se você está projetando um jogo inteiramente voltado para combate com sabre de luz e estraga a "sensação de impacto", é como fazer um jogo de corrida em que os carros não passam a sensação de acelerar. Essa é a definição perfeita de jogabilidade medíocre, se é que já vi uma.

O level design é... bem, "sem graça" é um termo gentil. Honestamente, chamá-lo de "sem inspiração" seria como dizer que Tatooine é "tem um pouco de areia". E se você já jogou STAR WARS EPISODE 1: The Phantom Menace, prepare-se para um déjà porque estamos falando dos mesmos cenários aqui. Eu entendo — ambos são baseados no mesmo filme, então, naturalmente, compartilharão os mesmos cenários gerais. Mas, qualé, LucasArts, me dê algo para trabalhar aqui. Pelo menos reorganize os móveis.

Pior ainda, o design é totalmente linear. Tá, eu também não sou o maior fã da abordagem "para onde diabos eu vou agora?" do jogo TPM original mas Jedi Power Battles vai totalmente no sentido: é um simulador de corredor. Sem exploração, sem surpresas, sem desvios. Basta andar para a direita, bater nas coisas e repetir.

Ele se inclina muito mais para um beat'em-up tradicional do que para um jogo de plataforma 3D intrincado, o que poderia ser bom se o combate fosse satisfatório. Mas, como já mencionamos, esse definitivamente não é o caso aqui.

Ah, e já mencionei os picos de dificuldade? Porque de vez em quando, o jogo decide meter uma Ordem 66 no seu Jedi. De repente, todos os droides, torres, aprendizes Sith e a mãe de todo mundo está te atacando ao mesmo tempo, empilhando seu personagem como se você fosse o último pãozinho no pão de queijo com leite de Bantha. E o modo cooperativo nem sempre ajuda — significa apenas que vocês dois são vaporizados em estéreo.

Então, sim, entre o design de níveis sem graça, os ambientes reciclados e os picos aleatórios de dificuldade que parecem que o jogo está tentando ativamente te punir por jogá-lo, Jedi Power Battles vai de "talvez isso seja divertido" para "talvez eu devesse ter assistido ao filme novamente... até mesmo à corrida de pods que dura meia hora mais do que precisava".

Então, como você provavelmente percebeu, minha reação a este jogo não é exatamente uma explosão de entusiasmo que chocaria o equilibrio dos midiclorians. É melhor que o jogo anterior, STAR WARS EPISODE 1: The Phantom Menace? Depende do que vc está avaliando. Quer dizer, jogos cooperativos de hack-n-slash para dois jogadores — especialmente os com temática de Star Wars — já eram uma espécie em extinção no início dos anos 2000, então acho que ele merece algum crédito por simplesmente existir e ser funcional. Você pode se divertir bastante com um amigo, desde que sua amizade sobreviva a alguns controles ruins e ao ocasional momento de "porra, tu caiu daquela beirada de novo, seu animal de teta?".

Mas para um jogador? Honestamente, eu ficaria com o outro jogo. Pelo menos este tentou dar uma repaginada com uma variedade de missões, mesmo que às vezes seja "busca de encontrar a porta em uma geometria estranha". Não que eu recomende nenhum dos dois, claro, mas o menos pior depende do que vc quer.

Jedi Power Battles funciona. Por pouco. E no mundo das adaptações licenciadas para filmes, isso já supera as expectativas. Mas "um pouco acima da média" não é exatamente algo para escrever para casa a respeito — a menos que sua casa seja em uma fazenda de umidade em Tatooine e você esteja realmente desesperado por notícias. Claro, você pode desbloquear Darth Maul como um personagem jogável, o que parece incrível... até você perceber que isso exige jogar o jogo inteiro duas vezes, o que é menos incrível.

No fim das contas, Jedi Power Battles é tão sem graça e esquecível quanto um jogo licenciado pode ser. O que faz com que o que vou dizer a seguir pareça que eu estou inventando, mas juro que não estou: em 2025, a Aspyr remasterizou este jogo para um lançamento moderno.

Tá, eu entendo — remasterização é meio que a praia da Aspyr. Tomb Raider Collection, Soul Reaver, Star Wars: KOTOR, The Force Unleashed — eles vivem de ressuscitar  títulos empoeirados. E, claro, eles já têm a licença de Star Wars na mão pra fazer isso faz algum tempo.

Mas... Batalhas de Poder Jedi? Sério?

Quer dizer, que tipo de pesquisa de mercado vocês fizeram? Existia um movimento underground secreto implorando para reviver este jogo em glorioso 4K a 60 FPS? Alguém descobriu uma profecia jedi em um cofre da LucasArts que dizia "remasterize Batalhas de Poder Jedi ou a galáxia queimará"? De todas as coisas, este foi o seu cavalo de batalha escolhido? Vocês tem certeza que é aqui que querem investir o seu dinheiro?

Bem, suponho que os videogames, assim como a Força, ajam de maneiras misteriosas...

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