domingo, 24 de abril de 2022

[#866][SNES] SCOOBY-DOO MYSTERY [Novembro de 1995]


Frequentemente quando se discute a famosa disputa entre o Super Nintendo e Mega Drive, dois jogos em particular são citados para ilustrar a diferença entre os dois consoles. Isso porque frequentemente os jogos eram montados basicamente iguais... com a diferença que o Mega Drive tem menos cores que uma caixa de lapis de cor comprada no R$1,99, e o chip de som soa como um lobisomem com impotencia tentando se transformar durante um ataque de asma.

Esses dois jogos, entretanto, são radicalmente diferentes na sua versão de SNES e Mega Drive: DISNEY'S ALADDIN e o jogo do SCOOBY-DOO MYSTERY. Só que enquanto no caso das noites da Arábia e os dias também é sempre tão quente mas faz com que a gente se sinta tão bem é incrívelmente superior no console da Nintendo, no caso de Scooby-Doo ... é complicado. E eu digo isso porque um jogo não é melhor do que o outro, dado que eles tentam coisas bastante diferentes.

sexta-feira, 22 de abril de 2022

[#865][SNES] BREATH OF FIRE 2 [Dezembro de 1994]

Como eu tenho dito regularmente nos ultimos tempos, nessa época da metade dos anos 90 a Capcom estava com a bacurinha em chamas e envolvida em trocentos projetos ao mesmo tempo. Quer dizer, eu literalmente falo disso aqui frequentemente pq todo o ponto desse blog é falar justamente desse projetos (entre outros). Pois bem, então chegamos hoje em um caso que eu estava bastante curioso para atingir: o dia que a Capcom tentou fazer um jRPG. 

terça-feira, 19 de abril de 2022

[#864][SAT] STEAMGEAR MASH [Setembro de 1995]


O jogo de hoje nunca foi lançado no ocidente, então todo manual do jogo está obviamente em japonês. Como eu sou um baka gaijin, não tenho muita certeza de qual é realmente a história desse jogo. Assim sendo, interpretarei no melhor da minha sensibilidade artistica - o que, felizmente, é imensa.

segunda-feira, 18 de abril de 2022

[#863][MEGA] LIGHT CRUSADER [Dezembro de 1995]

Hã, isso é estranho. Deveras estranho, com efeito. Quer dizer, a Treasure é a empresa que mais sabia tirar dos recursos do Mega Drive - bem mais que até do que a Sega entendia do seu próprio hardware, pq a Sega é pateta desse jeito, um ponto que eu repito frequentemente aqui. E não sem razão os jogos da Treasure eram (e ainda são) muito reconhecidos no Mega Drive: jogos como DYNAMITE HEADDY ou GUNSTAR HEROES são jogos que fazem o console cantar fino no que ele era capaz de fazer.

E por isso mesmo é bastante estranho que justo a Treasure tenha um action RPG totalmente obscuro. E nem é que EU nunca ouvi falar (já que eu tive uma familia que me amava eu cresci com o console bom), ele frequentemente figura em lista de jogos obscuros. Mas pq um jogo logo da Treasure,  que foi devidamente lançado no ocidente, seria "obscuro"?

domingo, 17 de abril de 2022

[#862][MULTI] ZOOP [Junho de 1995]

Como você sabe que está vendo um produto tipico dos anos 90, mas anos 90 raizão mesmo, 90tão da massa? Várias formas, mas uma das mais garantidas é verificar se ele parece com isso:


Ou no caso do equivalente videogamistico, a capa dele parece isso:


Yep, definitivamente tão anos 90 quano 90 podem ser.

sábado, 16 de abril de 2022

[#861][MEGA] FÉRIAS FRUSTRADAS DO PICA-PAU [Outubro de 1995]

Eis aqui um jogo ruim, horrendo, catastrófico... que é diferente do que trabalhamos aqui habitualmente. Isso porque normalmente jogos ruins são feitos por caras que realmente estão pouco ou nada se fodendo para o jogo. O bom e velho "taca qualquer bosta que esses trouxas só vão perceber quando eu já estiver com o dinheiro no bolso" pelo qual a Ocean, por exemplo, é tão conhecida. Outra categoria de jogo ruim são os lixos europeus, mas isso é mais por uma limitação técnica já que os coitados tinham para trabalhar lixos termonucleares como o Amiga ou ZX-Spectrum. Enfim, esses são os tipos de jogos ruins que eu normalmente encontro por aqui, mas o de hoje não é isso.

O jogo terrível de hoje é um jogo que genuinamente estava tentando acertar, que queria muito acertar e não conseguiu por pura falta de conhecimento tecnico, de experiencia mesmo. Mas a boa intenção estava lá. Como eu sei disso? Bem simples, o jogo de hoje é o primeiro jogo para consoles feito 100% no Brasil em todos os tempos.

sexta-feira, 15 de abril de 2022

[#860][SNES] MEGA MAN X3 [Janeiro de 1996]


Se tem uma coisa que eu digo frequentemente aqui (além de "se tem uma coisa que eu digo frequentemente aqui") é que Mega Man é como pizza: até quando é ruim é bom. Isso porque tendo resenhado já SETE jogos do bombardeiro azul em cinco anos de blog (quatro da série principal, uma coletanea e dois da série X), todos os jogos do menino-robo ciano são no minimo decentes. 

O que é meio que verdade para todos os jogos feitos pela Capcom, é muito raro eles terem um "The Worst Of" mesmo sendo a desenvolvedora mais prolifica (apenas atrás da Sega, mas a Sega distribuiu muito jogo feito por terceiros enquanto a Capcom faz quase tudo em casa). Nunca aconteceu de eu estar jogando um jogo do Mega Man e dizer "minha nossa senhora da hipocondria apocrifa, isso aqui tá uma bela bosta!".

Pois bem, por volta da minha segunda ou terceira fase de Mega Man X3 eu tive que parar, baixar o controle e dizer: "minha nossa senhora da hipocondria apocrifa, isso aqui tá uma bela bosta!". Nada mais é sagrado. Mas vamos começar do começo...

quinta-feira, 14 de abril de 2022

[#859][SNES] FINAL FIGHT 3 [Dezembro de 1995]

Final Fight e sua tradição de capas totalmente excelentes, como aqui que por algum motivo o Guy parece um cara que só entrou na rua errada e não faz ideia do que tá acontecendo, ou a Lucia fazendo sua melhor cara de megera louca

Nos anos 90 a Capcom tinha o modus operandi de fazer um jogo realmente bom - colocar genuíno esforço e qualidade nele (o que eles tinham de sobra), e então depois disso explorar sua engine já pronta anualmente lançando "patches" na forma de continuações que não são novos jogos, e sim o mesmo jogo com pequenas atualizações e novas fases. O que hoje seria um season pass, mas na época só lançando um jogo novo mesmo. Mas suponho que depois de 16 versões de STREET FIGHTER II e mais de 10 Mega Mans eu não realmente precise explicar isso, é como a Capcom rola.

Então para surpresa de absolutamente zero pessoas, eu poderia encerrar essa review já agora dizendo que Final Fight 3 é só um patch de atualização de Final Fight 2, ou seja é essencialmente o mesmo jogo com pequenos upgrades e novas fases... o que em um beat'm um quer dizer basicamente novos cenários de fundo, ja que a jogabilidade é sempre a mesma.

Porém como aqui a gente faz as coisas direito, nós vamos ao encontro do mais forte!

quarta-feira, 13 de abril de 2022

[#858][SNES] SUPER MARIO RPG: Legend of the Seven Stars [Março de 1996]

Estamos na metade de 1994 e a Squaresoft está em uma posição bastante curiosa no mercado dos games: seu carro chefe são os jRPGs, todo mundo sabe disso, e ela definitivamente é a mais bem sucedida no genero em um número de vendas no ocidente. O curioso disso, no entando, é que no seu próprio mercado interno ela não tem essa liderança, e para piorar a situação o mercado japonês de RPGs era maior que o mercado do resto do mundo nessa categoria.

Então para crescer a Square tinha apenas duas opções: peitar a popularidade de Dragon Quest da Enix no Japão, ou convencer o resto do mundo a jogar esse genero que tem que ler coisas e o gameplay é basicamente escolher menus.

A Square escolheu desbravar o mundo do que tentar destronar Dragon Quest. Obviamente. 

quinta-feira, 7 de abril de 2022

[#857][SNES/MEGA] IZZY'S QUEST FOR THE OLYMPIC RINGS [Abril de 1995]


Eu vou dizer uma coisa pra vocês: eu gosto muito de jogos Olimpicos. A cada quatro anos o melhor do melhor do que o ser humano é capaz de fazer se reunem para ter o momento da sua vida. Anos de trabalho duro, de acordar as 5 da manhã para treinar, de viver com dor, de tentar todo e cada dia da sua vida ser o melhor que alguém pode fisicamente ser... tudo isso para esse momento de três semanas a cada quatro anos. É a receita para histórias do caralho, não?

Não sem razão, enquanto em qualquer esporte profissional quando um atleta vence ele comemora, faz um sambinha, dá um role com a galera, nas olimpiadas a reação mais comum é simplesmente desabar e chorar. Olimpiadas são uma coisa especial.

Como quando Kurt Angle ganhou a medalha de ouro with a broken freakin neck its true its damn true