terça-feira, 27 de setembro de 2022

[#987][Out/96] SAMURAI SHODOWN 4: Amakuza's Revenge

Enquanto a SNK fazia malabarismo para administrar 5 ou 6 franquias de luta ao mesmo tempo E uma ainda que reunia o "the best of" dos seus jogos de luta (que seria os THE KING OF FIGHTERS, no caso), sempre teve uma em particular que pode não ser tão popular quanto os principais jogos de luta da época como Street Fighter ou o próprio KOF, mas que tinha sua enorme fanbase devido a sua temática, atmosfera e mecanicas próprias.

Samurai Shodown sempre foi sempre a sua própria coisa da sua própria forma, ao pegar um SS vc sabia que não estava jogando um clone genérico dos jogos populares da moda (em especial nessa época eram moda os jogos super dinamicos de combos com gigapulos derivados de X-MEN CHILDREN OF THE ATOM) ... até que chegou SAMURAI SHODOWN 3: Blades of Blood.

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

[#986][Nov/96] VECTORMAN 2

Como é tradicional à Sega, VECTORMAN é um jogo que entrou para a história não devido as qualidades do seu gameplay, mas sim as pirotecnias de marketing que a Sega fazia para empurrar sua giromba forceps goela abaixo. Isso pq o jogo foi criado com o objetivo de chamar atenção tendo gráficos renderizados como resposta a DONKEY KONG COUNTRY.

O problema é que todo esforço na criação do jogo terminou por aí, pq ele é um run'n gun tão básico quanto básico pode ser. Não tem uma única característica marcante na jogabilidade daquele jogo e por isso não é realmente surpresa que a franquia foi varrida para o rodapé da história... exceto que treze meses depois saiu essa continuação para Mega Drive. Então lá vamos nós, e não vamos sós.

domingo, 25 de setembro de 2022

[#985][Dez/96] STAR WARS: Shadows of the Empire

Nos dias de hoje vivemos em um tempo incrível em que a ciência foi capaz de tirar uma fotografia de um buraco negro, algo que pelo próprio conceito por muito tempo parecia impossível já que o ponto do buraco negro é que ele absorve até mesmo a luz que cai nele. COMO, exatamente, essas imagens foram feitas não é algo que eu sou capaz de explicar mas o que importa é que isso é uma coisa que existe hoje.


Porém antes desses dias miraculosos, nós já sabiamos que buracos negros existiam porque embora não tivessemos como ve-los era bastante notavel o efeito que eles tinham nas suas vizinhanças. Se a gravidade e orbita de uma estrela está sendo mortalmente atraída pelo CTRL+DEL do universo, é o tipo de coisa que tem como perceber - mesmo que o QUE esteja causando essa perturbação seja invisivel.

Mas porque eu estou falando isso? Bem, porque em 1996 George Lucas deu inicio a operação buraco negro no universo de Star Wars. Mas para explicar isso, é preciso voltar um pouco mais ainda no tempo e explicar o que foi Star Wars.

sábado, 24 de setembro de 2022

[#984][Out/96] MARVEL SUPER HEROES in WAR OF THE GEMS


"Marvel Super Heroes in War of the Gems" não é, ao contrário do que poderia se imaginar pelo título, o tão aguardado crossover do universo cinemático da Marvel com Steven Universe, infelizmente. Outra coisa que você poderia imaginar por esse título é que esse jogo seria um port para Super Nintendo do jogo de luta da Capcom MARVEL SUPER HEROES.

Apesar de ambos serem inspirados na saga de Thanos e as jóias do infinito, o de arcade é um jogo de luta mas esse aqui é um beat'm up bem similar a outro jogo da Capcom, o X-MEN: Mutant Apocalypse - com efeito, eu ficaria bem surpreso se soubesse que foi usada a mesma engine.

Porém antes de falar sobre o jogo eu queria falar sobre uma outra coisa: como todos sabem, essa saga em particular é um dos maiores momentos da história do cinema de todos os tempos e como tal eu gostaria de falar sobre ela. Até porque eu não vou ter outra chance, então é agora ou nunca para falar dos Vingadeiros.

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

[#983][Nov/96] DIABLO


Hoje é impossível pensar na Blizzard sem visualizar uma massaroca corporativa, comandada por executivos que executivam executivamente (vide todos os processos por assédio de todas as naturezas que rolam dentro da empresa, incluindo um que terminou em suicidio) e nenhum artista. É um fim triste para uma empresa que outrora já fora conhecida por sua criatividade e excelencia nos produtos entregues - eu realmente espero que a compra pela Microsoft seja um recomeço, uma volta as origens.

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

[#982][Nov/95] BEYOND THE BEYOND

A característica mais marcante do ser humano, e eu ousaria dizer sua melhor, é a sua infinita capacidade de adaptação especialmente quando utilizada para resolver problemas. Qualquer que seja o problema, com certeza existe alguém virando a noite pensando em resolver isso. Tem um meteoro vindo na direção da Terra? Temos um time trabalhando nisso. Um vírus saiu dos portões do inferno pq alguém decidiu futucar um morcego? Em um ano já temos uma vacina pronta, tá na mão. Fonte de energia praticamente infinita usando fusão nuclear? Senhora, estamos trabalhando nisso, calma senhora.

Qualquer que seja a treta - desde que não seja uma questão envolvendo lidar com massas de seres humanos, essas são desgraçadas e beiram o insoluvel - o ser humano se propoe a resolver isso e frequentemente resolve.

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

[#980][#981][Ago/1996] CASPER

 A ideia de que cartoons podem ser midias narrativas para contar uma história ou expor uma visão artistica é relativamente recente. Eles nasceram apenas como esquetes de comédia para o cinema (na forma de curtas do Pica-Pau, Pernalonga, Gato Felix e cia) e quando chegou a era da televisão em que se precisava de quantidade por atacado... bem, comédia é uma coisa que não pode ser feita por atacado em uma linha de montagem e os cartoons eles viraram "faz qualquer merda pra manter as crianças paradas".

Adicione a isso uma sociedade ultra puritana como a americana e temos um enorme período entre os anos 60 e 90 em que cartoons existiam pelo simples proprosito de... existir. Verdade que volta e meia nascia uma ideia criativa aí no meio (como SCOOBY-DOO, que nasceu pq a Associação das Mães Desocupadas das America dos anos 60 achava Space Ghost violento demais e que ia transformar seus filhos em serial killers psicopatas), mas em sua grande maioria essa época nos cartoons foi apenas uma grande encheção de linguiça sem nenhum proposito maior.

terça-feira, 20 de setembro de 2022

[#979][Nov/96] SONIC 3D BLAST

O ano é 1996 e a Sega está ocupada fazendo o que a Sega sabe fazer de melhor: se implodir.

OH BOY, LÁ VAMOS NÓS MAIS UMA VEZ...

Sim, lá vamos nós, Jorge. Olha, não é minha culpa se é o que a Sega faz, eu apenas registro a história através dessas reviews.

"REGISTRAR A HISTÓRIA", É ASSIM QUE ESTÃO CHAMANDO AGORA, É?

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

[#978][Nov/96] DONKEY KONG COUNTRY 3: Dixie's Kong Double Trouble!


Na metade dos anos 90, poucas coisas diziam mais que o fim do ano chegou do que um novo Donkey Kong nas prateleiras. E uau, já estamos mesmo falando dos jogos de dezembro de 96, hã? Parece que foi ontem que eu estava falando de DONKEY KONG COUNTRY 2: Diddy's Kong Quest, 96 passou voando mesmo.

Mah, vá bene, vamos então falar do último jogo macaquífero da Rare para o Super Nintendo... um jogo que se você pesquisar a respeito verá bastante repercussão negativa. Com efeito, frequentemente ele é descrito como "o ponto baixo da franquia" ou "Donkey Kong Country 3 deve ser ignorado?"


Mas... será que é o caso mesmo? 

domingo, 18 de setembro de 2022

[#977][Ago/96] DIE HARD TRILOGY

Imagine, apenas por um momento, que estamos no meio dos anos 80.

HÃ, ESSE É UM BLOG ESCRITO EM 2022 SOBRE JOGOS DOS ANOS 90 QUE SE IMAGINAM NOS ANOS 80?