terça-feira, 20 de setembro de 2022

[#979][Nov/96] SONIC 3D BLAST

O ano é 1996 e a Sega está ocupada fazendo o que a Sega sabe fazer de melhor: se implodir.

OH BOY, LÁ VAMOS NÓS MAIS UMA VEZ...

Sim, lá vamos nós, Jorge. Olha, não é minha culpa se é o que a Sega faz, eu apenas registro a história através dessas reviews.

"REGISTRAR A HISTÓRIA", É ASSIM QUE ESTÃO CHAMANDO AGORA, É?

Bem, seja como for o ponto aqui é que em 1996 a Sega estava embananada. Isso pq no ocidente Sonic era o maior patrimonio de IP da Sega, porém enquanto isso no Japão as pessoas não poderiam cagar mais SANIC DE RÉDIRÓGUI. E a grande tragédia aqui é que os designers de Sonic eram japoneses, então tinha esse cabo de guerra entre o sonho de ser reconhecido na sua terra natal, ou ser um rockstar na America.

Isso foi cozinhando ao longo do tempo (vide as histórias de SONIC CD e SONIC 3 para maiores detalhes), e explodiu em caos quando chegou a hora de fazer jogos para o Sega Saturn. O criador do Sonic, Yuji Naka, decidiu que venceria o coração do Japão criando um novo jogo (e essencialmente foi assim que nasceu NIGHTS INTO THE DREAMS), enquanto a Sega da América estava desenvolvendo o seu próprio jogo 3D pq afinal jogos 3D eram o futuro.

E se a Nintendo acertou de primeira com os dois pés no peito com SUPER MARIO 64, o quão realmente dificil poderia ser arrebentar tudo com um jogo 3D? A Sega estava então trabalhando em Sonic X-Treme, o jogo super radical da hora morfológico para Saturn e vários previews chegaram a sair nas revistas mostrando que o jogo tava saindo.


... exceto que o jogo não estava saindo. Yuji Naka não aceitou que fizessem um jogo do Sonic não apenas sem seu input, como que competisse diretamente com o seu NIGHTS INTO THE DREAMS como carro chefe dos jogos de Saturn. Como resultado prático disso, ele se recusou a ceder o uso da engine que ele havia criado para NIGHTS INTO THE DREAMS e era isso que estava emperrando o jogo 3D do Sonic.

Agora, você pode imaginar, seria o momento em que uma empresa experiente gerenciaria os egos envolvidos e daria um jeito, certo? Hã, mas então precisamos lembrar que é da Sega que estamos falando aqui. É óbvio que eles meteram os pés pelas mãos because Sega.


O resultado disso foi que Sonic X-Treme nunca foi terminado... mas a Sega da América ainda precisava de um jogo do Sonic para lançar e rápido, pq a situação do Saturn nos EUA era desesperadora - para colocar gentilmente. Mas não é como se eles pudessem apenas tirar um jogo do Sonic da bunda do dia para a noite.

... ou podia?


Hã, então... o que rolava é que a Sega tinha licenciado para a Traveler Tales (hoje mundialmente conhecida pelos jogos de Lego) fazer um jogo isometrico com CG pre-renderizado para o Mega Drive. Sabe, bem ao estilo de SUPER MARIO RPG: Legend of the Seven Stars, ou SPOT GOES TO HOLLYWOOD para ser preciso.

A Sega então chegou a um acordo com a TT em transformar esse jogo de plataforma genérico de Mega Drive em um jogo do Sonic em cima do laço. Nascia assim Sonic 3D Blast, um jogo de Mega Drive que seria portado para o Saturn no seu lançamento para ser "o jogo do Sonic no Saturn" nessa geração. 


Pq, é claro, vc sabe que a melhor forma de competir com o fenomeno SUPER MARIO 64 era lançar um jogo de Mega Drive que na última hora foi gambiarrado para ser um jogo do Sonic. Oh, geez, o que possivelmente poderia dar errado?

Pouco surpreendentemente, o pouco publico que restava da Sega no ocidente subiu nas tamancas. Ter um jogo de Mega Drive portado como o jogo do Sonic de Saturn foi a gota d'água que surtou a galera de vez. Por isso até hoje Sonic 3D Blast é mal visto e criticado, mas... se tirarmos esse contexto histórico e nos focarmos apenas no jogo em si, ele é tão ruim quanto dizem?


Olha, vou ser sincero, eu esperava BEEEEM pior do que eu encontrei. Com efeito, todas as coisas consideradas, eu diria que até achei o jogo bacaninha. Mas vamos a isso então...

Sonic 3D Blast é um jogo de plataforma 3D isométrico que apresenta o ouriço azul mais popular dos videogames, agora com a tarefa de salvar todos os Flickies de cada fase. Sim, ele funciona essencialmente como SPOT GOES TO HOLLYWOOD, só que aqui chegar até o final da fase não é o suficiente.


Vc precisa coletar 5 passarinhos do jogo FLICKY para abrir a saída. Cada fase tem duas ou três areas, cada area precisa de 5 flickies para seguir adiante. Os Flickies que você deve resgatar estão espalhados aleatoriamente em cada estágio na forma de animais/insetos robóticos, e Sonic deve destruir os robôs para libertar o FLICKY. Depois de destruir o robô, você tem que pegar o passarinho que sai dele e o passarinho vai te seguir até vc fazer um slam dunk na argola de saída.

E quer saber? Ao que o jogo se propõe a fazer ele é interessante. Explorar a fase é maneiro, o level design é bem feitinho e nunca fica repetitivo, o controle joga bem... apesar que o Sonic ainda tem aquela fisica sloppy dos 2D de Mega Drive... mas é um jogo bacaninha dentro do que dá pra fazer com o gameplay de um jogo isométrico de plataforma (que não exige que vc pule muito, o que sempre ajuda).

Então é um jogo perfeitamente okay... tirando quando ele decide ser filhadaputamente irritante, pq eu sei lá, deve ser algo contratual nos jogos do Sonic, celoko... 


O que rola aqui é que ao pegar os flickies vc não simplesmente adiciona eles ao seu contador, ou ao seu inventário, ou o que for, e sim que o jogo se torna uma missão de escolta porque quando o Sonic se machuca, todos os Flickies que ele tem se espalham por todo o lugar. Sim, além de perder as argolas (que são sua barra de energia, como de padrão nos jogos do Sonic), vc espalha seus flickies e tem que passar por cima deles de novo.

Só que fica pior ainda pq como eles saem andando aleatoriamente (quer dizer, existem regras de programação de como eles se movem, mas vc não controla eles de qualquer jeito), os flickies não tem a menor vergonha de cair na lava ou ir para area de espinhos, ou lugares que não tem como você alcançar.


O que por si só já seria um saco, mas calma que piora. Isso pq essa coisa não acontece apenas quando você toma dano, oh não, antes fosse. O que acontece aqui é que os flickies que te seguem podem ser atingidos mesmo que você não seja, então não bastasse você evitar tomar dano (o que já é desafio suficiente), vc precisa cuidar da tripa de bichos te seguindo. 

E se um deles tomar dano, ele simplesmente fica pelo caminho. Então é relativamente comum você chegar ao final da fase e descobrir que perdeu um flicky pelo caminho. Onde? Te forde aí nerdão, procura algo do tamanho de um pixel que pode ter caído em qualquer lugar da fase.


Uau, eu já vi muitos jogos nessa vida, mas um "perdi minhas chaves, vou ter que refazer os meus passos pra ver onde elas cairam simulator" é algo realmente novo. Parabains caras, meus sinceros parabains...

Enfim, Sonic 3D Blase é um jogo de plataforma isométrico mediano que seria perfeitamente okay pelo que ele é ... não fosse que ele sai do seu caminho para te irritar. O que é bem fiel ao espirito da franquia Sonic, isso tem que ser dito, mas não ajuda muito esse jogo em particular. Mas então para um jogo de Mega Drive que foi lançado como "O" jogo do Sonic para Saturn because Sega, eu acho que bem pouca coisa realmente ajudaria...

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 110 (Dezembro de 1996)


Edição 111 (Janeiro de 1996)


Edição 113 (Março de 1997)


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 032 (Novembro de 1996)


Edição 033 (Dezembro de 1996)


Edição 034 (Janeiro de 1997)


Edição 035 (Fevereiro de 1997)


MATÉRIA NA GAMERS
Edição 015 (Fevereiro de 1996)