terça-feira, 25 de julho de 2023

[#1142][Nov/97] BLADE RUNNER

Dentre todos os cenários de ficção possíveis, eu diria que cyberpunk é o meu favorito. Veja, a coisa é que eu acho que a ficção funciona em seu melhor quando usa de seus elementos fantásticos para, através de simbolismos, falar de temas que dificilmente seriam abordados de outra maneira.

Um exemplo bem iconico disso que é que as fusões em Steve Universe são uma metafora para sexo. Porém se fosse feito de outra maneira e falado abertamente sobre tacatacalapetaca, a discussão seria completamente ofuscada por todas as neuras, traumas e incapacidade de lidar com o assunto que aflige as pessoas. Ou como X-Men pode servir para falar sobre racismo, homofobia ou até AIDS dependendo de como você aborda a coisa, enquanto falar diretamente sobre esses temas colocaria as pessoas em modo de defesa e ativar o instinto tribal de "nós contra eles". Nesse sentido, eu acho que a ficção é completamente sem igual para atingir esse objetivo.


O que nos leva, então, a questão do cyberpunk que eu acho que é a ficção no melhor do que ela pode ser. O tema de alta tecnologia em um mundo miseravel nihilista onde tudo é permitido e nada importa abre as portas de inúmeras metaforas possíveis. O problema é, entretanto, que se você gosta de cyberpunk e todas as suas possibilidades nos anos 90 você tinha bem poucas opções de entretenimento. Duas, mais precisamente: THE GHOST IN THE SHELL e Blade Runner. Bem, três se você contar Johnny Mnemonic, mas por alguma razão ou outra ninguém nunca lembra desse filme. Vamos ficar com THE GHOST IN THE SHELL e Blade Runner para esse caso.

Como eu já falei de THE GHOST IN THE SHELL na review daquele jogo, hoje é dia de falar sobre Lamina Corredora. E já adianto que é um filme bem complicado de analisar...

sábado, 22 de julho de 2023

[#1141][Dez/97] YOSHI'S STORY


A esse ponto da minha vida, eu posso dizer que já joguei muitos, muitos jogos da Nintendo. Com efeito, eu diria que já joguei a maioria deles em um momento ou outro. E de todos os muitos, muitos jogos que da Nintendo que eu joguei, eu posso afirmar pra vocês que nenhum deles me fez ter essa reação:


Nenhum, exceto por Yoshi's Story. Esse é um jogo puta esquisito.

sexta-feira, 21 de julho de 2023

[#1140][Dez/97] CRITICAL BLOW


E no episódio de hoje de "pq causa, motivo, razão ou circunstancia como caralhas esse jogo ganhou uma continuação", temos a continuação de... GENEI TOUGI: Shadow Struggle.

CONTINUAÇÃO DO QUE?

Voce sabe, o jogo de luta do POWER OF SOLID.

OH. EU LEMBRO. QUERIA NÃO LEMBRAR, MAS EU LEMBRO.

Então, né? Tá, verdade que GENEI TOUGI: Shadow Struggle não é o pior jogo de luta ever a ganhar uma continuação, quer dizer, se o fodendo CRITICOM teve uma continuação, né... e de qualquer forma, GENEI TOUGI: Shadow Struggle não é um jogo quebrado ou tenebrível, ele é apenas é culpado de ser... desinteressante. Então a pergunta que cabe ser feita é: seria o seu sucessor um jogo mais interessante ou apenas a bilionésima oitava caixa empilhada no (enorme) canto de "jogos de luta 3D do PS1 que não são Tekken 3 ou SOUL EDGE"?

quinta-feira, 20 de julho de 2023

[#1139][Set/96] X-MEN: Mojo World


Existe um motivo bem simples pelos quais eu não falo de jogos de portateis aqui nesse blog. Nem é tanto pq eles são praticamente infinitos (tá, por isso tb), mas sim é que a imensa vasta escalafobética maioria deles são jogos apenas "ah, tanto faz, faz qualquer porcaria aí, é pra portátil mesmo". Isso quer dizer que tipo 95% dos jogos lançados para Game Boy e Game Gear não são exatamente bons nem ruins, e sim uma imensa marrom que mais ou menos só existe e isso é isso.

Em outras palavras, eles majoritariamente não são bons, mas também não são ruins o suficiente para eu ter algo interessante para dizer a respeito deles. Eles apenas... estão lá. Mas até aí tudo bem, eu não me meto com eles, eles não se metem comigo e todos vivemos bem com isso em perfeita harmonia...

quarta-feira, 19 de julho de 2023

[#1138][Out/97] FALLOUT: A Post Nuclear Role Playing Game

Quase duas semanas sem postar aqui, porém é por... bem, eu ia dizer "bom motivo", mas isso não é necessariamente verdade. Se mudar quando você mora sozinho definitivamente não é uma experiencia que eu posso rotular como "boa", então tem isso. O outro motivo pelo qual eu estou tanto sem postar, entretanto, é bem mais interessante e o motivo do post de hoje: é que a guerra... bem, a guerra nunca muda.

Mas vamos começar do começo...

quinta-feira, 6 de julho de 2023

[#1137][Dez/95] TIMON AND PUMBAA'S JUNGLE GAMES


A antiga formula Disney de fazer animações incluia um elemento tão recorrente, mas tão recorrente que você via ele em obras abissalmente diferentes desde Mulan até O Corcunda de Notre Dame. Esse elemento é o sidekick (frequentemente irritante) com piadocas que as crianças amam pq eles são coloridos ou fazem sons de peido, e os adultos só gostam deles porque são dublados por pessoas como Robin Williams e Eddie Murphy. Você sabe como é, os Minions não inventaram isso.

E no caso de THE LION KING, o maior sucesso de uma animação na decada, os sidekicks engraçadalhos viriam a ser Timão e Pumba, obviamente. Por isso quando chegou a hora de ordenhar essa franquia como se não houvesse amanhã, a Disney teve uma ideia diferente. 

sábado, 1 de julho de 2023

[#1136][Nov/97] STAR WARS: Masters of Teras Kasi


O ano é 1997 e o canone de Star Wars é uma completa bagunça. A Lucas está literalmente atirando qualquer coisa na parede pra ver o que colava e lançando qualquer porcaria licenciada desde que entre um dimdim pra eles. Ou seja, Star Wars não mudou nada em 25 anos, heim?

quinta-feira, 29 de junho de 2023

[#1135][Ago/97] TREASURES OF THE DEEP


Dizer que eu não sou um grande fã de jogos simuladores de naves seria a mãe de todos os eufemismos, a realidade é que eu acho eles terrivelmente chatos de se jogar. Veja, não é que eu tenha uma crítica técnica que queira descascar quem gosta e explicar pq eles estão vivendo errado, nada idiota assim, apenas eu não me divirto e isso é isso. E por essa razão eu não jogo simuladores nesse blog, simples assim.

Entretanto, todavia, porém, mas, contudo, a grande vantagem de ser dono do meu próprio blog é que eu literalmente faço as regras da minha cabeça, e posso abrir uma exceção quando eu achar conveniente. Como o caso de hoje.

quarta-feira, 28 de junho de 2023

[#1134][Dez/97] VS. (ou "Fighter Impact" no Japão)

A postagem de hoje é bastante especial pra mim, pq com ela adentramos as revistas de 1998. Mais especificamente, esse é o primeiro jogo que eu estou puxando a Ação Games de janeiro de 1998... e parece que foi ontem que ainda estavamos nos idos dias de maio de 1991, quando essa revista começou, hã?

Bem, 7 anos virtuais depois, aqui estamos nós abrindo um ano que eu tenho certeza que será repleto de aventuras, emoções, alegrias e tristezas!

TECNICAMENTE, ALEGRIAS E TRISTEZAS SÃO UM TIPO DE EMOÇÃO, SABE?

terça-feira, 27 de junho de 2023

[#1133][Dez/96] PUYO PUYO SUN


Se você acompanha esse blog, e obviamente não acompanha pq ninguém lê isso, sabe que existiu uma empresa na face da Terra com um objetivo muito claro em mente. Essa empresa se chamava Bulletproof Software e seu objetivo era continuar repetidamente lançando versões de Tetris até que eu fique sem ter o que falar nas reviews.

SIM, NÃO TENHO DÚVIDA QUE É EXATAMENTE POR ISSO QUE ELES LANÇAVAM JOGOS...

E por "versões de Tetris", eu quero dizer o mesmo jogo apenas com um novo modo de jogo mas as vezes nem isso. Tipo TETRIS X é apenas Tetris lançado para o PS1 e é isso. Essa era a Bulletproof Software, e se eles acham que eu vou arregar de continuar tankando resenhar todas as versões de Tetris deles, estão muito enganados! Daqui eu não saio, daqui ninguém me tira!

HÃ... TÁ, MAS ISSO TEM UM PONTO RELACIONADO COM O JOGO DE HOJE?

... Talvez? Hã, digo, não, claro que tem! Lembrei onde eu estava: bem, o que eu não contava é que a BPS adotou uma aprendiz: a Compile decidiu dedicar sua vida a fazer exatamente a mesma coisa que a BPS faz, só que com Puyo Puyo.