domingo, 4 de agosto de 2024

[#1278][Nov/98] GLOVER


É o natal de 1998 e você tem apenas dez anos. Todo natal, você ganhava um novo jogo de Nintendo 64 para adicionar à sua modesta coleção - e como jogos de N64 eram caros, esse é o jogo que você ganhará e era isso. Então você vai e ansiosamente pega o pacote brilhantemente embrulhado. Era isso. Este era o novo jogo de Nintendo 64 que você jogaria nos próximos meses. Tinha que ser THE LEGEND OF ZELDA: Ocarina of Time. Tinha acabado de ser lançado, tinha que ser isso. Você rasga o embrulho de presente como um cortador de grama na grama seca do verão.

Não era THE LEGEND OF ZELDA: Ocarina of Time.

"O que diabos é isso?", você se pergunta confuso.

Era Glover. Feliz natal.

quinta-feira, 1 de agosto de 2024

[#1277][Out/98] GRIM FANDANGO


Este jogo não é apenas um jogo, é o fim de uma era inteira. E usualmente no mundo dos videogames, quando um genero, quando um console morre, usualmente é de forma lugubre e esquecível, uma nota de rodapé que ninguem mais lembra a respeito, só ver o glorioso e querido Super Nintendo cujos ultimos jogos nesse blog são coisinhas altamente pouco dignas de nota, tipo SPACE INVADERS e ARKANOID: Doh It Again

Porém essa é a regra, e toda regra tem uma exceção. E essa é a história dessa exceção: como o jogo que sepultou definitivamente o genero point'n click é nada senão uma obra-prima. Hoje falaremos do Fandango Ominoso.

segunda-feira, 15 de julho de 2024

[#1276][Dez/98] SOUTH PARK

 

Ok, aqui vai algo interessante sobre mim: eu não era, exatamente, o que se podia chamar de "maior fã de South Park". Sim, isso é a parte interessante sobre mim, imagine o resto, mas divago. Até jogar esse jogo e pesquisar a respeito, tudo que eu poderia dizer de ter visto de South Park é UM episódio que eu não lembro nada senão que o Kenny morre jogando volei (ou queimada?) e o filme de 1999 no SBT - o qual eu lembro de ter gostado.

Não é que eu tenha nada contra South Park em si, exceto pelo fato de que a animação está na temporada 22 e eu não estava tão motivado assim para assistir 22 anos de desenho animado atrasado - o que é mesmo problema que eu tinha com One Piece e aqui estamos nós...

Acho que esse disclaimer é importante para estabelecer o quanto eu era fã da série, porque se alguma coisa isso exponencia o quanto eu me diverti descobrindo South Park. Vê, a coisa é que eu não fazia o menor tipo de humor que South Park era, e o que eu descobri foi bem diferente do que eu esperava.



MAS SOBRE O QUE É SOUTH PARK, ENTÃO?

sábado, 13 de julho de 2024

[#1275][Nov/98] GODZILLA GENERATIONS


Normalmente como tradição nesse blog, quando um novo console é lançado eu uso o primeiro jogo exclusivo desse console para contar a história do desenvolvimento daquele aparelho - como por exemplo BATTLE ARENA TOSHINDEN conta a história do Playstation e COSMIC CARNAGE a do 32X. 

Hoje, no entanto, eu vou mudar um pouco essa tradição e deixar a rica história do Sega Dreamcast para a próxima oportunidade. Isso pq dos quatro jogos lançados com o console, esse aqui, esse Godzilla Generations... Jesus na cruz pulando pogobol, eu preciso falar sobre esse jogo em maiores detalhes.

quinta-feira, 11 de julho de 2024

[#1274][Nov/98] DISNEY/PIXAR A BUG'S LIFE


Em 1998, o cenário de animações era muito diferente do que é hoje. Durante sua era de renascença, a Disney teve praticamente monopolio do setor emplacando um sucesso devastador atrás do outro com filmes como THE LITTLE MERMAIDTHE LION KINGTHE BEAUTY AND THE BEAST e por aí vai. Só tijolaço um atrás do outro.

Porém na segunda metade da decada, as coisas mudaram um pouco. POCAHONTAS e "O Corcunda de Notre Dame" talvez não tenham sido os  melhores titulos a serem adaptados para uma animação family friendly sem polemicas e sem tentar incomodar ninguém. E não bastasse essa era de pouco retorno cinematográfico, surgiu um novo competidor de peso no mercado!


Usando computação gráfica pela primeira vez na história do cinema para fazer inteiramente um longa metragem (bem, segunda, mas nós não falamos sobre Cassiopeia), a Pixar surgia com uma narrativa menos formulaica, criativa e com personagens mais emocionalmente complexos que os habituais da Disney com seu revolucionário TOY STORY.

Mas teria sido um acerto na cagada ou a Pixar era uma força que tinha vindo para ficar? Isso é o que seria respondido com o segundo filme da Pixar, Vida de Inseto.

quinta-feira, 27 de junho de 2024

[#1273][Nov/98] APOCALYPSE


Quando me perguntarem que cara uma pilha de boletos a pagar causa em alguem, eu lembrarei do Bruce Willis na capa desse jogo até o ultimo dos meus suspiros. Definitivamente uma grande vontade de estar ali é algo em falta...

De toda forma, a regra é clara: se tem um filme com pew pew pow pow nos anos 90, obviamente que vai ter um videogame licenciado disso. Raras vezes esse jogo vai ser excepciolindo, como GOLDENEYE 007, mas na maior parte do tempo estamos presos com coisas como THE LAST ACTION HERO pq foda-se você, é por isso. De toda forma, filme é igual a jogo licenciado.


Isso sendo posto, bem um dos grandes heróis de ação dos anos 90 foi Bruce Willis estrelou alguns filmes clássicos, como DIE HARD e THE FIFTH ELEMENT, assim como participou de vários que são absolutamente medianos (como o bizarro HUDSON HAWK). Então, em qual dessas categorias este petardo do ator no Playstation se enquadra?

NENHUMA

Mas oi? Como assim? Tem o Bruce Willis na capa do jogo, tá escrito que é um jogo do Bruce Willis, como esse não é um jogo baseado em um filme dele?

domingo, 23 de junho de 2024

[#1272][Nov/98] CRASH BANDICOOT 3: Warped

Esta sendo a review numero 1272 desse blog, frequentemente eu estou jogando esses jogos me pergunto se eu meio que já enchi o saco disso. Quer dizer, a série de ultimos jogos não realmente me brilhou o olho e eu estava empurrando com a barriga. Como eu disse naqueles reviews, jogos como DUKE NUKEM: Time to Kill ou ODDWORLD: Abe's Odysee não são jogos ruins, apenas... eu meio que fiz no automatico, sabe? 

Então eis o pensamento de que talvez eu apenas tenha perdido o tesão por isso, já que esses como eu disse não são jogos ruins... isso até eu jogar um jogo efetivamente bom de verdade, um jogão da preula mesmo, isso é. E aqui está Crash 3 para me lembrar que sim, eu ainda amo muito tudo isso. Vamos a isso então!

quinta-feira, 20 de junho de 2024

[#1271][Set/98] SHINING FORCE 3: Bulzome Rising


 As coisas boas vêm em três. Ou será que as coisas boas vêm em pares e as coisas ruins vêm em três? Ou o oposto disso? Três é um numero onde tem um par e uma vela? ... você mata dois coelhos com uma cajadada só? ... tá, eu admito que não sou exatamente brilhante em ditados populares. Mas deixando de lado os chavões do povo, o que eu sei é Shining Force é uma dupla de trilogias: esse é o terceiro jogo da séri, ergo esse é o SF3, mas também é o terceiro jogo da trilogia que o próprio SF3 é. 

MAS OI?

terça-feira, 18 de junho de 2024

[#1270][Nov/98] DUKE NUKEM: Time to Kill

Sabe uma coisa que eu nunca tinha pensado?

NA INEVITAVEL MORTE TERMICA DO UNIVERSO E COMO TODA EXISTENCIA É APENAS UM FUGAZ MOMENTO ENTRE UMA IMENSIDÃO DE VAZIO HABITADA APENAS POR BURACOS NEGROS RESIDUAIS?

Quase. Eu estava pensando que Duke Nukem, como série, não é automaticamnete um FPS ao contrário do que as pessoas poderiam pensar. Com efeito, os jogos do nosso amigo hetero são aquilo que estiver em moda na época. Por exemplo, os primeiros jogos do Dukão da Massa, ainda no começo dos anos 90, são jogos de plataforma com tiro pq é o que todos os jovens descolados ultradinamicos jogavam em 1991. Quando DUKE NUKEM 3D saiu em 1996, o quente do verão para PC eram os jogos de tiro em primeira pessoa ainda na esteira da grande revolução que foi DOOM um certo tempo atrás.

sexta-feira, 14 de junho de 2024

[#1269][Nov/98] ODDWORLD: Abe's Exodus

Hoje, faz quase um mes que eu não posto uma review nesse blog. Desde o dia 28 de abril, quase um mes e meio, foi apenas uma review postada. Pq? Abandonei essa ideia? Agora sou um gamer modernozo que só joga jogos populares nos streamers?

Bem, não. Acontece que eu moro no Rio Grande do Sul e esse mês foi... é, né?