Então, Tom e Jerry. Figuras amadas por crianças, adultos e idosos de todas as idades, credos e povos. A raça humana unida por um ideal simples, porém nobre: violência gratuita gratificante.
quarta-feira, 25 de novembro de 2020
[MEGA DRIVE] TOM & JERRY: Frantic Antics (Dezembro de 1993) [#565]
terça-feira, 24 de novembro de 2020
[NINTENDINHO] CHIP'N DALE: RESCUE RANGERS 2 (Dezembro de 1993) [#564]
Então, Tico e Teco. Não apenas quaisquer Tico e Teco, e sim mais precisamente ainda ESSEs Tico e Teco:
segunda-feira, 23 de novembro de 2020
[SNES] JOE & MAC 2: Lost in the Tropics (Abril de 1994) [#563]
Volta e meia, especialmente naquela época, os videogames nos levam a um outro tempo. Um tempo onde a vida era mais simples, o ser humano se alimentava apenas de coisas naturais, se exercitava mais, o ar era mais limpo, a água era mais pura... e a expectativa de vida era 18 anos. Estou falando da época das cavernas, obviamente.
domingo, 22 de novembro de 2020
[SUPER NINTENDO] ALCAHEST (Dezembro de 1993) [#562]
No finzinho de 1993, a então Squaresoft lançou um dos jogos com histórico de desenvolvimento mais complicado até então, SECRET OF MANA. Originalmente criado para ser um jogo incrivelmente ambicioso do SNES CD, o projeto foi limitado para caber em um cartucho e ainda sim seus melhores assets (multiplos finais, arte, trilha sonora, etc) foram reservados para um jogo feito com calma e redondinho: Chrono Trigger.
Infelizmente o que sobrou de Secret of Mana é repleto de boas intenções, execução... err... Quer dizer, a arte do jogo ainda é lindissima - mantenho que é um dos jogos mais bonitos do Super Nintendo - mas o sistema de combate misturando ação com RPG é pavoroso (ter um atributo "hit" com porcentagem de acerto não é algo que funciona em um jogo de ação) e o uso de menus para selecionar a magias não é nada melhor realmente. A ideia de ter sua party andando com você na tela também é legal, mas a IA é muito ruim e metade do tempo você pistola por causa da sua party enroscando no cenário e coisas assim.
Ok, mas porque eu estou falando de Secret of Mana? Bem, porque paralelamente a isso a HAL Laboratory (mais conhecida pelos jogos do Kirby) lançou que é a versão "bonitinha" de Secret of Mana - e esse é este Alcahest. E, como todo mundo sabe, "bonitinho" quer dizer que é o "feio arrumadinho".
sábado, 21 de novembro de 2020
[MEGA DRIVE] JAMES POND 3: Operation Starfish (Novembro de 1993) [#561]
Eu aprecio um bom trocadilho. Ou mesmo um ruim. Preferencialmente o ruim. Se você é uma das três pessoas já falou comigo pessoalmente, está ciente que trocadilhos infames são um dos meus super poderes. Minha mente funciona de formas misteriosas:
sexta-feira, 20 de novembro de 2020
[PC] THE LEGEND OF KYRANDIA: BOOK TWO - Hand of Fate (Maio de 1994) [#560]
Eu sempre acho impressionante quando eles fazem o personagem na capa ser mais feio do que com as limitações com gráficos do jogo |
Sequências tendem a ter uma má reputação. Talvez não seja justo, mas vamos aos fatos: Em Busca do Vale Encantado MCXIV simplesmente não tem a mesma faísca que a primeira instalação da série. E eu não vou entrar no mérito que existe um livro chamado "Hamlet II: Ophelia's Revenge". Em videogames isso tende a ser menos problemático porque a grande maioria dos jogos é sobre a experiencia do gameplay do que um conceito artistico - especialmente nessa época. Então sempre se tem espaço para melhorar... especialmente quando o que você está tentando melhorar é um dos piores Point'n Click de todos os tempos. Quer dizer, THE LEGEND OF KYRANDIA: BOOK ONE - FABLE AND FIENDS é muito, muito ruim, eu acho que nunca dei um "The Worst Of" pra um jogo desse genero mas o primeiro jogo de Kyrandia é muito ruim.
Então, é, se tem um jogo que pode ser melhorado em uma continuação definitivamente é esse. E graças a Deus, The Legend of Kyrandia: Hand of Fate não deixou passar a oportunidade de ser melhor que o original... o que também não é tão dificil assim. Mas isso quer dizer que o jogo é bom? É o que veremos a seguir.
quinta-feira, 19 de novembro de 2020
[AÇÃO GAMES 050] ROBOCOP VERSUS THE TERMINATOR (SNES e Mega Drive, 1993) [#559]
Então aconteceu. Senhores, senhoras, doguinhos alfabetizados que leem esse blog, chegou a hora. Eu sabia que esse dia viria, e eis que ele finalmente está entre nós. Produção, trilha sonora adequada, por favor.
quarta-feira, 18 de novembro de 2020
[MEGA DRIVE] SHADOWRUN (Maio de 1994) [#558]
O ano é 2058, e o futuro é sombrio. Não apenas sombrio, ele é sujo, úmido, superpopulado, barulhento e onde a vida vale muito, muito pouco. Enquanto isso, empresários das mega corporações que controlam o mundo fazem transações com cabos de dados inseridos em plugues intracranianos, enquanto nas ruas são tomadas por traficantes de cyberinplantes. Seu corpo é tão bom quanto você puder pagar.
Bem vindo ao cyberpunk.