quinta-feira, 8 de dezembro de 2022
[#1007][Nov/96] WONDER PROJECT J2
domingo, 4 de dezembro de 2022
[#1006][Dez/96] MEGA MAN 8: Anniversary Collector's Edition
Eu gostaria de abrir esse texto citndo as palavras do celebre filosofo moderno, Mario Jorge Lobo Zagallo:
sábado, 3 de dezembro de 2022
[#1005][Mai/96] BATMAN FOREVER: The Arcade Game
Então após um jogo REALMENTE longo com ARC THE LAD 2, vamos ver o que as revistas me reservam. Espero que seja um jogo rápido e simples para equilibrar as coisas... oh, oh não... não, não, não, não você não, tudo menos você! Eu já me livrei de você, você não tem o direito de estar aqui de volta!
sexta-feira, 2 de dezembro de 2022
[#1004][Nov/96] ARC THE LAD 2
Essa postagem demorou muito em relação a última por dois motivos bastante distintos. O primeiro é que estamos no meio da Copa do Mundo, então com quatro jogos por dia em um evento que acontece apenas a cada quatro anos é meio dificil encaixar umas jogatinas. Mas o real motivo é que esse segundo jogo do Arc - o camarada - é um dos maiores RPGs que eu já vi no PS1. O que é ironico, porque o primeiro ARC THE LAD é um dos - se não for "Ô", na minha experiencia é - RPG mais curtos do PS1.
Agora... ai mamãeziz... ARC THE LAD não é apenas um dos RPGs mais curtos do PS1, é um dos mais medíocres também. Não é nem que o jogo tenha algum defeito grave nem nada, mas como eu disse naquele texto, é apenas um jogo que foi feito de qualquer maneira única e exclusivamente porque o Playstation foi lançado sem nenhum RPG e isso não cola no Japão. Então fizeram qualquer porcaria no apavoro e essa coisa que essencialmente tem o sabor de um saladão de queijo coalho com chuchu é o primeiro jogo.
Então imaginem, apenas imaginem, a minha alegria ao descobrir que a continuação dessa tralha insossa é um dos RPGs mais longos do primeiro console da Sony? Yay me, eu digo... Mas bem, tirando o fato que é impressionante tecnicamente o quanto de informação eles conseguiram socar em um único CD (mesmo sendo em 2D, o jogo tem cutscenes longas, animações em CG e mais conteúdo opcional do que eu consigo lembrar de cabeça em qualquer outro jogo de PS1 até então), o jeito é trincar os dentes e ver o quanto eles podem ter melhorado em uma continuação lançada 17 meses depois do primeiro ...
segunda-feira, 14 de novembro de 2022
[#1003][Out/96] PANDEMONIUM!
Como eu já comentei aqui em outras oportunidades, o período de 96/97 foi a época de uma grande mudança no paradigma dos videogames. Isso pq os jogos de plataforma eram até então os reis absolutos dos videogames desde que a Nintendo botou essa indústria pra funcionar com Super Mario Bros de 1985, mas com o advento dos jogos 3D isso estava mudando.
O que deixava no ar a pergunta "o que caralhas fazer com os jogos de plataforma?", porque não é como se as pessoas estivessem disposta a deixar o genero mais popular da industria simplesmente morrer do dia par a noite e nisso algumas ideias foram tentadas. Algumas criativas, mas pouco práticas, como JUMPING FLASH, até que Miyamoto-san (sempre ele) disse "toca po pai que o pai resolve", mostrando um masterclass de como fazer um jogo 3D com SUPER MARIO 64.
Isso não quer dizer, entretanto, que outras pessoas não continuaram tentando seu próprio caminho e uma das tentativas mais pitorescas que nasceu dessa proposta foi o que hoje chamamos (embora na época claro que esse termo ainda não tinha sido cunhado) de "Plataforma 2.5 D". Mas o que parque aquático da Turma da Monica é um jogo de "Plataforma 2.5 D"?
domingo, 13 de novembro de 2022
[#1002][Nov/96] DISRUPTOR
Uma das coisas interessantes nesse projeto é acompanhar de perto os começos humildes de desenvolvedoras que hoje são titanossauros da indústria dos videogames. Eles já exibiam os traços de design que exibem ainda hoje, ou seu começo foi algo totalmente constrangedor e embaraçoso?
A From Software, que hoje por exemplo só lança jogo se for pra empilhar GOTY, teve seu começo com KING'S FIELD, que dadas as limitações técnicas do Playstation já exibia um bom naco do DNA da empresa. Por outro lado, a empresa mais premiada da história dos videogames, a Naughty Dog, teve um começo beeeeeem menos digno com WAY OF THE WARRIOR.
Eu estou falando isso pq hoje é dia de falar do jogo de estreia de um dos cachorros grandes e quentes do mercado: a Insomniac Games. Caso o nome não lhe seja imediatamente familiar, com certeza seus jogos o são.
sexta-feira, 11 de novembro de 2022
[#1001][Jan/96] RISE 2: Ressurection
Passadas as épicas, mastodonicas e ululantes celebrações do milésimo do jogo desse blog, voltamos a nossa programação normal e não tem como ser mais normal do que... oh... oh boy... voltamos ao normal com a corda toda, heim?
Bem, então a continuação de RISE OF THE ROBOTS. A minha vida não é nada fácil.
quinta-feira, 10 de novembro de 2022
[#1000][Jan/97] FINAL FANTASY 7
Quase um mês desde a última postagem é algo que não acontece comumente nesse blog, na verdade acho que nunca aconteceu. Porém isso é por um motivo bastante nobre: afinal, o jogo de hoje como vocês já viram no título é algo especial. Eu quero dizer, realmente especial.
domingo, 16 de outubro de 2022
[#999][Out/96] TOMB RAIDER
Eu considerei por um longo tempo se esse jogo deveria ser o jogo número 1000 desse blog, mas por fim eu decidi que 999 é um número bacana o suficiente. Entertanto se esse fosse o caso não estaria errado, já que nossa amiga Laura saqueadora de tumbas totalmente seria uma entrada digna para o milesimo review, Tomb Raider é um jogo importante assim.
Isso pq em 1996, a Sony estava metida em uma alhada: o PS1 vendia mais que o Saturn nos EUA, o preço era okay, os jogos estavam entrando e alguns jogos eram realmente do balacobaco, como RESIDENT EVIL ou TEKKEN 2.
ISSO NÃO PARECE EXATAMENTE A DEFINIÇÃO DE UM PROBLEMA, SABE?
sábado, 15 de outubro de 2022
[#998][Jul/94] POLICENAUTS
Aí entra a figura do novato Hideo Kojima e resolve essa questão de forma genial: usou a limitação do MSX como ferramenta. Não seria um jogo de ação, e sim um jogo de espionagem que você deveria evitar os inimigos - dessa forma você pode ter poucos inimigos na tela e manter o jogador tenso. Nasciam assim os jogos de stealth.