segunda-feira, 26 de dezembro de 2022
[#1018][Dez/95] MAUI MALLARD IN COLD SHADOW (ou "Donald in Maui Mallard" até 1995)
domingo, 25 de dezembro de 2022
[#1017][Dez/96] BOMBERMAN B-DAMAN
Olá crianços do meu Brasil baronil, como passaram as festas de natal? Sentados sozinhos em um quarto escuro contemplando a futilidade da sua existencia devido ao fato que absolutamente ninguém se importa com a sua existencia devido a sua absoluta e completa falha como ser humano? Ah, que bom ouvir isso, eu também.
Mas chega de falar de mim e vamos aproveitar esse dia glorioso de festividades para falar da única coisa que realmente importa no natal: ganhar brinquedos. Bem, é verdade que depois que vc se torna adulto passa a apreciar outras coisas como rodinho de pia ou porta-louças, mas vamos nos focar nos clássicos, sim? Então, brinquedos.
sábado, 24 de dezembro de 2022
[#1016][Dez/96] FIGHTERS MEGAMIX
Uma coisa que eu digo frequentemente aqui é quem reclama de "como as coisas são hoje em dia e que na época dele não tinha essa imbecilidade de pagar por DLCs, todos os jogos eram lançados completos e experiencias únicas" é nada senão um imbecil que não jogou nada naquela época. Se hoje eles acham ruim pagar por personagens extras ou missões extras, bem, naquela época era vendido um jogo a preço cheio que não era senão um patch de update.
Jogos de luta dessa época, em particular, são terrivelmente culpados disso: não era era incomum eles lançarem um jogo e então ficar relançando ele pelos próximos 5 anos, sempre cobrando preço de jogo novo por todo e qualquer update. Bons e velhos tempos.
Mas porque eu estou falando isso? Bem, porque de todos os inúmeros, inúmeros, INÚMEROS patchs de update que eu já joguei nesse blog, poucos realmente conseguem ser mais safados que esses Lutadores Megamisturados. E olha que é preciso ser muito safado MESMO pra me impressionar a esse ponto.
sexta-feira, 23 de dezembro de 2022
[#1015][Dez/96] SHINING THE HOLY ARK
A primeira vez que eu joguei SHINING FORCE: The Legacy of Great Intention, eu não sabia o que esperar. A única vez antes disso que eu tive contato com a série foi com o hack'n slash de PS2, e achei um joguim beeeeem mahomenos. Not great, but not terrible either. Eis então que para minha grande surpresa, esse humilde titulo do Mega Drive de 1993 se mostrou um dos grandes RPGs Táticos do console da Sega... tá, um dos únicos... mas eu realmente gosto de SHINING FORCE: The Legacy of Great Intention e seu nome estúpido.
Aí vc pensa: se uma série começa muito bem, daí pra frente é só ousadia e alegria, né? Bem, não. Depois de um primeiro jogo muito redondinho, a série embarcou em uma espiral descendente indo de títulos cada vez mais "okay, não é ruim, mas também não é bom", como SHINING FORCE 2, passando por "uau, isso não tem gosto de nada" como SHINING FORCE CD até abraçar de vez o puro sofrimento e dor com o pavonhonho SHINING WISDOM.
Então vocês podem imaginar minha alegria quando eu vejo que tenho outro Shining pra jogar. Se a série manter a tragetória descendente e conseguir ser, de alguma forma, pior que SHINING WISDOM... sério, eu não acho que conseguirei sobreviver a isso. Então temendo que essa possa ser a última review desse jogo, vamos jogar essa coisa...
... e após dez horas de gameplay meu parecer é:
domingo, 18 de dezembro de 2022
[#1014][Dez/96] BATTLE ARENA TOSHINDEN 3
Na luta de hoje: mulher-gato wolverine enfrenta Guile com uma escovinha de privada gigante! |
Falando sério, eu não consigo deixar de me perguntar o que os desenvolvedores pensam quando decidem continuar uma série de jogos, principalmente jogos de luta. Quando você vê uma série no mesmo console indo muito melhor que a sua, você deveria… você sabe… se perguntar por que ela está indo muito melhor que a sua.
sábado, 17 de dezembro de 2022
[#1013][Fev/88] DRAGON QUEST 3: The Seeds of Salvation
Dragon Quest 3 é o PHANTASY STAR 2 de Super Nintendo.
E com isso minha review está feita, até mais gente boa!
quinta-feira, 15 de dezembro de 2022
[#1012][Dez/95] SOUL EDGE (ou "Soul Blade" no ocidente)
segunda-feira, 12 de dezembro de 2022
[#1011][Nov/96] CONTRA: Legacy of War
E é pior tipo de jogo ruim: ele não é catastróficamente ruim, apenas é incrivelmente básico, sem alma e sem graça.
domingo, 11 de dezembro de 2022
[#1009 e #1010][Dez/96 e Nov/97] MARIO KART 64 e DIDDY KONG RACING
Segundo as regras estabelecidas pelo instituto "Vozes da Minha Cabeça", normalmente eu não falo sobre jogos de corrida por dois motivos: primeiro porque depois de determinado ponto é meio dificil diferenciar um jogo de acelerar carrinhos um do outro...
FALOU O CARA COM MAIS DE CEM JOGOS DE LUTA EMPURRADOS COM A BARRIGA ANALISADOS...
Jogos de luta ao menos tem personagens e história, mas sim, concordo que a real razão é que eu não realmente gosto muito desse tipo de jogo. Jogos de esporte e corrida definitivamente não são muito a minha coisa, e por isso eu não falo deles aqui. Isto posto, hoje eu gostaria de abrir uma exceção para falar de dois jogos do Nintendo 64 porque...
PORQUE TU É UM NINTENDISTA SAFADO E COMO ESSE CONSOLE PRATICAMENTE NÃO TEM JOGOS TEM QUE INVENTAR ALGUMA COISA PRA MACETAR AS ESTATISTICAS DELES, SE FOSSE DA SEGA NÉ...
Na verdade não, Jorge. Eu tenho um grande apego emocional com o Super Nintendo e definitivamente foi o console da minha infancia, mas a verdade é que eu joguei Nintendo 64 apenas uma hora na locadora (uma hora total na vida) antes de começar esse projeto. Enquanto eu posso admitir que sou um pouco tendencioso pelo PS1 que foi o console da minha adolescencia, eu realmente não tenho nenhum amor pelo Nintendo 64, nem nenhum sentimento negativo, mais nós somos completos estranhos e estamos nos conhecendo ainda.
Isso explicado, então me permita falar sobre dois jogos que eu sempre tive curiosidade em conhecer. Mais precisamente, conhecer a diferença entre eles: Mario Kart 64 e Diddy Kong Racing.
sábado, 10 de dezembro de 2022
[#1008][Out/96] PRAY FOR DEATH
O PC nunca foi realmente conhecido por seus jogos de luta exclusivos, embora houveram vários ports de jogos como SUPER STREET FIGHTER 2 TURBO ou MORTAL KOMBAT 3, era bem raro um desenvolvedor tentar a sorte de fazer um jogo de luta exclusivo para PC e quando o fazia os resultados não costumavam ser estelares, como Pray for Death mostra muito bem.
Pray for Death foi feito por uma pequena empresa italiana chamada Lightshock Software, que já havia feito outro jogo de luta chamado Fightin 'Spirit (sem o G mesmo) para Amiga. Fightin 'Spirit é um jogo colorido e bonito com um visual bem no estilo SNK, e que também funciona muito bem. Portanto, é uma pena que eles tenham deixado de lado o estilo jogos de luta de sprites que eles entendiam para começar do zero tentando fazer um jogo de luta que queria muito, muito mesmo ser KILLER INSTINCT.