Para quem acompanha a história dos VIDJIAGAIMES através desse blog, sabe que a vida do Saturn nunca foi fácil ou, sinceramente, boa. O console praticamente improgramavel que matou a Sega (graças aos esforços da própria nesse sentido) tem algumas histórias interessantes, entretanto e essa é uma delas - temo, contudo, que a história a respeito da criação do jogo é mais interessante do que o jogo em si.
Em 1995, um evento daqueles que acontece apenas uma vez a cada geração aconteceu no Japão. Estou falando, é claro, da Tese do Anjo Cruel.
Eu precisaria de bem mais de um artigo para explicar todas as consequencias do impacto cultural de Neon Genesis Evangelion na cultura japonesa e por tabela no mundo, e é claro que Evangelion influenciou muito os videogames também - como eu já citei nos casos de SUPER MARIO RPG: Legend of the Seven Stars e FINAL FANTASY 7.
O episódio de hoje envolve ela, a mais bela e querida desse blog, ninguém menos que dona Sega Segolicia da Silva, que vendo os números avassaladores do sucesso de Evangelion pensou que deveria fazer o seu também.
VOCÊ QUER DIZER UMA OBRA SOBRE DEPRESSÃO E AS CONSQUENCIAS REALISTAS DE COLOCAR CRIANÇAS DE 14 ANOS PARA ENFRENTAR ABOMINAÇÕES LOVECRAFTIANAS EM UMA HISTÓRIA BASEADA NAS CABALAS PROTO-JUDAICAS?
Hã, não... eu só quis dizer uma história com robos gigantes e waifus. Não é sobre isso que Evangelion é?
No inicio de 2022, o famoso ator Bruce Willis - que mudou para sempre os filmes de ação, como eu comentei em DIE HARD TRILOGY - se aposentou após ter diagnosticado um quadro de afasia, que é uma degeneração cerebral que torna dificil se expressar e/ou compreender qualquer forma de comunicação. Definitivamente não é uma coisa legal, isso não precisa ser dito.
Okay, antes de começar eu REALMENTE preciso perguntar isso: pq "Spider: The Video Game"? Sério, é pras pessoas saberem que esse é o jogo baseado em "Spider: The Movie" ou "Spider: The Broadway Musical"? Acho que esse é o subtitulo mais desnecessário desde TECMO SECRET OF THE STARS: A Fantasy, mas enfim...
2023 não começou mal nesse blog. Quer dizer, STREET FIGHTER 3 foi de fato uma grande decepção na época, mas de forma alguma serve pra ser um jogo ruim. Pelo contrário, é um jogo que não faz nada de errado... só não faz nada de incrível exceto por ser bonito, e para um jogo que foi aguardado por seis anos isso é poucos.
Porém, não satisfeito, 2023 respirou fundo, olhou bem no fundo dos olhos e disse "não, espera, eu consigo fazer melhor que isso!". E por melhor, é claro, entenda-se muito pior. Mas vamos começar do começo...
E pra abrir 2023, nada melhor que uma continuação que foi agurdada durante seis anos!
Isso pq se tem algo inútil que eu posso fazer nesse blog, é mais uma vez explicar o tamanho do fenomeno cultural que foi STREET FIGHTER II: THE WORLD WARRIOR. O jogo que deu origem ao genero mais popular no ocidente tomou o mundo de assalto e virou mania mundial com filmes, revistas em quadrinhos, chaveiros, camisinhas... não que alguém que ande com uma camisinha do Honda na carteira corra o risco de precisar usar uma... e saporra toda. Ou seja, Street Fighter 2 era a coisa das coisas.
E em 2008, Street Fighter 4 teve um efeito quase parecido, praticamente sozinho ressucitando os jogos de luta que após isso até hoje são uma coisa que movimenta multidões e milhões (especialmente como e-sport na cena competitiva). Um dia chegaremos a isso, mas foi SF4 foi uma grande, grande coisa.
E esse trailer ser bonito pra porra ajuda muito
Então, se você é um biscoitinho esperto e aprendeu os números, percebeu que tem uma coisa faltando aqui. Quer dizer, SF2, fenomeno, SF4, o messias dos jogos de luta... então cadê o Street Fighter 3? Pq ninguém fala nele? Essa é a história que contaremos hoje.
Então chegou o dia de falar de um jogo mágico. Eu quero dizer, literalmente: Magic - The Gathering. A coisa é, no entanto, que a Magia da Arrecadação é um jogo muito grande. Eu quero dizer REALMENTE grande: ele é o maior cardgame do mundo, e cardgames são uma coisa gigantesca no mundo do entretenimento.
Magic não foi o primeiro cargame ever criado, mas definitivamente é o maior com mais de 20 milhões de jogadores recebidos por cerca de 50 países. Criado em 1993 pelo matemático Richard Garfield, o jogo possui mais de 20.000 cards diferentes (entre magias, monstros e equipamentos), cada um com sua particularidade, importância, efeito e preço. Não é brincadeira dizer que existem lojas dedicadas a Magic (e que oferecem outros serviços secundários de tabela, como livros RPG, mas a raison d'etre é Magic mesmo).
Ao longo da história da humanidade, inúmeras batalhas terrivelmente violentas aconteceram - todas horrorosas de se assistir porque violencia só é divertido no faz de conta e entre profissionais altamente pagos para voluntariamente participar disso. Porém de todas as gruesomicas batalhas ocorridas, poucas foram mais terriveis de se assistir... do que a batalha entre os jogos de luta do Nintendo 64.
Como eu falei em REAL BOUT FATAL FURY, a série "Real Bout" foi meio que a resposta da SNK a série Alpha/Zero de Street Fighter na eterna luta das duas pelo controle dos arcades de luta dos anos 90. Em especial, esse RBFFS é uma resposta direta ao aprimorado STREET FIGHTER ALPHA 2 (até pq o primeiro STREET FIGHTER ALPHA: Warrior's Dream foi meio que uma gambiarra da Capcom, leiam lá que tá tudo nos textos).
HEY, HEY, HEY, ESPERA. ENTÃO A RESPOSTA DA SNK AO JOGO DE LUTA QUE VERDADEIRAMENTE REVIGOROU A SÉRIE STREET FIGHTER FOI... UM PATCH DE UPDATE?