segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

[#1361][Nov/1999] RESIDENT EVIL 2

Usualmente, de acordo com as regras criadas pelo instituto "vozes da minha cabeça", eu não faço reviews de ports porque as mudanças - quando existem - não são interessantes o suficiente para justificar um texto inteiramente novo sobre o mesmo hoje. O caso de hoje é bastante especial, entretanto, porque taí um jogo que eu sempre tive muita curiosidade de conferir por questões tecnicas.

Mas vamos começar do começo, quando eu soube que existia uma versão de RESIDENT EVIL 2 para Nintendo 64, eu fiquei muito curioso em ver com isso funcionária exatamente por um motivo bem simples: 


Como, em que caralhas de mundo, vc adapta um jogo de dois CDs que totalizam por volta de 1,5gb de tamanho em um cartucho de Nintendo 64 que tinha por média 25mb de tamanho? Que tipo de concessões você tem que fazer, exatamente?

domingo, 1 de dezembro de 2024

[#1360][Nov/1999] DONKEY KONG 64

Donkey Kong 64 é um dos três jogos de N64 em que o expansion pack - que aumenta a memória do console de 4MB para 8MB era obrigatório (os outros são Perfect Dark japonês e The Legend of Zelda: Majoras Mask). Segundo os desenvolvedores, entretanto, ele servia apenas para ajudar com efeitos de iluminação

Então hoje é dia de falar sobre um daqueles jogos que eu nunca tinha sequer visto um segundo  de gameplay ou fazia muita ideia de sobre o que o jogo era pq eu realmente só tinha tocado em um controle de Nintendo64 na época, mas já tinha ouvido falar a respeito dele. E não foram boas coisas que eu ouvi sobre esse jogo.

SÉRIO? É DONKEY KONG NO AUGE DA RARE, O QUÃO RUIM REALMENTE PODE SER?

Aparentemente, muito:


Esse jogo não é dito que ele é apenas ruim, e sim que ele é tão ruim, mas TÃO RUIM que matou o genero inteiro de plataforma 3D com colecionáveis! Holy puta que pareio na guacamole, isso é ser ruim pra caceta mesmo! Imagina um jogo de luta tão ruim que faz as pessoas nunca mais quererem tocar um porradeiro virtual, ou um jRPG tão ruim que faz as pessoas nunca mais desejarem começar com uma quest de coletar 5 maçãs e terminarem socando Deus na fuça? Isso é o quão ruim dizem que ele é.

Mas... será verdade mesmo? Será que nosso Macaco Bobo 64 é realmente esse horror todo e desespero ou a internet apenas se emocionou por nada? Suponho que uma boa forma de analisar a questão é através de dados objetivos, então vamos começar com fatos frios e duros, sim?


HOLY MOMMOLY WATER GUACAMOLY! Esse jogo tem literalmente o recorde do Guiness Book de maior quantidade de colecionáveis em um jogo, um recorde que está completando 25 anos! Mas também né, quem seria o molocope a colocar mais de 3821 colecionaveis em um jogo? TRÊS MIL. OITOCENTOS. E VINTE UM. COLECIONÁVEIS.

3821. Puta merda, Rare. Puta que o pariu. Sério.

sábado, 30 de novembro de 2024

[#1359][Fev/2000] RESIDENT EVIL - CODE: Veronica (e seu update "Resident Evil - Code: Veronica X")

Mal faz uma semana que eu estava comentando nesse blog como Resident Evil é uma franquia esquista: é o carro chefe de um dos generos mais populares da sua era no PS1 de uma das maiores empresas do mundo dos games... e ainda sim as continuações do clássico RESIDENT EVIL tem histórias de produção problemáticas, com jogos refeitos em cima do prazo, ideias rushadas, o tipo de coisa que você vê essas histórias e não diz que essas são superproduções milionárias e ultra aguardadas de uma das franquias mais populares do planeta!

Ainda sim, RESIDENT EVIL 2 teve um desenvolvimento problemático para dizer o mínimo (conforme eu contei naquele texto), e RESIDENT EVIL 3: Nemesis... meu deus... por onde eu começo? Quer dizer, essa coisa nem era pra ter sido RE3, era pra ter sido um spin off de ação (a história toda eu contei na review desse jogo também). Enfim, o primeiro RESIDENT EVIL foi um dos jogos que marcou sua geração (gerando dinheiro infinito para a Capcom no processo, claro) e vc realmente não esperaria que as continuações fossem a bagunça que foram. Só que foram.

Minimalismo é uma coisa, mas essa capa japonesa, depois não sabe pq ninguem lembra desse jogo, né Capcom?

Mas E SE... veja bem, E SE houvesse de fato uma Resident Evil feita com o orçamento, tempo e carinho que um dos maiores títulos da decada merece? E SE realmente Shinji Mikami tivesse se trancado no banheiro com revistas da Yua Mikami e anunciando que apenas escreveria esse jogo com o pipi duro? E SE RESIDENT EVIL tivesse tido a continuação feita com a calma e carinho que merece?

Bem... ao invés de dizer que tal jogo existiu, eu vou fazer melhor isso, vou deixar o criador de Resident Evil, o homem, o mito, a lenda, Shinji Mikami dizer o que ele sente a respeito:

"A empresa nos pediu para torná-lo [RESIDENT EVIL 3: Nemesis] um título numerado. Então tivemos que alterá-lo para que pudesse satisfazer mais jogadores, isso foi difícil. No final das contas, é um título numerado da série Resident Evil, mas a qualidade é um pouco na extremidade inferior.

Por outro lado, Resident Evil - Code: Veronica, que não é um título numerado, esse jogo é um título que merecia mais ser numerado. Não acabou se tornando um devido a problema político entre a Capcom e a empresa fabricante de consoles."

Não é muito claro de qual "empresa fabricante de consoles" ele está falando pq eu já ouvi várias versões de pq Code Veronica não foi Resident Evil 3 - algumas dizem que é decisão da Capcom, outras que a Sony comprou a exclusividade da "série principal", e até mesmo tem versões que foi decisão da Sega para atrair jogadores que não estavam no Playstation e portanto se sentiriam deslocados começando uma franquia do terceiro jogo. 

Seja como for, o ponto é que RE:CV pode não ser Resident Evil 3 de papel passado no cartório, mas em valores da produção, ambição, esforço dos desenvolvedores, orçamento e relevancia pra história narrativa da franquia. Diabos, eu diria até que Codigo Veronica Decide Morrer em alguns aspectos mais Resident Evil 2 que o próprio RESIDENT EVIL 2!

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

[#1358][Jun/2000] MORTAL KOMBAT: Special Forces

Oh boy... oooooh booooy... esse é um daqueles, sabe? Então, ao longo dos anos nesse blog eu sempre muito vocal a respeito que eu nunca achei MORTAL KOMBAT lá muito bom enquanto jogo de luta. Claro, nos dois primeiros jogos a violencia era algo que chamava atenção - especialmente com atores digitalizados perfomando fatalidades - coisa que não tinha equivalente na época, mas bom boooom mesmo a lutinha em si eu nunca achei.

Entretanto é claro que essa é só minha opinião e Mortal Kombat tinha, e ainda tem, muitos fãs pelo mundo afora. Eu estou falando isso pq estes fãs, não eu, estas pessoas que sempre gostaram de uma franquia eu considero subpar mecanicamente, mesmo para os fãs de Mortal Kombat, este é o pior jogo da franquia inteira e por uma margem muito grande.

Se nem os fãs de Mortal Kombat tankam esse negócio, aí eu senti o medo do nosso senhor Jesus H. Pogobol Cristo no lombo. Puta merda eu to ferrado, e não é pouco.

terça-feira, 26 de novembro de 2024

[#1357][Jun/1999] TARZAN


Então vamos falar sobre animação. Mais especificamente, como o título acima já dá a deixa, vamos falar sobre os longas da Disney na história da animação, ao que todos podemos concordar que o estúdio emendou uma série de sucessos sem precedentes na história do próprio cinema com a sua renascença: THE LITTLE MERMAIDTHE BEAUTY AND THE BEASTALADDIN e THE LION KING são o tetravirato de ouro, um emendado no outro que voltou a colocar a Disney não apenas no mapa, mas no topo do jogo. Embora eu tenha alguns problemas com o primeiro e o segundo filme, não cabe a mim dizer que eles não são sucessos de público e crítica (até pq o que eu queria dizer eu já disse nos textos daqueles jogos).

Cada filme estava quebrando recordes de bilheteria, ganhando prêmios (principalmente por suas músicas), álbuns nas paradas da Billboard 100, aclamação da crítica, personagens fortes a serem admirados que se traduziam em bilhões em merchandising associado, enfim a Disney se restabelecendo novamente na cultura pop e muitos elogios e lucros entrando por todos os lados. 

Os executivos estavam felizes, os animadores finalmente puderam expressar a sua criatividade (até um ponto) e foi um bom momento para todos os envolvidos. Até que não foram mais. Em algum momento, em algum ponto do meio dos anos 90 a Disney se tornou tão conceituada do seu próprio sucesso que entendeu que podia fazer o que bem entendesse que o publico iria aplaudir de pé. Afinal, após quatro anos seguidos estourando os recordes de bilheteria, como possivelmente você poderia errar?

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

[#1356][Nov/1999] SPYRO 2: Ripto's Rage!

Esse período de transição entre o fim do PS1 e o PS2 pegar fogo e se mostrar o absurdo behemot que foi (ainda hoje o console mais vendido de todos os tempos), foi a época que eu fiquei afastado dos videojogos e não tenho muitas memórias videogamisticas. Isso quer dizer que eu nunca tinha jogado RESIDENT EVIL 3: Nemesis até semana passada, por exemplo.

Estou colocando essa informação, pq se me perguntassem qual é o padrão ouro dos jogos de plataforma 3D, aqueles que seriam o paragon contra o qual todos os outros jogos de plataforma 3D seriam comparados eu teria chutado alguma coisa de renome tipo SUPER MARIO 64 ou quem sabe BANJO-KAZOOIE. E enquanto esses jogos são, de facto, aulas de como fazer um jogo de plataforma 3D repleto de colecionaveis, se você quer o melhor do melhor, o olho-vivo e faro-fino da plataformagem 3D, bem, então o que você quer são os jogos do nosso amigo Spiroleta e suas loucas aventuras dragonianas. 

Como de costume, a capa americana do jogo é tipo "sou tão trevoso e badass! Tremam!", enquanto a japonesa é toda "Supiro-kun tomodachi!"

Esse é estado-da-arte da plataforma 3D ao ponto que mesmo hoje não existe um consenso entre os fãs de qual o melhor jogo da trilogia inicial, dado que todos são bastante awesome (não posso atestar pelo terceiro ainda, mas chegaremos lá). Spiroleta o Dragoneta, o ápice da plataformagem 3D. Taí algo que eu não poderia ter adivinhado nem em um milhão de anos.

domingo, 24 de novembro de 2024

[#1355][Jun/1999] BUGS BUNNY: Lost in Time


A dois anos e meioa trás, quando eu escrevi sobre PORKY PIG'S HAUNTED HOLYDAY, eu contei como em 1935 a Warner Bros teve seu primeiro personagem recorrente - o Gaguinho - pq isso estava se tornando moda naquele tempo e a venda de pelucias e brinquedos de personagens fixos havia se provado um sucesso com  FELIX THE CAT. Tá, eu sei, é só o Gaguinho e quem caralhas liga pro fucking Gaguinho, mas então os anos 30 rolavam diferente.

Seja como for, a parte que importa é que em 1937 rolou um desenho que acabou vindo a se tornar muito importante, Porky's Duck Hunt, em que um pato completamente abilolado das ideias atazanava a vida do Gaguinho caçador. Esse é desenho é importante pq esse pato lelé da cuca veio a se tornar o Patolino, e isso foi a história que eu contei naquele dia. O que eu não sabia, no entanto, é que aquele desenho viria a ser ainda mais importante do que eu havia inicialmente considerado. Tipo bem mais.

sábado, 23 de novembro de 2024

[#1354][Ago/1999] CROC 2

Croc 2 é uma continuação bem curiosa: sob todos os aspectos tecnicos e práticos, ele é vastamente superior ao seu predecessor e não é por uma margem pequena. Porém, isso sendo dito, ele é muito pior avaliado ao ponto que enterrou a franquia! Como isso pode ser? É o que veremos no episódio de hoje.

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

[#1353][Nov/1999] WARPATH: Jurassic Park

Quando eu comecei esse blog, longinquos quase oito anos atrás, eu tinha um sonho. Um sonho simples, um sonho humilde, mas não menos um sonho por conta disso: eu queria ser um dinossauro. Quer dizer, eu não estou pedindo tanto assim, estou? Um joguinho que eu pudesse apenas ser um dinossauro, comer pessoas, dar dinogolpes em outras dinoinimigos. Eu realmente não acho que estou pedindo demais aqui.

E ainda sim, por algum motivo que a própria razão desconhece, a indústria dos videogames se reuniu e decidiu que este é um desejo que jamais seria atendido. Jamais, sob hipotese alguma, não importa o quanto dinheiro eles perdessem com isso, isso é algo que eles nunca iriam me dar.

"Enquanto eu viver, C jamais será feliz jogando um jogo onde ele pode ser um DINÓCERO", jurou a indústria dos games. E sua palavra eles mantiveram. Por Deus, como eles mantiveram sua palavra!

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

[#1352][Jul/1999] DINO CRISIS


 Jorge, estamos vivendo uma crise! Com efeito, é a maior crise da história desse blog!

... AH NÃO, TU NÃO VAI FAZER ESSA PIADA, NÃO...

Que crise, você pergunta? Ora, estamos vivendo uma... CRISE DE DINOSSAUROS!

ELE FEZ. EU NÃO SEI COMO EU ME SURPREENDO AINDA...