A Technos é conhecida por ter entrado na história dos videogames como a empresa que criou o beat'm up na forma como concebemos o genero hoje, com seus dois jogos ultra populares Double Dragon e River City Ramsom. Inclusive essa semana a Arc System Works (que tinha comprado os direitos da série depois que a Technos bateu as botas) lançou um spin-off da franquia, River City Girls
segunda-feira, 30 de março de 2020
sábado, 28 de março de 2020
[AÇÃO GAMES 029] TOM AND JERRY (SNES, 1993) [#340]
Tom & Jerry: The Movie para Master System é não apenas um acidente radioativo em uma ilha de bebês focas que prova que Deus não apenas existe, mas ele odeia particularmente todo e cada um de nós.
Pois bem, por todos os defeitos que esse jogo tem, ao menos algo pode ser dito dele: ele é ruim. De uma forma sinistra e mórbida, jogar esse jogo é como as pessoas que desaceleram na BR quando tem um acidente apenas pelo prazer de ver membros mutilados e uma massa de metal retorcido, sangue e gasolina onde um dia já houve um ser humano. Já vi acidentes mais bonitos de se olhar do que jogar Tom e Jerry do Master System.
Mas como isso pode ser algo bom?
quinta-feira, 26 de março de 2020
[AÇÃO GAMES 029] CHESTER CHEETAH: TOO COOL TO FOOL (Mega Drive e SNES, 1993) [#339]
Senhores, eventual senhorita que me processará por assédio sexual no futuro com total justiça porque eu sou um executivo e é isso que executivos fazem, vocês podem estar se perguntando porque eu os chamei aqui hoje.
- Não, não realmente.
- É, você faz isso toda segunda-feira, chefe.
- Na verdade eu nem trabalho aqui.
Bom, vamos direto ao assunto: esta semana eu acordei de ressaca e abraçado a uma cabra, como faço todas as segundas-feiras, quando algo chamou minha atenção. Eu, sagazmente, reparei que esta segunda-feira eu não estava bebado e com a bunda doendo porque me entregar as drogas, alcool e sexo promíscuo é a única coisa que preenche o vazio existencial da minha alma que eu tento afogar com dinheiro, mas porque havia um motivo.
terça-feira, 24 de março de 2020
[AÇÃO GAMES 028] OUT RUN EUROPE (Master System, 1993) [#338]
Esse texto da capa brasileira é uma obra de arte |
Nos anos 80, Yuji Naka (mais conhecido como o criador do Sonic) propos o que eu considero o primeiro videogame artistico de todos os tempos: Out Run (se existe algum antes desse, apenas foge ao meu conhecimento).
Mais do que um game de corrida, Out Run é a tentativa de transmitir uma experiencia para o seu publico além das formas obvias, de realmente tentar fazer as pessoas sentirem algo que elas não sentem na sua vida cotidiana. Da mesma forma que Bach quis expressar toda alegria e maravilhamento de Jesus neste mundo em Jesu, Joy of Man's Desire, Yuji Naka quis transmitir a sensação de como é um domingo de manhã quando você é fabulosamente rico e pode organizar um racha só para você mesmo, sua Ferrari e a bimbo siliconada da semana que você não ousa perguntar a idade porque a resposta pode te trazer problemas legais.
Nessa o japonês te venceu, Bach.
domingo, 22 de março de 2020
[AÇÃO GAMES 028] MARIO FIGHTER III (Nintendinho, 1993) [#337]
Já dizia que ladrão que rouba ladrão tem que tomar tiro nas fuças porque bandido bom é bandido morto, talkey?
Enfim, em 1993 a picaretagem perdeu a noção do ridiculo e hackearam a versão já pirata da Yoko de Street Fighter e nascia assim Mario Fighter 3. Mas porque "Mario" Fighter? Ora, porque alguém ripou os sprites do Mario de Mario 3 e adicionou o safadenho como personagem porco nesse jogo já porco.
sexta-feira, 20 de março de 2020
[AÇÃO GAMES 028] SHADOW OF THE BEAST II (Mega Drive, 1993) [#336]
Jogos de Amiga são, como bem se sabe, a 8a praga de Deus disparada contra o Egito porque Deus é um cara com muito poder, não presta contas a ninguém e é mais pistola que o Pato Donald em um jardim de pecinhas de Lego - o que sempre é uma combinação fadada a dar merda.
Talvez a única coisa pior que jogos de Amiga são o meu texto sobre Shadow of the Beast 1, mas pelo menos eu posso argumentar que eu melhorei como escritor - algo do qual meu eu do futuro ri sonoramente neste momento.
Enfim, em 1993 o mundo foi cruelmente punido com Shadow of the Beast II e a única pergunta que podemos fazer é... o quão ruim pode ficar realmente?
Muito. Quero dizer, realmente muito mesmo. Pacas. Demais.
quarta-feira, 18 de março de 2020
[AÇÃO GAMES 028] PANIC RESTAURANT (Nintendinho, 1993) [#335]
Ninguém pode realmente possível dizer como aconteceu. Talvez os ovos estivessem olhando atravessado para as salsichas, ou as pizzas achassem que o sorvete estava ocupando mais espaço no congelador do que ele deveria. Seja qual for o motivo, a comida se revoltou e quando parecia que as coisas não podiam piorar, elas se reuniram e chegaram a um acordo em não se odiar, mas ao invés disso unir forças para odiar aquele que consideravam responsável por todos seus problemas.
E esse alguém sendo você, um chef de chapéu grande e, pelo menos na capa do jogo, uma postura ameaçadora que deixaria Wario com ciúmes. Sim, você é um chef de cozinha. Não um encanador, ou um super-herói, ou qualquer outra pessoa que a quem costumamos recorrer quando o mundo precisa ser salvo.
E esse alguém sendo você, um chef de chapéu grande e, pelo menos na capa do jogo, uma postura ameaçadora que deixaria Wario com ciúmes. Sim, você é um chef de cozinha. Não um encanador, ou um super-herói, ou qualquer outra pessoa que a quem costumamos recorrer quando o mundo precisa ser salvo.
segunda-feira, 16 de março de 2020
[AÇÃO GAMES 028] WORLD OF ILLUSION STARING MICKEY MOUSE AND DONALD DUCK (Mega Drive, 1993) [#341]
Crianças, como é de amplo conhecimento de todos, são retardadas. E por retardadas eu quero dizer que você consegue empurrar para elas as merdas mais aborrentamente preguiçosas e feitas nas coxas apenas porque foda-se e se safar com isso - como os cartoons dos anos 80 ou o Felipe Neto hoje.
Por isso mesmo a Disney sempre se destacou ao colocar esforço em qualidade nos seus produtos mesmo que seu publico alvo tivesse o QI combinado de uma torta de amora fria. Há um que de excelencia no acabamento de seus produtos, mereça seu publico ou não. E, para minha grande surpresa diga-se de passagem, de todas as empresas de games do mundo foi justamente a Sega que mais entendeu essa filosofia da Disney de modo que suas rendições dos jogos da empresa do Mickey para o Mega Drive são bastante acima de críticas - e olha que eu tenho como credo pessoal criticar a Sega sempre que possível!
... com exceção de Fantasia, né Sega? Porque vocês não acharam realmente eu ia deixar essa passar, né?
sábado, 14 de março de 2020
[AÇÃO GAMES 028] THE KING OF RALLY: PARIS - MOSCOW - BEIJING (SNES, 1993) [#334]
A de hoje vai ser bem rapidinha, porque pelamor das coxas da cyberlolimaidcat Rikka...
Nossa história começa com dois japoneses fumando saquê. Sim, eles estavam FUMANDO saquê, porque só isso explica esse jogo. Logo vocês vão me entender. Toshiro e Mifume (nomes ficticios porque eu to com preguiça de pesquisar os criadores dessa joça para preservar a identidade dos envolvidos) estavam, como todo japonês é legalmente obrigado a fazer uma vez por ano, jogando Final Fantasy - guardem essa informação, ela será importante.
quinta-feira, 12 de março de 2020
[AÇÃO GAMES 028] TINY TOON ADVENTURES: BUSTER BUSTS LOOSE (SNES, 1993) [#333]
Depois da farra do nonsense que foram os anos 80, compreensívelmente alguns personagens começaram os anos 90 com sua imagem bastante desgastada com o público. Os executivos de várias midias e empresas então batiam cabeça para descobrir uma formula sobre como tornar seus personagens relevantes novamente.
Um caminho que foi trilhado, e os quadrinhos meio que abraçaram totalmente essa escola, foi de transformar seus personagens em DARQUI, TREVOSOS E DU MAU!!!!11!!11 Você sabe, a velha tática de apelar para as crianças dos anos 80 que haviam se tornado adolescentes e agora queriam se afirmar como ADULTÕES. Desta massaroca a fase do Homem-Aranha do uniforme negro é a mais famosa, mas praticamente todo mundo era trevosão agora.
terça-feira, 10 de março de 2020
[AÇÃO GAMES 027] RAD MOBILE (Arcade, 1993) [#332]
Em 1992 a Sega já estava trabalhando no seu videogame de 32 bits, aquele que dali a alguns anos viria a ser o sucessor do Mega Drive - o Sega Saturn. Neste primeiros dias, no entanto, eles ainda não conseguiam fazer uma placa que rodasse jogos a 32 bits com um preço comercial de videogame ou que sequer custasse menos do que um carro. O que nos leva a uma questão: o que, exatamente, fazer com os prototipos que ficavam prontos mas eram caros demais para serem vendidos como consoles domésticos?
E essa foi a breve história do estagiário que teve uma boa ideia na Sega dos anos 90.
domingo, 8 de março de 2020
[AÇÃO GAMES 027] CONTRA FORCE (Nintendinho, 1993) [#331]
Em 1991, a Konami do Japão estava trabalhando em uma nova franquia chamada de "Arc Hound" para ser lançada no Nintendinho naquele ano. O jogo chegou a ser anunciado nas revistas da época e tudo mais.
Entretanto, conforme o ano de 92 foi passando, a Konami do Japão não conseguia avanços e o jogo estava, bem, uma merda completa. Consertar o jogo levaria mais tempo e recursos do que valeria a pena investir em um console que estava sendo aposentado como o Nintendinho.
Como resultado, o jogo ainda em desenvolvimento foi para a lixeira e segue a vida...
... exceto que a Konami da América viu isso como uma oportunidade. O lixo de uns é a tralha que você vai empurrar para ganhar uns trocos faceis, como diz o ditado. Então a Konami pegou o jogo semiacabado, tacou a sua marca famosa "Contra" nele e correu para o abraço. Nascia assim "Contra Force".
sexta-feira, 6 de março de 2020
[AÇÃO GAMES 027] THE GREAT WALDO SEARCH (Mega Drive e SNES, 1993) [#330]
Então, "Onde está Wally", ou "Onde está Waldo", se você é americano, ou "Hvor er Holger", se você é da Dinamarca. Tenho certeza de que você se enquadra na faixa etária correta para lembrar muito bem desse artefato pop-cultural em particular.
Se você é um pouco jovem demais para se lembrar de Wally/Waldo/Holger e seu impiedoso império no mundo do entretenimento infantil, aqui está um breve resumo: um artista britânico chamado Martin Handford fez um livro ilustrado com cenas de uma multidão de personagens e escondido em cada uma dessas cenas está Wally, um cara de óculos com um suéter listrado.
Sua missão é usar os olhos para olhar essas figuras até localizar esse homem. As imagens são grandes, Waldo é pequeno e todo o exercício é provavelmente tão prejudicial à sua visão quanto visualizar uma explosão atômica desprotegida ou assistir uma maratona de Friends. Depois de encontrar o Waldo, passe para a próxima cena. Repita até que o livro termine ou os músculos do seu olho colapsem e se desprendam.
Alguém pensou que uma versão em videogame seria uma boa idéia. Eles estavam errados, mas o trabalho prosseguiu de qualquer maneira e, em 1991, o mundo foi agredido com o Where's Waldo? - o jogo NES.
Agora, como você pode imaginar, o Nintendinho não tinha capacidade para reproduzir uma imagem grande e detalhada como as ilustrações de Martin Handford, então de forma bastante previsivel o resultado foi... isso...
quinta-feira, 5 de março de 2020
[AÇÃO GAMES 042] SAMURAI SHODOWN (ou Samurai Spirits, no Japão) [#329]
1788 foi um ano muito especial porque o parlamento britanico aprovou a abolição da escravidão. Yay, rejubilaivos homens de boa vontade! Todos celebram este momento de decencia coletiva na raça humana, exceto no Japão onde as preocupações eram outras: estava rolando o CONFRONTO DE SAMURAIS, afinal!
Prioridades, huh?
Em 1993 a SNK lança sua quarta franquia de jogos de luta (se juntando Art of Fighting, FATAL FURY: The King of Fighters e World Heroes), porque se você lançar jogos de luta por atacado uma hora a coisa vai! Bem, nenhum jogo da SNK realmente foi tão popular quanto Street Fighter ou Mortal Kombat... então acho que não foi.
Seja como for, fourth is the charm, right?
quarta-feira, 4 de março de 2020
[AÇÃO GAMES 027] CHASE H.Q. II (Mega Drive, 1993) [#328]
- Senhor, temos um terrorista fugindo com um caminhão repleto de explosivos em alta velocidade
- Entendo, parece que não temos outra opção senão...
- Bloquear as estradas, empregar helicopteros, snipers e toda força de segurança nacional?
- O que? Não, por Deus, homem, não! Não temos orçamento para isso!
- Então o que faremos?
- Acione o Quartel General de Perseguições!
- Aquele do prédio superfaturado que literalmente faz 5 trabalhos por ano?
- ... enfim, eles mandarão um único homem em um veículo civil perseguir o perpetrante e bater na lateral do carro dele até que o mesmo desista!
- ... senhor, esse é... o pior plano que eu já ouvi na minha vida. Até onde sabemos o cara deve estar em casa de pijama, até ele sair e alcançar o terrorista já pode ser tarde!
- Você não está errado, deputy Jorge. Mas deviam ter pensado nisso antes que permitissem brasileiros assumir cargos da segurança nacional americana!
Chase H.Q. é um título abreviado, o jogo foi originalmente chamado "Every 80s Buddy Cop Movie's Chase Scene Ever Simulator". Carros tunados saem às ruas para combater o crime, uma colisão em alta velocidade de cada vez. Inúmeras vidas civis ameaçadas desnecessariamente. A frase "quis custodiet ipsos custodes" raramente foi mais aplicável a um videogame.
segunda-feira, 2 de março de 2020
[AÇÃO GAMES 027] BATMAN RETURNS (SNES e Mega Drive, 1993) [#327]
Eu tenho muito em comum com o herói do jogo de hoje, saiba você. Nós dois tendemos a evitar relacionamentos pessoais exceto se for com pessoas clinicamente insanas, ficamos melhor vestidos de preto, possuimos mentes afiadas e analíticas e somos frequentemente assediados por palhaços do mal. Infelizmente, enquanto eu me encontro sozinho e não amado, Batman é um dos personagens de ficção mais famosos do planeta.
Parece injusto no começo, a principio, mas então temos que considerar os pontos positivos: eu não vi meus pais mortos na minha frente e nunca fui interpretado por George Clooney em Batman & Robin. Na verdade nunca tive nenhum envolvimento com Batman e Robin. Pequenas graças, eu suponho. Enfim, o jogo de hoje é o Batman - O Retorno de 1993 da Konami.
Assinar:
Postagens (Atom)