quarta-feira, 11 de setembro de 2024

[#1295][Jan/1999] CASTLEVANIA

Caralho, não tinha uma CG mais feia do herói do jogo não?

Aff... respira que hoje o dia vai ser daqueles. Isso pq eu nem precisei COMEÇAR o jogo pra me incomodar com ele, já que esse jogo tirou o dia pra incomodar desde o nome. Explico: se você procurar na internet, vai ver a respeito do jogo se chamar "Castlevania 64". Só que na verdade o nome do jogo é apenas "Castlevania", os FÃS tiveram que apelidar de 64 pra diferenciar esse título.

Sério, que tesão que as empresas tem de querer promover algo fazendo um titulo como se fosse o original e os fãs que tem que apelidar pra diferenciar do original de verdade, tipo Sonic The Hedgeog que foi apelidado pelos fãs da Sega de Sonic 2006 pra diferenciar, ou o Robocop de 2012... hã, to percebendo um padrão de qualidade aqui, aí G-ZuZ...

Mas tá, eu nem comecei a jogar o jogo e já to me incomodando com ele, mas ó que beleza! Que beleza, eu te digo! Bem, seja como for, Castlevania que não é 64 tem a má fama de ser um dos piores jogos da franquia, já apareceu no AVGN, e honestamente foi lançado no pior momento possível para estar na série. Quer dizer, esse é o primeiro Castelo do Vania lançado depois da obra prima, do petardo, do Santo Graal que é CASTLEVANIA: Symphony of the Night

REAL AÇÃO AVENTURA!

CASTLEVANIA: Symphony of the Night não é apenas o melhor jogo da franquia, é um dos melhores jogos de todos os tempos e ser o sucessor dele não é uma quantidade pouca de expectativa colocada. Especialmente pq o Nintendo 64 é mais poderoso que o Playstation, então as pessoas estavam esperando grandes, grandes coisas desse jogo - provavelmente mais do que seria possível fazer no N64 de qualquer jeito.

Então vamos assumir que esse jogo tambem não foi recebido com a maior boa vontade do mundo, é, tenho certeza que as críticas são até mesmo exager...

AH MAS VÃO SE FODEREM NUMA PISCINA DE MAMÃO PAPAYA! Mas puta que o pareo tchanga la catchanga tchanga tá, eu juro pra vocês, mas juro pelos meus doguineos que a primeira fase desse jogo é uma das primeiras fases mais irritantes que eu já vi em quase mil e trezentas reviews nesse blog!

Sério, simplesmente spawnam caveiras atrás da sua bunda a cada 0,005 segundos e vc não tem um único segundo pra respirar! O único modo de atravessar a fase é ficar pulando que nem uma gazela com pimenta do reino no rabo pq aí vc se move mais rápido que os esqueletos, pq se vc só andar vc é overwhelmado por uma avalanche infinita de esqueletos - isso quando não spawnam esqueletos-bomba, porra esse jogo se passa no cemitério islamico ou algo assim?


O sistema de ataque desse jogo também é esquisito, o chicote do nosso amigão aí não realmente ataca pra frente, mas ele não é uma mira exatamente como em THE LEGEND OF ZELDA: Ocarina of Time, ele lembra um pouco SYPHON FILTER no sentido que vc tem que ficar de frente pro inimigo alguns instantes até a mira travar nele e vc dar a chicotada teleguiada... é uma coisa meio esquisita.

Claro, ajudaria se eu tivesse tempo pra me acostumar com os controles sem SPAWNAR A PORRA DA DESGRAÇA DA MERDA DE UMA CAVEIRA A CADA 1/8 DE RESPIRAÇÃO QUE EU DOU! E quando eu não estou lidando com esse spawn do inferno, tenho que lidar então em pular em plataformas com os piores controles de pulo já concebidos em uma plataforma 3D desde Bubsy 3D!!!

Eu não to de sacanagem com vocês, é ruim desse jeito!


O pulo é travado e vc não pode mudar de direção no meio do ar, e usualmente o jogo te exige precisão pixelar pq se vc não pular no ultimo pixel possível da plataforma ele simplesmente não chega! Adicione a isso ainda que a floresta é confusa em design, parece absolutamente sem graça e repetitiva, não é raro vc vir de um lado, a camera girar e vc se perder e voltar pra onde veio pq TUDO PARECE IGUAL! 

 Agora some essas duas coisas na porra da PRIMEIRA FASE e vc não vai ficar surpreso ao descobrir que quase toda má fama que o jogo tem vem justamente de quem jogou a PRIMEIRA fase, atirou essa bosta na parede e foi dar um jeito de voltar a jogar CASTLEVANIA: Symphony of the Night.


Porém sabe o que é realmente, realmente mesmo, mais impressionante disso tudo? É que se você passar essa primeira fase infeliz, lazarenta, nascida no inferno... o resto do jogo não é tão ruim assim, na real. Com efeito, ele é meio que bom, sabe?

Pra começar, tirando um ponto ou outro do jogo, a Konami desliga esse spawn rate do inferno desgraçado e vc consegue andar pelos lugares sem brotar um inimigo no seu toba a cada 0,3pi segundos. E desligar esse spawn rate do inferno não apenas permite ao jogador respirar, como faz te dá tempo para ver que o sistema de mira do chicote... até que funciona, na verdade.

Esse jogo evoca os maiores medos de um brasileiro: dois esqueletos numa moto. Em 1852. Dracula sempre foi um cara a frente do seu tempo.

Ao contrário do que acontece em SYPHON FILTER, a mira do seu chicote não apenas é mais inteligente como se vc estiver mirando em outra coisa e o seu ataque pegar sem querer em algo no caminho, o jogo conta o hit a seu favor igual. Por isso vc pode, por exemplo, destruir projeteis que estão vindo na sua direção mesmo que sua mira esteja em outro inimigo e isso é legal. E, claro, tem que ser dito que a direção de som desse jogo é muito legal tambem, destruir os inimigos dá um efeito sonoro satisfatório que te faz se sentir muito bem em destruir caveiras comedoras de otakus fedidos com um hit só.

Tudo que o jogo precisava era te dar tempo para entender o sistema, e uma vez que vc pega o jeito não tem mais muito problema com ele. Só precisava não ter uma primeira fase tão merda que vc realmente se acostuma e até passa a gostar da coisa.


O outro problema desse jogo, os pulos, continuam sendo um problema até o fim - isso não muda, mas... mas então, cara, se vc for parar pra pensar, tirando CASTLEVANIA: Symphony of the Night, os pulos SEMPRE foram um problema em Castlevania. Quer dizer, eles SEMPRE foram exatamente como eu descrevi aqui: travados, vc não pode corrigir a direção no ar, e vc tem que pular no pixel exato para chegar lá. Castlevania SEMPRE foi isso. A única coisa realmente diferente aqui é que agora é em 3D, mas a ideia é essa.

Talvez isso seja o mais ironico da coisa toda: muita gente conheceu a série justamente através de CASTLEVANIA: Symphony of the Night, e vendo o quanto Castlevania que não é 64 é diferente pode achar que é "pouco Castlevania", mas na real o não-64 na verdade é a experiencia Castlevania em sua forma mais pura, CASTLEVANIA: Symphony of the Night que é o esquisitão da familia na verdade.

E uma vez que vc supera esses dois pontos - o combate é até divertidinho e os pulos são... bem, Castlevania - pode até apreciar o quanto esse jogo tem coisas a seu favor. Como a atmosfera, por exemplo. CASTLEVANIA: Symphony of the Night tem uma das melhores trilhas sonoras já agrupadas em um CD (seja de jogo ou de música) e é claro que os cartuchos do Nintendo 64 não tem capacidade para isso, e por isso mesmo o diretor do jogo foi por um caminho diferente.


Ao invés das obras primas pancadonas de SotN, o que esse jogo tenta é muito mais uma atmosfera de survival horror com musicas minimalistas e até mesmo por vezes inexistentes, deixando vc apenas aos sons dos seus próprios passos. A inspiração em RESIDENT EVIL nesse jogo é bastante grande, e lembrando que mais ou menos na mesma época a Konami estava lançando SILENT HILL.

Eu não quero dizer com isso que Castlevania que não é 64 é um jogo de terror, vc ainda é um herói fodão dizimando o mal, mas ele brinca com essa ambientação e realmente me fez desejar que um dia alguem fizesse um survival horror de Castlevania, imagina que massa seria vc explorando o Castelo do Vania, vc um reles humaninho no meio de toda biblioteca de bichos do inferno que a franquia tem... mas divago.

Se alguma coisa prova o quanto a ambientação desse jogo é boa, basta ver a tela de Press Start desse jogo que é certamente uma das - se não for "A" - melhores do Nintendo 64:


Cara, na real, isso é MUITO bom! Adicione a isso uma cena inspiradaça aqui e acolá como a cena da Rosa regando as flores com sangue, ou o aldeão que vc descobre que é um vampiro pq ele não tem reflexo no espelho e temos um jogo que realmente sabe o que esta fazendo, sabe? Quer dizer, a cena da estátua chorando sangue e o sangue vira um boss é uma composição realmente maneira.

ESPERA, ESPERA, TEMPO. ENTÃO VC ESTÁ DIZENDO QUE ESSE JOGO TEM UM SISTEMA DE COMBATE QUE É LEGAL UMA VEZ QUE VC SE ACOSTUMA COM ELE, OS PULOS SÃO O QUE VC TEM QUE ESPERAR DE CASTLEVANIA E A AMBIENTAÇÃO É BEM MANEIRA?

Não apenas a ambientação, mas até mesmo os personagens. Eu gostei bastante da Rosa, a vampira com alma, e as cenas do Malus são bem creepy até.

ENTÃO... VC ESTÁ DIZENDO QUE ESSE JOGO É NA VERDADE BOM?

Aaaahmmmm... então... bom, bom, booooom assim é uma palavra forte, pq infelizmente esse jogo frequentemente sai do seu caminho apenas pelo prazer de te enlouquecer. Pq não bastasse a primeira fase horrível que espantou todo mundo de ver as coisas boas que esse jogo tem, volta e meia os caras metem uma nas fases que você olha e fica pensando "gente, qual a necessidade disso?"


A mais infame, e que foi imortalizada no video do AVGN, é a fase do nitro e da mandragora. Basicamente vc tem que pegar uma bomba no final da fase e atravessar ela de volta SEM PODER PULAR OU TOMAR DANO, SENÃO A BOMBA EXPLODE. Embora na real na real não seja tão ruim quanto o AVGN faz parecer no video dele - ele realmente entendeu errado como a bomba funciona, e nem é dificil realmente, É O MESMO BOTÃO QUE VC USA PARA INTERAGIR O JOGO INTEIRO - ainda sim não muda o fato que a fase exige que vc faça backtracking de uma ponta a outra pelo menos QUATRO vezes, pelo menos duas com a bomba no bolso sem poder pular, cair ou tomar um misero hit de dano, puta merda, que saco.

Ou então a fase do labirinto de grama que se o DJEIZU te pegar tira 70% da sua vida, se os cachorros te pegarem eles te paralisam até o DJEIZU chegar e todos eles se movem tão rápido quanto vc, não dá pra abrir distancia correndo e parar pra lutar não adianta tb pq eles só ficam caídos 3 segundos. Sério, se o jogo te desse pelo menos uns 10 segundos de premio por vc deitar eles, mas não, vc mal tem tempo de sair da tela depois de derrubar eles na porrada. Isso num fucking LABIRINTO!


E o jogo é todo repleto de momentos de extrema infelicidade assim por parte do design que te fazem querer atirar o controle na parede de frustração, adicionando doses cavalares de instadeaths because fuck you, thats why. Adicionalmente, eu tenho que dizer que a camera desse jogo é um lodo de sofrimento e dor pq os inimigos não tem a menor vergonha de te atacar pelas costas, mas aparentemente a camera tem sim muita vergonha de virar quando vc vira o seu boneco te fazendo ficar boa parte do tempo virado de frente para a tela enfrentando sei lá o que.

Mas ainda sim, meu, como dá pra ver os problemas desse jogo não são nenhum bicho de outro mundo, era tão fácil resolver os problemas desse jogo... e não sou eu que estou dizendo isso, foi a própria Konami que disse isso, pq menos de 10 meses depois desse jogo foi lançado "Castlevania: Legacy of Darkness" que nada mais é do que um patch de update que não apenas resolve os maiores problemas do jogo modificando as partes mais cuzonas das fases e adicionando novos conteúdos e personagens jogáveis.

O resultado é que Castelo do Vania que Não é 64 é quase um grande jogo. Se a Konami tirasse a cabeça de dentro da bunda e visse que algumas coisas não deviam ter passado da fase do brainstorm (especialmente a parte bomba+mandragora), polisse uma coisinha aqui e outra acolá, esse teria sido realmente um grande jogo.


Isso, é claro, se jogarem fora e refizerem do zero aquela bosta de primeira fase. Sério Konami, 30 anos com os boneco na pista e não sabe que a primeira impressão é que fica? Uma única primeira fase boa é tão importante que até mesmo carrega uma franquia medíocre por trinta anos, nunca jogaram SONIC THE HEDGEHOG?

É REALMENTE UM ARTE COMO VC CONSEGUE ESCREVER DUAS MIL PALAVRAS DEFENDENDO UM JOGO QUE É VILIPENDIADO NA INTERNET, E AINDA ENCONTRA TEMPO PARA METER A SEGA NO MEIO

O que posso dizer, Jorge, sou um gênio incompreendido.

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
EDIÇÃO 135 (Janeiro de 1999)


EDIÇÃO 137 (Março de 1999)









MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 039 (Junho de 1997)


EDIÇÃO 046 (Janeiro de 1998)


EDIÇÃO 051 (Junho de 1998)


EDIÇÃO 058 (Janeiro de 1999)


EDIÇÃO 060 (Março de 1999)



EDIÇÃO 061 (Abril de 1999)











MATÉRIA NA GAMERS 
Edição 028 (Março de 1998)


EDIÇÃO 035 (Novembro de 1998)


EDIÇÃO 038 (Fevereiro de 1999)