Como eu mencionei aqui quando contei A HISTÓRIA DO HYPER NEO GEO 64, aquela ideia da SNK de fazer um sucessor para o Neo Geo velho de guerra deu tão errado, mas tão errado que ao todo apenas SETE jogos foram produzidos para essa bagaça. Verdade que um deles é um jogo incrívelmente bom (SAMURAI SHODOWN 64: Warriors Rage), o que ao menos faz desse um sistema ainda melhor que o 3DO... mas então o que não é melhor que o 3DO?
Seja como for, hoje falaremos do último jogo produzido para esse fracasso... bem, tecnicamente o penultimo, mas quem caralhas realmente se importa com "Buriki One: World Grapple Tournament '99 in Tokyo"... e o único a ser portado para os consoles domésticos da época. Hoje falaremos de Furia Fatal Models: Ambição Selvagem!
FFWA é um remake do primeiro FATAL FURY: The King of Fighters, com algumas alterações leves na história para acomodar os retcons que aconteceram durante a saga THE KING OF FIGHTERS. Resumidamente, a ideia é que Geese Howard leva uma vida dupla como empresário durante o dia e overlord do crime de South Town durante a noite, praticamente um rei do crime de hakama.
A única pessoa capaz de impedir seus planos malignos de corrupção e dominação da cidade era seu antigo colega de treinamento e melhor amigo, o então chefe de policia de South Town, Jeff Bogard, o que Eduardo Gansos resolveu através do bom e velho estilo texano:
Quinze anos se passam, e as coisas são bem diferentes agora em South Town. Geese Howard é o absoluto e indisputado senhor do crime da cidade, e como tal ele decide criar um torneio de luta porque é o que overlords do mal fazem em jogos de luta, afinal.
O que ele não contava, entretanto, é que os dois filhos de Jeff Bogard esperaram a vida toda por esse momento, treinaram durante os ultimos quinze anos por sua vingança e agora os lobos solitários Andy e Terry Bogard entrarão no torneio do Rei dos Lutadores com o objetivo de macetar o nosso Rei do Crime.
Sendo um remake do primeiro jogo, como eu disse esse jogo acrescenta alguns toques diferentes especialmente alguns personagens que só viriam a participar de jogos futuros do SNKverso.
Por exemplo, uma adição ao elenco do primeiro jogo é Mr. Karate e Ryuji Sakazaki, personagens de ART OF FIGHTING (alias o ART OF FIGHTING original se passa 20 anos antes do primeiro Fatal Fury, isso tambem foi retconeado pela SNK e agora todo mundo é da mesma época, de modo que todos personagens participam do THE KING OF FIGHTERS), assim como Ryuji Yamazaki que só viria a ser incluído em FATAL FURY 3: Road to the Final Victory mas que é muito importante para o lore de THE KING OF FIGHTERS.
Em adição a eles, dois novos personagens para a franquia foram introduzidos nesse jogo: Toji Sakata (o melhor amigo e rival do homem que treinou Geese Howard, e o tiozinho entra no torneio para vingar seu brother que foi morto pelo discipulo psicopata) e Tsugumi Sendo. E Tsugumi tem uma história... peculiar, vamos dizer assim.
Tsugumi vem de uma tradicional familia de Wrestlers e como tal foi introduzida na nobre arte do suplex city, porém ao atingir a puberdade descobriu que os meninos não acham muito feminino uma menina que consegue levantar eles e dar um pilão giratório. Por essa razão ela quis largar o wrestling, mas seu pai só permitirá isso se ela vencer o torneio King of Fighters.
É. Tem bastante coisa errada nessa história, suponho que eu não precise explicar o quanto o Japão realmente tem uma visão errada das mulheres. Quero dizer, uma guria que consegue te dar uma chave de braço sem esforço nenhum é simplesmente awesom... digo, caham... enfim, seja como for, Tsugumi nunca mais apareceu em nenhum outro jogo da SNK de qualquer maneira.
Mecanicamente, esse jogo realmente parece um reboot 3D do primeiro jogo da série... e tal como aconteceu com SAMURAI SHODOWN 64, isso não é uma coisa necessariamente boa. Pelo contrário, ser fiel demais a um jogo de OITO anos atrás com certeza não é algo lá muito bom. At all.
Claro que não é jogo da SNK se não tiver um chefe apelão que lê os seus movimentos antes que o jogo execute o que vc apertou |
Isso quer dizer que a movimentação é lenta e travada como um jogo de 1991, sem combos ou muitos paranaues pirotecnicos que viemos a nos acostumar esperar nos jogos de luta de lá pra cá. Tá, pra dizer que o jogo não usa nada NADA de novo, ele tem lá os ataques superespeciais e o guard counter de REAL BOUT FATAL FURY. Mas colocar esse penduricalhos modernos numa engine datada é tipo colocar calotas de neon em um Chevette 87, é menos impressionante na execução do que pareceu na cabeça de quem pensou isso.
Graficamente, este jogo é bem desapontante para um título de 1999. Os personagens renderizados em 3D são assustadoramente quadrados e animados de forma igualmente rígida. Os modelos de personagens também não reagem a "fontes de luz" e a iluminação inexiste, dando um aspecto ainda mais artificial ao jogo. Os cenários de fundo não são nada além de imagens 2D .jpg de baixa qualidade, praticamente um chroma key colada no fundo. Não ajuda muito também que os finais dos personagens usam os gráficos horríveis do jogo, dando a você uma visão perturbadoramente próxima de quão ruins são os modelos dos personagens são. Compare esses finais de má qualidade com os finais de STREET FIGHTER EX PLUS ALPHA (com quase 3 anos a esse ponto), e é ainda mais embaraçoso o quão datado os gráficos desse jogo são.
No final das contas, a jogabilidade de Fatal Fury: Wild Ambition parece lenta no geral e claramente, tudo parecia e jogava melhor nos jogos 2D antigos. Enquanto a animação 3D apresenta ataques iconicos reconhecíveis de Fatal Fury, as animações são mais do que desajeitadas. Enquanto alguns movimentos parecem okay (na melhor das hipoteses), outras parecem desleixadas e lentas em 3D (o que afeta negativamente a jogabilidade também).
A SNK foi ambiciosa com esse reboot 3D de Fatal Fury, mas bem pouco selvagem (viram o que eu fiz aqui, hã, hã). Wild Ambition é um jogo bem maçantes e desajeitados, totalmente datado para 1999. Não é um jogo ruim RUIM no sentido que ele faz as coisas catastroficamente, é apenas desinteressante. Tá que esse jogo ainda é muito melhor do que o jogo 3D Samurai Shodown para PlayStation, e está quase no mesmo nível do primeiro STREET FIGHTER EX... mas isso não é exatamente um grande elogio, é?
MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
EDIÇÃO 142 (Agosto de 1999)
MATÉRIA NA SUPER GAME POWER