terça-feira, 4 de maio de 2021

[MEGA DRIVE] SHINING FORCE 2 (Outubro de 1994) [#681]

A Sega da América e sua política de que as capas japonesas são muito afeminadas para a familia tradicional americana, então substituindo por homões com as coxas grossas de fora e o peitoral exposto como uma capa de romance para donas de casa. Muito mais machão.


Uma coisa que frequentemente é dita a respeito de videojogos é que diferente de qualquer outra mídia criativa, em videogames não é raro a continuação ser melhor que o original. Isso não é totalmente sem procedencia, já que videogames são tanto uma mídia criativa quanto são brinquedos (ou um board game com grife, se preferir) e esse segundo faz muito bem um uso de um aprimoramento nas suas mecanicas.

Jogos são, afinal, talvez a mídia narrativa mais complexa de se desenvolver e sempre tem muito o que pode ser melhorado, polido, refeito de uma forma melhor e mais divertida dado que são muitas variaveis que compõe um game. Logo, não é sem sentido dizer que na continuação os desenvolvedores já tiveram um feedback do que funciona e do que não funciona, e podem deixar a coisa melhor ainda.

Porém embora isso seja verdade, também é verdade que não é essa festa do caqui toda não. Continuações tendem a ser melhores mecanicamente do que o original na parte jogo, mas videogames são mais do que jogos. São experiencias pessoais de entretenimento, e porque não, de aprendizado e crescimento. É mais do que brincar com um brinquedo eletronico, é sobre um ser humano (ou um grupo deles) querendo se expressar enquanto individuos.

segunda-feira, 3 de maio de 2021

[MULTI] RISE OF THE ROBOTS (Novembro de 1994) [#680]

Mergulhados até a quinta camada da aura como estamos em jogos ruins, as vezes é fácil perder a linha do que faz um jogo realmente ruim e do que faz apenas um mediano que acontece de ser esquecível. Quantos jogos Amiga-like eu já vi na minha vida? Jogos demais. Quantos saltos de fé eu já dei? Saltos demais. Quantas vezes eu já tive que aceitar que a detecção de colisão é apenas aleatória e a sorte nunca está a meu favor? Vezes demais.

Como eu disse, são tantos, tantos jogos ruins que é muito fácil perder a linha. Mas então chega aquele momento definidor que você sabe que cruzou a linha. Como um viciado em drogas que acorda num lixão as dez da manhã de terça-feira abraçado a uma cabra chamda Osvaldo, você sabe que chegou ao limite. Chega um ponto na sua vida que você está tão afundado na degeneração que mesmo o mais junkie dos junkies percebe que foi longe demais e é hora de pedir ajuda, porque chegou ao fundo do poço.

O que você não sabe, entretanto, é que o fundo do poço sempre tem alçapão. 

domingo, 2 de maio de 2021

[MEGA DRIVE] RISTAR (Fevereiro de 1995) [#679]

Sabe uma coisa na qual eu acredito? Quer dizer, de verdade? Pois bem, eu acredito que ninguém é inteiramente mau. Eu realmente acho que mesmo as piores pessoas do mundo em algum momento, nem que seja por uma fração de segundos e que seja apenas no seu subconciente, realmente para e se pergunta:


Como eu disse, ninguém consegue ser COMPLETAMENTE maligno, mesmo que pareça. Como é o caso do Sonic Team, por exemplo. Sim, eu sei, eles desenharam jogos de plataforma fundamentalmente falhos e então socaram goela abaixo das crianças com quilos e quilos de propaganda para parecer ultra radical e dinamico, de modo que seria justo se perguntar como essas pessoas conseguiam dormir a noite.

sábado, 1 de maio de 2021

[3DO] SHADOW: War of Succession (Setembro de 1994) [#678]

Se tem algo que você provavelmente não sabe sobre o mundo é que nos anos 90 era controlado secretamente pelo Syndicate of Hate, Anarchy, Destruction and Organized Warfare - mais conhecido (apesar de pouco conhecido) como SHADOW. Esta organização maligna do mal que odeia o bem é responsável por todas as malignidades da história das malignidades, do tráfico humano as tomadas de três pinos.

segunda-feira, 26 de abril de 2021

[ESPECIAL] BATMAN: THE ANIMATED SERIES (SNES) [#677]

 


Vamos ser honestos por um momento: a vida no começo do século XX não era o que poderiamos chamar de... idílica. Com efeito, era uma sonora bosta. A medicina não era muito mais avançada do que tacar sanguessugas nas pessoas e esperar pelo melhor, saneamento básico era um luxo que só os muito ricos poderiam sonhar, racismo era política publica dos governos, ditadores no mundo todo subiam e desciam do poder como quem troca de roupa deixando pilhas e pilhas de corpos no caminho e não haviam videogames. Meu, que tempo bosta para se viver.

Então como as pessoas conseguiam? Bem, grande parte da resposta era a mesma que ainda é hoje sobre como as pessoas lidam com seus problemas: tirando sua mente desse mundinho bosta e colocando em algo que as faça felizes, que as façam esquecer todos os seus problemas por alguns minutos ou mesmo horas. Hoje, é claro, nós temos uma quantidade de entretenimento disponível de boa qualidade praticamente de graça. No começo do século 20 as pessoas tinham revistas pulp.

sábado, 24 de abril de 2021

[PC] UNDER A KILLING MOON (Outubro de 1994) [#676]


Hã, antes de começar, Jorge eu vou precisar da trilha sonora adequada para dar um clima.


Obrigado, amigo. Você é um amigo.

O ano é 2042, o uisque gelado ainda é servido quente e a cidade é o antro de corrupção e crime conhecida como San Francisco. Ou o que restou dela, pelo menos. A terceira guerra mundial terminou a alguns anos, mas a radiação das bombas não vai a lugar nenhum tão cedo e atmosfera do planeta ainda está toda fodida. Dizem que ficará com esse ar sujo e esse céu vermelho pelos próximos milhões de anos. Combina bem com essa cidade que cheira a mijo e cigarro barato. Meu nome é Tex Murphy, detetive particular. Talvez você lembre de mim por ter salvo o mundo no caso conhecido como MARTIAN MEMORANDUM, mas então você seria o primeiro.

Parecee que agradecimentos por ter salvo o mundo não pagam as contas, e elas se empilham sobre a minha mesa como as baratas mutantes sobre as caixas de pizza do meu escritório. Meu trabalho é encontrar um trabalho antes que o dono do imóvel me encontre a respeito dos alugueis atrasados, apenas mais um dia sob o céu de 2042, vermelho como o sangue dos 5 milhões de almas condenadas cozinhando com os resíduos da radiação ...

segunda-feira, 19 de abril de 2021

[SNES/MD] THE TICK (Dezembro de 1994) [#675]

Se tem algo que qualquer criança dos anos 90 poderá te dizer com propriedade sobre o maior fenomeno cultural do começo dessa década: Tartarugas Mutantes Adolescentes Ninja. No final dos anos 80 quando os quadrinhos deixaram de ser infantis para serem superseriões, violentos, cinicos e pessimistas com obras como Watchmen ou "O Cavaleiro das Trevas", dois caras tiveram a ideia de fazer uma paródia desses quadrinhos "adultões" com a coisa mais random que eles conseguiram pensar (tartarugas mutantes adolescentes que são ninjas), comicamente se levando super a sério.

quarta-feira, 14 de abril de 2021

[NEO GEO/ARCADE] SAMURAI SHODOWN 2 (Outubro de 1994) [#674]


Quando se fala em jogos de luta dos anos 90, inevitavelmente a imagem que se vem a mente - e mais importante, o referencial para balizar se um jogo é bom ou não - é STREET FIGHTER II: THE WORLD WARRIORMORTAL KOMBAT ou, caso você esteja se sentindo o hipster alternativão, The King of Fighters. Porém o melhor jogo de luta que eu vi até aqui, aquele que realmente representa tudo que podemos esperar do genero nessa época não é nenhum desses e sim o muito menos badalado SAMURAI SHODOWN.

Pode não parecer a uma primeira vista, porque um jogo que é sobre um tema especifico (samurais, no caso) poderia parecer meio redundante. O que não é o caso, porque os personagens são muito criativos e diferentes entre si mesmo tendo o mesmo tema (embora, para alegria da Ação Games, não tão criativos a ponto de algum deles ser uma múmia). Os controles são os melhores que se pode esperar em um jogo de luta da época, os personagens são grandes e bonitos na tela, os golpes tem uma sensação de peso satisfatórios que é acentuado pelos efeitos sonoros muito gostosos de se ouvir.


Some golpes criativos, ataques especiais que arrancam sangue e temos um jogo realmente bom aqui. Então... como você faz uma continuação disso? Bem, uma saída seria fazer o que a própria SNK fez em FATAL FURY 2, ou mais popularmente o que a Capcom se tornou meme por fazer: lançar um patch do mesmo jogo com no máximo alguns personagens novos, mas essencialmente o mesmo jogo atualizado.

Não é o caso de Samurai Shodown 2.

domingo, 11 de abril de 2021

[PC/SEGA CD] DUNE (Dezembro de 1992) [#673]

 “O início é um momento muito delicado. Isso todas as irmãs Bene Gesserit sabem. Para começar seu estudo da vida de Maud'Dib, então, tome cuidado para colocá-lo em primeiro lugar em seu tempo: nascido no 57º ano do Imperador Padishah, Shaddam IV. E tome o cuidado mais especial para localizar Maud'Dib em seu lugar: o planeta Arrakis. Não se deixe enganar pelo fato de que ele nasceu em Caladan e viveu ali seus primeiros quinze anos. Arrakis, o planeta conhecido como Duna, é para sempre o seu lugar.”

Esta não é apenas a review número 667 desse blog, mas também e edição comemorativa de quarto aniversário do dia que eu decidi juntar textos que eu tinha espalhados pela internet em um único lugar para falar de todos os jogos que sairam na Ação Games - sendo que eventualmente a idéia foi ampliada para cobrir a Gamers e a Super Game Power. Uma vez o Leon do Coisa de Nerd disse uma coisa que ressou bastante comigo: viva como adulto a vida que você gostar de ter quando criança.

E quando criança eu via todos aqueles muitos joguinhos nas revistas e apenas sonhava com um dia (aparentemente impossível) em que eu poderia jogar todos eles. E não é décadas depois que estamos aqui?