domingo, 22 de agosto de 2021

[SNES/MEGA] STAR TREK DEEP SPACE NINE: Crossroads of Time (Setembro de 1995) [#749]


Sendo o mestre supremo e absoluto dos games, eu suponho que seja muito fácil extrapolar e imaginar que eu entendo absolutamente tudo de todas as areas ligadas a nerdosfera... o que esta usualmente correto, na maioria dos casos. Eu consigo manter uma conversa em bom nível a respeito de todas as areas nerdicas (por conversa entenda-se "monologos internos", não é como se eu falasse com pessoas realmente)... exceto uma. Tem uma coisa em particular que eu não sou realmente entendido, e não é exatamente uma coisa pequena na cultura nerd: Star Trek.

Quer dizer, eu assisti toda a série clássica dos anos 60 e todos os seus filmes, e assisti episódios de STAR TREK THE NEXT GENERATION dos anos 80 o suficiente para conhecer os personagens e as dinamicas entre eles, assim como os inimigos... mas meio que é isso. Para além disso, eu sou bastante casual em Star Trek.

DEIXA VER SE EU ENTENDI: TU ASSISTIU UMA SÉRIE TODA E METADE DA CONTINUAÇÃO, PELO MENOS UNS 12 FILMES... E ISSO É SER "CASUAL"?

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

[PC] KILEAK: The DNA Imperative (ou "Kileak: The Blood" no Japão) [Janeiro de 1995] [#748]

Esse jogo é tão do começo da vida do Playstation que ainda usa a caixa vertical, uma raridade

O 3DO não tem um dia de paz. Não faz nem uma semana que eu falei aqui sobre IRON ANGEL OF THE APOCALYPSE, um jogo que até é bem intencionado mas apanha severamente para as limitaçoes tecnicas do console apresentando um gameplay absurdamente travado que só consegue rodar numa janela pequena. Apenas para refrescar a memória, IAotA é isso:

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

[SNES] PIECES (Dezembro de 1994) [#747]


Depois dos jogos de plataforma e dos jogos de luta, passando pelos jogos de esporte, eu diria que com certa folga os genero de jogos mais comum para Super Nintendo no ocidente naquela são... os clones de Tetris. Não, sério, tem absolutamente toda variação de Tetris que você puder imaginar: Tetris de retangulos, Tetris de Mario 2, Tetris de pilulas, Tetris de letras, Tetris de Chapéus, Tetris de biscoitos, Tetris do Pacman... o que você pensar, eles fizeram um Tetris disso. Com efeito, fizeram de muitas coisas que você não pensou também ao ponto que é de se perguntar se uma hora não iam acabar as ideias de fazer variações de Tetris?

Bem, foi algo que a nossa querida Atlus pensou: e se a gente usasse a estrutura de Tetris (o modo versus, os power ups) com outra coisas que não fosse Tetris? Digamos, hã, quebra-cabeças!

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

[PC] WARCRAFT: Orcs and Humans (Novembro de 1994) [#746]


Quando eu digo que Duna não é apenas o melhor livro já escrito como também mudou toda cultura ocidental para sempre, vocês acham que eu estou exagerando. Mas eu não estou, e eu tenho os números para provar! Okay, talvez não números duros, mas tenho a minha opinião tirada da bunda, que vale tanto quanto - provavelmente mais.

domingo, 15 de agosto de 2021

[3DO] IRON ANGEL OF THE APOCALYPSE (Abril de 1994) [#745]


Sabe, olhando de fora pode parecer que eu tenho alguma coisa contra o 3DO, mas isso absolutamente não é verdade. Com efeito, meus sentimentos a respeito do 3DO são bastante simples:


Eu não odeio o 3DO porque em 99,997% da minha vida eu sequer lembro que ele existiu. Porém vou dizer uma coisa a vocês: a esse ponto eu realmente já estou torcendo pelos caras para que eles consigam emplacar ao menos um, eu digo apenas UM jogo exclusivo foda, só um. Pq senão eu terei que dizer que o 3DO é o pior console de todos os tempos, e ficar atrás do Jaguar (que em todos seus defeitos pelo menos tem ALIEN VS PREDATOR) é a coisa mais triste que se pode imaginar. Bem, não tanto quanto um doguinho esperando na chuva, mas ainda sim bastante triste.

E sabe o que é pior? A esse ponto dá pra dizer que os caras estão realmente tentando, de verdade. O 3DO meio que já passou do ponto de "enche essa porra de minigame só pra dizer que tem alguma coisa" e eles estão tentando de verdade fazer jogos bons. Apenas que sempre ALGUMA COISA dá errado, mas sempre mesmo. As vezes o jogo bate na trave como GEX, as vezes apenas a tecnologia não estava lá pra fazer o jogo que eles imaginaram em primeiro lugar como em IMMERCENARY... mas na maior parte do tempo é apenas falta de talento bruto mesmo para ser algo maior.

E esse jogo aqui definitivamente é um desses casos.

sábado, 14 de agosto de 2021

[MULTI] MYST (Setembro de 1993) [#744]


Ok, a de  hoje é uma bem facilzinha pq eu estou de bom humor: responda aí, qual é o jogo de computador mais vendido dos anos 90 - e que permaneceu com esse recorde até ser desbancado por The Sims no ano 2002. Barbadinha, né? A reposta simplesmente se desenha sozinha, dá praticamente ouvir ela...

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

[SATURN] ASTAL (Abril de 1995) [#743]

Eis aqui um jogo que eu tenho vividas memórias, apesar do fato que eu nunca tinha jogado ele. Isso porque eu lembro claramente da matéria na Ação Games mostrando uma imagem da cutscene anime-like desse jogo, e isso foi bem na época que eu a recem tinha descoberto que animes eram uma coisa e estava enlouquecido com qualquer coisa animezistica. 

Então esse é um dos jogos que eu estava esperando para jogar nesse projeto, terá essa espera de quase 30 anos valido a pena? É o que veremos a seguir.

domingo, 8 de agosto de 2021

[3DO] IMMERCENARY (Maio de 1995) [#742]


Mais um dia sob o sol, mais um dia em busca do lendário, aguardado e por que não mítico "The Best of" de um jogo exclusivo do 3DO. Será que dessa vez vai?

sábado, 7 de agosto de 2021

[SATURN] VIRTUAL HYDLIDE (Abril de 1995) [#741]


Uma coisa que eu já sabia antes de começar esse projeto é que DOOM é um dos jogos mais portados de toda história dos videogames. Existem versões de Doom para todos os consoles conhecidos, todos os portateis imaginados, para eletrodomésticos e se me disserem que colocaram um chip na vacina do coronga que roda Doom, eu não vou duvidar. Mas isso eu já sabia.

O que não tinha me ocorrido é que a engine criada por John Carmac é a forma mais simples de criar um jogo pseudo-3D usando o minimo de recursos da máquina (tanto que literalmente qualquer calculadora roda Doom). Isso significa que a engine de Doom seria explorada para fazer jogos que parecem 3D de forma rápida e fácil até seus olhos sangrarem, quer você queira, quer não.

A capa europeia do jogo é... bom, ela é alguma coisa, não tenho certeza do que, mas é

Por exemplo, esses dias eu falei de QUARANTINE que é um jogo que usa a engine de Doom (com alguns truques) para fazer um jogo de carros "3D". Bem, Virtual Hydlide é um jogo que faz a mesma coisa para tentar criar um jogo de ação de mundo aberto "em 3D".

ISSO... PARECE IMPROVAVEL DE FUNCIONAR. QUER DIZER, A ENGINE NÃO FOI FEITAPARA ISSO, NÃO PARA CONTROLAR UM PERSONAGEM COM VISÃO EM TERCEIRA PESSOA COMO SE FOSSE UM JOGO DE AÇÃO. EXISTEM MUITAS QUESTÕES SOBRE HIT DETECTION E MOVIMENTAÇÃO QUE NÃO ESSE MODELO NÃO COBRE, E NÃO CABE EM UM JOGO DE AÇÃO NESSES MOLDES!

Parabéns Jorge, você já entendeu completamente esse jogo.

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

[SCD/SCD32X] FAHRENHEIT (Maio de 1995) [#740]


Quando eu falei sobre SUPREME WARRIOR, o jogo que me faz cobiçar um 3DO, eu comentei que quando eu era criança, imaginava que jogos de Full Motion Video eram na verdade espaços 3D em imagens filmadas (ou animação) que você poderia ir para qualquer lugar. Como isso seria tecnicamente possível eu não fazia ideia (magika, basicamente), mas então eu era criança e não realmente entendia sobre questões tecnicas.

Hoje que eu sei um pouco mais das coisas, entendo que isso não era tecnicamente possível em 1995... e mesmo hoje seria complicadinho de fazer. Os prazeres da inocência, eu te digo. Não, espera FBI, essa frase não quer dizer o que vocês acham que quer dizer!