sexta-feira, 7 de outubro de 2022

[#997][Abr/96] CONGO THE MOVIE: The Lost City of Zinj

Todo mundo sabe a esse ponto que em 1993, o JURASSIC PARK arrebentou a boca do balão em bilheterias e adoração do publico. O que, obviamente, despertou nos estúdios a vontade louca e ululante de encontrar o "próximo JURASSIC PARK". Tá, mas... o que é um "próximo JURASSIC PARK? Alias, o que é um JURASSIC PARK?

Bem, essa é fácil de responder: JURASSIC PARK é um livro de Michael Crichton tretando com animais assassinos em um terreno que eles controlam. Então, obviamente, qualquer estúdio mataria para adaptar outro livro do Miguelzinho... mas não é como se ele tivesse outro livro sobrando sobre animais ultra perigosos em que humanos precisam se meter num território que eles controlam...

... exceto que ele totalmente tinha. E essa é a história de como Congo virou filme.

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

[#996][Dez/96] IRON MAN / X-O MANOWAR in HEAVY METAL


Eu vou contar aqui uma história que todo mundo acha que sabe, mas na verdade sabe só uma parte dela. Todo mundo sabe que a Marvel teve que vender os direitos dos seus principais personagens para estúdios de cinema para evitar a falência: os X-Men e o Quarteto Fantástico foram para a Fox, o Homem-Aranha para a Sony, o Motoqueiro Fantasma (que não é tão famoso, mas é um dos visuais mais cools de heróis da Marvel e por isso tem um potencial de mercado enorme) e o Hulk foram para a Universal e quanto menos for dito sobre o filme do Demolidor, melhor. A Marvel ficou apenas com o restolho que ninguém ligava a minima para fazer filme, como Homem de Ferro, Capitão América e Thor. Todo mundo sabe disso.

Outra coisa que se tem uma boa ideia é que em 1996, a Marvel tinha 600 milhões de dolares em dividas e valor de suas ações despencou de 34 dolares em 93 para 2,99 no final de 96. O que nem todo mundo sabe, entretanto, é porque isso aconteceu. Por qual causa, motivo, razão ou circunstancia a Marvel entrou em processo de falência em 27 de dezembro de 1996 e precisou sair distribuindo personagens a torto e a direito para sobreviver?

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

[#995][Set/96] mr. BONES

mr. Bones (sim, o "mr" é minusuculo mesmo) é essencialmente uma mistura de THE INCREDIBLE CRASH DUMMIES com EARTHWORM JIM 2. Se isso fosse o Twitter eu poderia encerrar por aqui essa review, dizer quem é de beijo beija, quem é de briga capoeira e dar meu trabalho por encerrado. Mas como esse não é o caso, aqui nós vamos ao encontro do mais forte!

Então, mr. Bones é um dos jogos que tinha na locadora do meu bairro que tinha Saturn por 1 real a hora e eu joguei bastante ele na minha infancia. Joguei tanto, de fato que... eu só lembrava de uma única cena dele. Oh boy, isso não me parece um bom sinal...

terça-feira, 4 de outubro de 2022

[#994][Out/96] MEGATUDO 2096

A primeira coisa que eu preciso dizer sobre este jogo, antes de falar qualquer outra coisa, antes mesmo de explicar sobre o que isso é, é que embora o jogo seja japonês e nunca tenha sido lançado fora do Japão, ainda sim de alguma forma o título desse jogo foi mal traduzido.

O narrador fala na abertura "MegatuDE 2096", e isso faz sentido no espirito dos anos 90: uma MEGA ATITUDE, MEGATUDE, SEU COROA because anos 90. Porém o nome do jogo saiu como Megatudo... o que é um nome maneiro para uma loja de 1,99, mas questionável para um jogo de luta. Seja como for, Tudão da Massa já começou errando o próprio nome e isso sempre é um sinal excelente para se ter em um jogo, né?

Ai meus sais...

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

[#993][Dez/96] VIRTUA FIGTHER 2

Então, Virtua Fighter 2 ...

OW, OW, OW, TEMPO, TEMPO. EU ENTENDO QUE TU TÁ NA PIRA PRA CHEGAR A MARCA DE 1000 JOGOS, MAS AÍ TAMBÉM JÁ É SACANAGEM! VIRTUA FIGHTER 2 JÁ TEVE REVIEW!

Minha inocente criança do verão, eu estou plenamente ciente que VIRTUA FIGHTER 2 não apenas já teve seu próprio texto como seu patch de update VIRTUA FIGHTER KIDS tambem teve. O que eu vou falar aqui é algo totalmente diferente: lutadores virtuais 2... para Mega Drive!

ENTÃO A SEGA SE DEU AO TRABALHO DE FAZER UM PORT QUE TEM COMO EFEITO DAR MENOS RAZÕES AINDA PARA AS PESSOAS COMPRAREM UM SATURN QUANDO ESSE JÁ NÃO IA BEM DE VENDAS? PQ?

Uma razão bastante simples de entender e relacionavel a todos nós:

domingo, 2 de outubro de 2022

[#992][Set/96] GENEI TOUGI: Shadow Struggle

Os jogos de luta no PS1 geralmente não são pensados como o lugar para procurar perolas escondidas. Tirando alguns poucos jogos iconicos como TEKKEN ou BATTLE ARENA TOSHINDEN (que é mais famoso por ser um dos primeiros jogos do que por ser particularmente incrível), a gigantesca maioria dos jogos de luta 3D do PS1 são coisas que raramente as pessoas se lembram. Tendo já jogado alguns desses jogos, como ADVANCED DUNGEONS & DRAGONS: Iron & Blood: Warriors of Ravenloft ou CRITICOM, não posso dizer que as culpo por isso.

sábado, 1 de outubro de 2022

[#991][Out/96] PINOCCHIO

Em 1937, o diretor russo Sergei Eisenstein era um dos mais prestigiados do mundo graças ao seu clássico "Encouraçado Potemkin", premiado pela crítica por onde passou. E quando Sergei assistiu "Branca de Neve e os Sete Anões" da Disney, ele disse que foi o maior filme já feito. 

Isso porque logo na largada, logo no primeiro longa metragem em animação, ele sacou qual que era a parada - o sinal de um cara que entende pacaraí do riscado, se quer saber minha opinião. O que Sergei se ligou é que em uma animação o único limite que realmente existe é a imaginação do desenhista. Figurino, efeitos especiais, locações, traços fisicos dos personagens, maquiagem, todas essas coisas que limitam um filme, na animação é apenas outro dia no escritório. 

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

[#990][Set/82] MR. DO!

Eles querem me enlouquecer.

Eles. Querem. Me. Enlouquecer.

ELES!!! QUEREM!!! ME!!! ENLOUQUECER!!!

Pronto, tá feita a review de hoje. Sem mais.

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

[#989][Nov/95] CRITICOM

Criticom, huh? Vou ser bem sincero com vocês: a primeira vez que eu sequer ouvi falar desse jogo na vida... foi quando eu estava olhando a SGP para ver os jogos e tal, e eis que eu encontro na sessão "Tecnovacilo" esse jogo. Isso é bastante incomum, essa sessão normalmente é reservada a jogos antigos que são notoriamente ruins (mesmo que na época eles tenham dado aquela passada de pano na hora de fazer a matéria).

Sério, eu estou falando de petrobombas como RISE OF THE ROBOTSUNIVERSAL SOLDIER ou o tenebrível T2: TERMINATOR'S 2 JUDGEMENT DAY. Só jogo que você olha e diz "misericórdia, só Miyamoto na causa!"

Então é bastante incomum um jogo não apenas de PS1, como recem lançado estar figurando nessa sessão. Hã, ele deve ser realmente terrível mesmo, heim. Mas bem, talvez seja apenas um mal julgamento da SGP, o que outros reviews tem a dizer desse jogo?


Ao que minha reação, obviamente, foi:


quarta-feira, 28 de setembro de 2022

[#988][Set/96] X-MEN VS STREET FIGHTER


Analisando o cenário dos jogos de luta no final de 1996, não é realmente dificil perceber que a SNK tomou a liderança da coisa dominando totalmente os arcades com seus excelentes THE KING OF FIGHTERS, que se tornou o novo padrão nos jogos de luta a ser batido (trocadilho não intencional).

Ao que, obviamente, a Capcom não ia simplesmente dizer "perdemo, família", empacotar suas coisas e ir embora. Claro que não. E como entrar no mundo dos jogos de luta 3D era um desafio equivalente a começar do zero, eles responderiam no cenário dos jogos de luta 2D mesmo. O que quer dizer que a Capcom simplesmente colocou pra tocar "battle without honor or humanity" e disse pra SNK "vocês acham que são os únicos que podem fazer sucesso com jogos de luta tag team? Então vamos dançar, bitch"