quinta-feira, 27 de junho de 2024

[#1273][Nov/98] APOCALYPSE


Quando me perguntarem que cara uma pilha de boletos a pagar causa em alguem, eu lembrarei do Bruce Willis na capa desse jogo até o ultimo dos meus suspiros. Definitivamente uma grande vontade de estar ali é algo em falta...

De toda forma, a regra é clara: se tem um filme com pew pew pow pow nos anos 90, obviamente que vai ter um videogame licenciado disso. Raras vezes esse jogo vai ser excepciolindo, como GOLDENEYE 007, mas na maior parte do tempo estamos presos com coisas como THE LAST ACTION HERO pq foda-se você, é por isso. De toda forma, filme é igual a jogo licenciado.


Isso sendo posto, bem um dos grandes heróis de ação dos anos 90 foi Bruce Willis estrelou alguns filmes clássicos, como DIE HARD e THE FIFTH ELEMENT, assim como participou de vários que são absolutamente medianos (como o bizarro HUDSON HAWK). Então, em qual dessas categorias este petardo do ator no Playstation se enquadra?

NENHUMA

Mas oi? Como assim? Tem o Bruce Willis na capa do jogo, tá escrito que é um jogo do Bruce Willis, como esse não é um jogo baseado em um filme dele?

domingo, 23 de junho de 2024

[#1272][Nov/98] CRASH BANDICOOT 3: Warped

Esta sendo a review numero 1272 desse blog, frequentemente eu estou jogando esses jogos me pergunto se eu meio que já enchi o saco disso. Quer dizer, a série de ultimos jogos não realmente me brilhou o olho e eu estava empurrando com a barriga. Como eu disse naqueles reviews, jogos como DUKE NUKEM: Time to Kill ou ODDWORLD: Abe's Odysee não são jogos ruins, apenas... eu meio que fiz no automatico, sabe? 

Então eis o pensamento de que talvez eu apenas tenha perdido o tesão por isso, já que esses como eu disse não são jogos ruins... isso até eu jogar um jogo efetivamente bom de verdade, um jogão da preula mesmo, isso é. E aqui está Crash 3 para me lembrar que sim, eu ainda amo muito tudo isso. Vamos a isso então!

quinta-feira, 20 de junho de 2024

[#1271][Set/98] SHINING FORCE 3: Bulzome Rising


 As coisas boas vêm em três. Ou será que as coisas boas vêm em pares e as coisas ruins vêm em três? Ou o oposto disso? Três é um numero onde tem um par e uma vela? ... você mata dois coelhos com uma cajadada só? ... tá, eu admito que não sou exatamente brilhante em ditados populares. Mas deixando de lado os chavões do povo, o que eu sei é Shining Force é uma dupla de trilogias: esse é o terceiro jogo da séri, ergo esse é o SF3, mas também é o terceiro jogo da trilogia que o próprio SF3 é. 

MAS OI?

terça-feira, 18 de junho de 2024

[#1270][Nov/98] DUKE NUKEM: Time to Kill

Sabe uma coisa que eu nunca tinha pensado?

NA INEVITAVEL MORTE TERMICA DO UNIVERSO E COMO TODA EXISTENCIA É APENAS UM FUGAZ MOMENTO ENTRE UMA IMENSIDÃO DE VAZIO HABITADA APENAS POR BURACOS NEGROS RESIDUAIS?

Quase. Eu estava pensando que Duke Nukem, como série, não é automaticamnete um FPS ao contrário do que as pessoas poderiam pensar. Com efeito, os jogos do nosso amigo hetero são aquilo que estiver em moda na época. Por exemplo, os primeiros jogos do Dukão da Massa, ainda no começo dos anos 90, são jogos de plataforma com tiro pq é o que todos os jovens descolados ultradinamicos jogavam em 1991. Quando DUKE NUKEM 3D saiu em 1996, o quente do verão para PC eram os jogos de tiro em primeira pessoa ainda na esteira da grande revolução que foi DOOM um certo tempo atrás.

sexta-feira, 14 de junho de 2024

[#1269][Nov/98] ODDWORLD: Abe's Exodus

Hoje, faz quase um mes que eu não posto uma review nesse blog. Desde o dia 28 de abril, quase um mes e meio, foi apenas uma review postada. Pq? Abandonei essa ideia? Agora sou um gamer modernozo que só joga jogos populares nos streamers?

Bem, não. Acontece que eu moro no Rio Grande do Sul e esse mês foi... é, né?

sábado, 18 de maio de 2024

[#1268][Nov/98] SMALL SOLDIERS

Talvez o nome "Joe Dante" não seja imediatamente familiar a você, mas se você cresceu nos anos 80 certamente os seus filmes o são: Gremlins e GREMLINS 2

Pois muito que bem, agora que você sabe isso, e sabe que filmes são esses, então já sabe que Dante tem um estilo bastante único: filmes family friendly que não são tãaaaaaaao family friendly assim e flertam bem de perto com o terror - com efeito, eu assisti vários filmes de terror durante a minha infancia e eu sempre levei de boa, eu nunca fui muito de ter medo de monstros dos filmes... exceto por apenas um que realmente me fez ter pesadelos, justamente o primeiro Gremlins.

Capa europeia dos jogos

Estou falando isso, pq em 1998 alguém na Dreamworks pensou "hãm, essa molecada realmente gostou de TOY STORY, então e se, veja bem, E SE a gente fizesse um TOY STORY mais dark pra uma gurizadinha mais velha?". E ora, eu não acabei de dizer que Joe Dante fazia filmes family friendly que flertavam fortemente com o terror?

Era a combinação perfeita! 

... ou será que foi? Bem, então...

domingo, 28 de abril de 2024

[#1267][Dez/97] BEATMANIA

No ano de 2005, uma mania tomou de assalto o mundo dos games: Guitar Hero!

A ideia era muito simples, porém interessante é um jogo de ritmo musical sem nada particularmente inovador no gameplay (aperte os botões certos que aparecem na tela), o que é diferente mesmo é que o controle é uma guitarra de plastico e funciona mais ou menos como um violão: segure os acordes (botões coloridos) e palhete a corda na hora que aparecer na tela.

Não é imensamente complexo, mas adicione a isso uma trilha sonora nervousona com Pantera, Motorhead, Ramones e outras pedradas assim e temos uma moda que tomou conta dos anos 2000.

quarta-feira, 17 de abril de 2024

[#1266][Out/98] SPACE STATION SILICON VALLEY

Quando você pensa sobre isso, é até estranho que toda a biblioteca do Nintendo 64 tenha menos de 25 GB. Incluindo os exclusivos japoneses, são 388 jogos – 7.530 a menos do que os jogos lançados no PlayStation. O que é mais estranho, entretanto, é que em uma lista tão pequena tem tantos jogos que simplesmente passaram despercebidos e desapareceram da nossa consciência coletiva.

Claro, parte da resposta disso é pq o Nintendo tem títulos titanicos que eclipsam muita coisa. SUPER MARIO 64 revolucionou a forma de pensar jogos de plataforma em 3D, THE LEGEND OF ZELDA: Ocarina of Time continua figurando em todas as listas de melhores jogos de todos os tempos e por uma boa razão, e pode-se argumentar que poucos jogos de tiro em primeira pessoa fizeram jus ao legado de GOLDENEYE 007. Tem mais alguns jogos na lista, mas vc pegou a ideia - e o ponto é que a lista é mais longa do que se poderia imaginar vinda de um catalogo tão minúsculo do qual foi originada.

No entanto, estamos aqui para falar dos jogos que definham no anonimato da pequena lista do N64 e esse certamente é um dos mais estranhos da lista de jogos do N64 que ninguém lembra. O ultimo jogo que eu falei aqui foi justamente BODY HARVEST, e sua complicada história de como a Rockstar North penou na mão da Nintendo para conseguir lançar o jogo que viria a ser o prototipo da série GTA.

Naquele texto, entretanto, eu comentei que o contrato da Rockstar (na época DMA Design) previa três jogos ao todo: o próprio BODY HARVEST, um que foi cancelado... e agora falaremos do terceiro jogo dessa parceria, um que certamente hoje ninguém mais lembra dele. As aventuras da Estação Espacial Vale do Silicone!

quarta-feira, 10 de abril de 2024

[#1265][Out/98] BODY HARVEST

Ao longo dos já vários anos desse blog, nós contamos diversas histórias sobre como a Sega da América e a Sega do Japão tinham uma relação que foi azedando exponencialmente ao longo dos anos ao ponto que eventualmente se tornou praticamente uma guerra civil dentro da Sega.

Isso levou a não apenas várias adaptações de jogos saírem completamente cagadas no ocidente (como é o caso de STREETS OF RAGE 3), projetos da Sega do Japão que foram sabotados pela Sega da América (como é o caso de SONIC 3), e agora já amplamente cobertos casos que foram a criação do 32X (história contada em COSMIC CARNAGE) e o absoluto desastre que foi o lançamento do Sega Saturn no ocidente (contada em CLOCKWORK KNIGHT).


Pois muito que bem, essa é a história da Sega, suas pataquadas internas e isso já foi abordado diversas vezes nesse blog. Agora, a questão que talvez tenha lhe ocorrido é: tá, mas e a Nintendo? E o relacionamento da Nintendo do Japão com a Nintendo da América, sempre foi um mar de rosas?

Bem, sim. Até que não foi mais, e essa é a história que contaremos hoje.

quinta-feira, 4 de abril de 2024

[#1264][Out/98] NINJA: Shadow of Darkness

Analisar um jogo é meio que uma arte: você joga o jogo, tem sentimentos a respeito dele e então transforma isso em argumentos usando pontos tecnicos. Não é suficiente dizer que o jogo te deixa atirar o controle na parede e chorar copiosamente, você precisa explicar porque a jogabilidade te faz se sentir assim, que elementos em particular do jogo vão de encontro a sua vontade de continuar vivendo.

Então, como eu disse, fazer uma analise não é algo que você pode simplesmente bater o olho na capa de um jogo e saber exatamente que tipo de experiencia terá...


... exceto, é claro, que o jogo tenha escrito na capa "dos criadores de". Sério, se alguma coisa tem escrito isso na capa (ou no poster, ou seja o equivalente a isso) é pq os produtores totalmente sabem que não tem nada de especial em mãos e tem que procurar de fora pra dentro uma justificativa para embuxar o consumidor com esse negócio.

Ou seja, esse vai ser um dia daqueles...