sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

[AÇÃO GAMES 010] THE CYBER SHINOBI: Shinobi Part 2 (Master System, 1990) [#124]



Conseguir criar o pior jogo de Master System de todos os tempos não é tarefa fácil, dado que a concorrência é avassaladora. Eu ainda acho que essa honra duvidosa ainda pertence a Indiana Jones e a Última Cruzada, Jesus no pogobol como esse jogo é ruim, mas as calças boca de sino da Micky James são testemunhas que a Sega tentou o quanto pode levar essa taça pra casa com tCB:SP2.

Mas se eu estou surpreendido com isso é por culpa minha, eu devia ter percebido os sinais, eles estavam bem claros desde o começo. A Ação Games deu nota mínima no quesito "Diversão" para esse jogo e puta que pariu, eles nunca dão nota mínima pra nada! (ao menos nessa época). Ok, talvez o Ioiô estivesse chateado porque um dos coleguinhas começou a engrossar a voz e perdeu o charme, e por isso deu nota ruim para o jogo.

Mas ai então pesquisando a respeito no cenário retrogamer brsileiro percebo que até para os fãs de jogos antigos esse jogo é uma bosta. Mas puta que me pariu 2: a vingança de putanga, brasileiros nunca falam mal de nostalgia! Quer dizer, eu moro em um país onde Cavaleiros do Zodiaco é visto como um anime EXCELENTE (eu nem disse bom)! O quão ruim alguma coisa precisa ser para que a nostalgia brasileira não passe a mão na sua cabeça com peninha?

E então, o coup' de grace!


Tá, não esse Coup de Grace...

O golpe de misericordia é que esse jogo, apesar de ter sido feito por japoneses, nunca foi lançado no Japão. Nem nos Estados Unidos. Agora pense, o quão ruim precisa ser um jogo para que você não tenha coragem de lançar ele em qualquer lugar com que você tenha algum contato pessoal ou profissional?

Por esse motivo, THE CYBER SHINOBI: SHINOBI PART 2 foi lançado apenas no Brasil, Europa e Australia. Oh boy, isso é um mal sinal, não é?


Alias esse nome sequer faz sentido. Esse é o quinto jogo da série Shinobi, o que deveria significar esse  "part 2"?

Mas enfim, se você não é familiarizado com a história de Shinobi eu não te culpo de forma alguma, o ninja Joe Musashi volta e meia enfrenta a maligna organização do mal que odeia o bem chamada de Zeed. Agora este jogo se passa muitos anos no futuro, mais precisamente no ano de 2XXX... eu não estou brincando, esse é o "número" que aparece realmente no jogo... o neto de Joe Musashi enfrenta a maligna organização CYBER ZEED! Pq estamos no futuro!

Alias o neto de Joe Musashi se chama... Joe Musashi. Porque um homem só pode ser criativo até determinado ponto, ora bolas! Pois bem, a CYBER ZEED decidiu roubar TODO o plutonio do planeta para "pôr abaixo o planeta!" ...

... vamos tirar um momento para refletir sobre esse plano. Hm, então a ideia de vocês é reunir todo plutonio do mundo para destruir o mundo onde vocês vivem? E vocês não estão vendo nenhum problema neste plano? Hmmm... 

... hmmmm 

... HMMMMMMMMMM


Eis a prova que a Ação Games não jogava os jogos: o tempo do jogo começa em 10 minutos, na versão para desenvolvedor cujas fotos vieram no press release é que o tempo aparecia como 99:95


Mas enfim, claro que isso não ia ficar assim, claro que não, então todos os países do mundo mandaram suas CYBER FORÇAS (estamos no futuro, tudo é cyber aqui) para derrota-los e... falharam miseravelmente.

Isso não é trabalho para todas as forças combinadas da humanidade e sim apenas UM HOMEM. Não, eu não faço a menor ideia de pq eu continuo lendo backgrounds de jogos dos anos 90, acho que é pelo prazer de ver até onde eles conseguem ir...

SEJE como for, não é um conceito ruim. É tipo Batman do Futuro só que com um ninja no lugar do Batman... que também é meio que um ninja, mas enfim. Não que nada disso importe realmente, porque o jogo é tão futurista quanto eu sou o main event do Clube das Mulheres.

No papel, o jogo não é tão diferente do que você poderia esperar da franquia Shinobi: um botão pula, outro ataca, você arremessa shuriken e tem como soltar o jutsu das quatro estações. Na prática... vamos colocar assim: eu não acho que as pessoas que programaram esse jogo sequer tivessem pego um Pense Bem na vida. De verdade.

O primeiro chefe é uma patrola com a menor cabine do mundo. Sério, a Alexa Bliss trabalhava na construção civil nessa época?


Vejamos: a primeira coisa que chama atenção é que o jogo é lento. Tipo muito lento. E não lento do tipo "uau nada acontece e eu estou entediado", nem lento do tipo "tem tantos inimigos que eu avanço lentamente", não, nada do tipo. Ele é muito lento tipo literalmente lento, ele roda a uns 10 FPS se chegar a tanto. Já que o jogo é no futuro, podiam dizer que ele se passa em uma colonia na Lua, pq só isso explica.

O jogo é tão lento que você pode pular, fazer um café e quando voltar seu personagem vai estar caindo ainda. É engraçado, de uma forma bem triste, quando seu personagem uma armadilha se abre embaixo do seu personagem e você vê ele caindo para a morte bem lentamente, mas beeeem lentamente mesmo, tipo durante uns 5 segundos sem poder fazer nada.

Infelizmente o jogo tem essa coisa de beat'm up e o jogo não avança enquanto você não matar todos os inimigos da tela. O problema é que como o jogo roda a 10 FPS, cada ataque faz o inimigo voar longe e levam segundos até você alcancar ele para mata-lo. É de uma lerdeza que é difícil explicar.


Felizmente para Zé Musashi 2049, os inimigos não se aproveitam de sua fraqueza. A CYBER ZEED tem basicamente dois tipos de inimigo: os que atiram e não se mexem, e os que se mexem mas não atacam. Novamente, nada descrito aqui é figura de linguagem, é literalmente isso que acontece.

Dessa forma o jogo tem um equilibrio surreal: seu personagem tem a capacidade de movimentação de um gordo com caimbra, em contrapartida os inimigos são tão perigosos quanto cadetes que foram rejeitados para serem stormtroopers.

Na primeira fase os programadores ainda se importavam, e coloram inimigos em posições estratégicas para te dar hits do jeito mais safado possível. O que já é ruim, mas piora a partir da terceira quando eles desistiram de vez do jogo: as 6 fases do jogo, pelo menos 3 não tem inimigo algum. Em uma ficam só caindo pedras do céu, na outra você só desce uma cachoeira recolhendo itens.

Sabe, eu realmente não tenho palavras para descrever o quão amador é esse jogo. Sério, ele parece algo que alguém que acabou de pegar o Game Maker faz em sua primeira tentativa. O que eu não duvido realmente que tenha aconteccido.

Eu sei, você acha que eu estou pegando muito pesado com o jogo, mas a verdade é que eu não estou. Sério, olha esses gráficos:


 MEU DEUS, MANO! MAS OLHA ISSO! MAS NEM PRA RECORTAR O SPRITE DAS PEDRAS ELES SE PRESTARAM, SAPORRA FOI FEITA NO PAINT!

Cara, sério, eu sou a última pessoa no mundo que ficaria pistola com os gráficos, ainda mais de um jogo de 8 bits, mas puta merda, o nível de mal apresentação me assombra! Puta merda mesmo, EU não entregaria um jogo assim!

E a coisa tem esse nível de qualidade o jogo todo. A abertura parece coisa de quem descobriu o Windows Movie Maker ontem!


Eu não vou nem mencionar os bugs desse jogo. Puta merda, se um problema que os jogos de 8 btis não tinham eram bugs (até pq devia ser tipo 30 linhas de código para o jogo inteiro, qualquer coisa era só arrumar).. até agora! O jogo é tão mal programado que se você pular e cair perto de um inimigo que está muito perto da parede o seu personagem trava! Mas meldels, nem a primeira fase dos jogos eles testaram!

AVAPAPUTAQUEOPARIU! Quer saber? Mudei de ideia. Esse jogo É SIM o pior jogo de Master System que eu já joguei. Parabéns, Sega. Você apenas conseguiu. Parabains. Mas PARABAINS MESMO!!!