domingo, 16 de agosto de 2020

[AÇÃO GAMES 040] TIME GAL (Sega CD, 1993)[#462]

 


Se existe um gênero em que o CD da Sega não poupou esforços, é o dos jogos FMV. Faz sentido, quando você pensa sobre isso: você faz uma coisa que parece muito FUTURO com muito pouco esforço. "Jogos" com atores reais ou animações completas são gráficos com os quais os videogames de 16 bits não podiam competir. 

Claro, quando você para e joga, percebe que não existe muito um "jogo" per se, apenas uma sequencia de quick time events - mas aí você já comprou a porcaria toda, então foda-se você. a Sega não tinha vergonha de empurrar uma tonelada de porcaria para vender o Sega CD, e foi exatamente isso que eles fizeram.

E então temos Time Gal, a vez que alguém pensou "hey, os garotos vão gostar de ver uma menina de microshort gemendo por vinte minutos, certo? Considerando o nosso publico alvo, provavelmente é a única chance que eles terão de viver isso de qualquer jeito". 



Assim como todos os jogos FMV de discos a laser portados para o CD da Sega, Time Gal faz você tomar decisões em frações de segundo para evitar inúmeras seqüências de morte. Ao contrário do pai do gênero, Dragon's Lair, eles são mais engraçados do que horríveis, mas não engraçado-engraçado. Sim, você ainda está jogando um jogo digital de memória e, depois de dominar as seqüências, pode ir do começo ao fim com os olhos fechados. E eu quero dizer, literalmente de olhos fechados


A capa japonesa do jogo foca mais no que todos viemos ver aqui: uma waifu de calcinha fugindo de um trombão de mamute. Eu já vi hentão o suficiente para saber como isso termina...
Nossa história começa no futuro, onde a viagem no tempo ainda está sendo aperfeiçoada. E qual a melhor forma de aperfeiçoar uma tecnologia do que fazer uma transmissão dela ainda incompleta pela TV em escala global? Parece fazer sentido pra mim, não consigo pensar em uma forma melhor de fazer as coisas.

Enfim, percebendo que não seria uma boa ideia ir para TV ao vivo sem saber se a coisa funcionava, o professor Joseph Harper decidiu mandar sua assistente de oficina Time Gal para fazer um teste. Sim, esse é o nome dela, os pais dela claramente tinham grandes expectativas para essa menina.



Estava lá nossa assistente de trajes sumários pronta a entrar nessa viagem, quando um homem chamado Luda surge do nada, agarra a Time Gal e a joga para fora da máquina do tempo. "Eu vou dominar para sempre, em toda e cada era que o mundo jamais conheceu!", ele gritou antes de desaparecer no tempo.

Agora, eu não tenho certeza de como viagens no tempo funcionam, mas o fato de que nada ter mudado imediatamente quer dizer que ele provavelmente só voltou no tempo para ser esmagado por um tiranossauro. Porque se ele mudou o passado, o presente tem que alterar, certo? 



Bem, nosso brilhante professor Harper decide não pagar para ver e manda a Time Gal apertar um botão no laboratório, que abre uma parede secreta revelando... UMA MÁQUINA DO TEMPO RESERVA!

Faz total sentido pra mim, se você pode fazer uma máquina do tempo, faça duas logo oras! De qualquer forma, cabe agora a Guria do Tempo voltar ao passado e trazer o vil vilão a justiça... apenas para descobrir que ele já dominou todas as eras (exceto o presente, just because) e agora todas as criaturas de todas as eras tentarão esmagar seu mal coberto capozão de waifu.



Assim, Time Gal viaja no tempo, escapando de várias situações relacionadas ao período. Armada apenas com sua pistola, Time Gal evita dinossauros, gladiadores romanos, dinossauros, enormes robôs da morte e mais dinossauros. Caso eu tenha esquecido de mencionar, também existem dinossauros. Sou eu ou os desenvolvedores da Taito realmente gostam de dinossauros? Parece que metade do jogo acontece antes que a humanidade tenha saneamento básico e escapar das mandíbulas da morte de uma fera cansa um pouco rápido.

Embora não exista tanta variedade de inimigos quanto a sanidade recomendaria, a jogabilidade tenta uma coisa diferente no genero: a cada poucos níveis, você recebe três opções - uma sendo a escolha correta e as outras levando à morte instantânea. Embora eu aprecie o desejo de apimentar as coisas, isso inadvertidamente leva apenas a frustração. A escolha deve ser feita sem dicas ou mesmo mensagens subliminares. Você basicamente faz “uni duni tee” e reza pelo melhor. Escolha mal e você perde uma vida. Novamente, isso pode ser altamente frustrante, mas então tentativa e erro é meio que todo o gameplay do jogo então foda-se. 

A versão original de Arcade era conhecida por seus TIGHTS em alta definição
O visual é composto por cenas granuladas e desbotadas, mesmo para os padrões baixos do Sega CD. Falando em CD, estou surpreso com a falta de áudio porque esse é meio que o ponto de venda do acessório. De vez em quando a Time Gal fala alguma coisa, mas não muito.

Obviamente, se você é fã de jogos FMV, isso não será um problema para você. Mas então, se você é fã de FMV... what the hell is wrong with you?!?