terça-feira, 18 de agosto de 2020

[AÇÃO GAMES 040] JAMES POND 2: CODENAME ROBOCOD (Mega Drive) ou SUPER JAMES POND (no SNES) [#464]

 


Esse é um jogo de Amiga portado para os 16 bits. Suponho que eu poderia parar por aqui, tascar um selo de "The Worst of" e encerrar os trabalhos do dia porque vocês sabem como funciona. Quer dizer, o filme do Sonic não é uma bosta nuclear modorrenta, isso por si só já consumiu a cota de milagres para esse ano. Esperar um jogo decente de Amiga é




Mas então, para aqueles de nós abençoados por não querer falar sobre esse jogo, suponho que eu precise explicar quem é James Pond. James Pond: Underwater Agent é um jogo de Amiga de 1990, portado para todos os consoles conhecidos pelo homem porque Deus está muito vivo e nos odeia ativamente.

Enfim, apesar do titulo do jogo ser uma paródia com James Bond, o jogo é um clone enormemente porco de The Little Mermaid. Para sua continuação, a Eletronic Arts providenciou três coisas: um novo trocadilho, uma nova paródia e um novo genero.

Capa da versão para Mega Drive
 A segunda versão do jogo agora é James Pond II: Codename Robocod. Entenederam, Robocop, Cod (bacalhau)... pois é... e ao invés de ser um nadador simulador, agora o jogo é um jogo de plataforma... mais ou menos. Pelo menos no Mega Drive, no Super Nintendo ele se chama Super James Pond apenas, e no Super Nintendo no Japão ele se chama Super James Pond II mesmo sem ter havido um Super James Pond 1. Não que isso faça alguma diferença, eu apenas queria falar sobre isso.

Então, essa parte do "mais ou menos jogo de plataforma" é porque eu não tenho certeza se toda equipe da EA recebeu o memorando para dizer que eles não iam fazer outro jogo de voar com o personagem pela tela (nadar, no caso, mas dá no mesmo). Eu não tenho certeza se já joguei um jogo de plataforma tão irritantemente flutuante como James Pond. 

Podem me chamar de insanamente exigente se quiser, mas eu gosto que quando eu aperto um botão eu espero uma resposta melhor do que eu estar jogando um jogo lagado que está sendo streamado da Lua

EU NÃO ACHO QUE A GRAVIDADE INFLUENCIE NA VELOCIDADE DE...

Grrrrrrrrrauuuurrr!!!

OK, OK, NÃO TO MAIS AQUI...

Enfim, James Pond responde tão preciso aos seus comandos quanto um peixe fora da água. E se você nunca viu um peixe fora d'água, isso significa que é péssimo. Definitivamente não é como você quer controlar o seu peixe, acredite.


E, sendo este um jogo de Amiga, controles soltos e mecânica flutuante são os menores problemas do jogo. James Pond tem um dos piores level design que você já viu em qualquer jogo de plataforma. Serio, imagine que você está aprendendo a programar jogos e o departamento de arte te entrega uma meia duzia de assets. Sendo um completo noob que não sabe fazer nada, você vai apenas largar as coisas na tela de qualquer jeito, criando enormes vazios repletos de aleatoriadade um após o outro. 

Eu nem entendo como você pode fazer níveis que são tão grandes e ainda sim não têm nada interessante dentro deles. As estatísticas dizem que em algum momento acidentalmente você teria que fazer algo inteligente, mas é impressionante como nenhum momento assim acontece mesmo em um jogo tão longo. É uma questão de números, nesse ponto.

O que, eu rogo, é esse cenário de fundo? Em cima do que você está? O que é o chão?

Então, o que você realmente faz nesse jogo? Bem, você corre por aí, na medida do possível. Você pula nas coisas, na medida em que você pode realmente se posicionar. E você coleta coisas.

E por isso eu quero dizer TODAS as coisas. Frutas, luminárias, instrumentos musicais, guizos, assobios, bebidas, assados, equipamentos esportivos. E se isso parece uma lista completamente aleatória de objetos completamente aleatórios sem pensamento ou propósito real ... é porque é exatamente que é isso. Tal qual o level design, os itens nesse jogo são apenas coisas jogadas aleatoriamente just because.

Just because.

Ok, aparentemente o jogo se passa dentro de um website dos anos 90


Quero dizer, simplesmente não há objetivo ou direção neste jogo. Tudo nesse jogo só está jogado lá de qualquer jeito, nada tem um propósito aqui. Tem itens aleatóriso em todos os lugares que dão pontos, e nada disso é realmente tão importante. Os níveis são enormes, mas os checkpoints são tão pouco frequentes que você constantemente reinicia desde o início. O que é péssimo, porque os níveis são enormes e chatos - caso eu não tenha enfatisado isso o suficiente. 

E morrer acontece muito porque os controles são tão ruins. É apenas um desastre após o outro.

Excuse me what the fuck?

Eu admito que jogos de plataforma do tipo "ache a saída", não tem um lugar muito alto na minha lista. Mas para ao menos ter um lugar na lista existem alguns padrões de exigencia minimos que um jogo precisa ter e não tem nada pior do que um jogo de plataforma com controles flutuantes e level design chato

What the fuck 2: eletric boogaloo

James Pond 2 é um jogo tão feito de qualquer jeito que ele tem dois botões nesse jogo: um pula e outro faz esse movimento estranho que ele se estica infinitamente até agarrar em alguma coisa. Ok, é uma mecanica nova... e não é feito quase nada com ela. Na maior parte das fases você esquece que essa mecanica (um dos DOIS UNICOS BOTÕES DO JOGO) existe. Esse jogo é porco a este nível. 

Se você quer imaginar o que acontece nas camadas mais profundas do inferno, imagine ser forçado a jogar este jogo repetidamente, repetidamente e repetidamente até o fim dos tempos. Não fica pior que isso.