segunda-feira, 17 de agosto de 2020

[AÇÃO GAMES 057] YOUNG MERLIN (SNES, 1994)[#463]



Você já se perguntou quem foi o mago Merlin? Quero dizer, claro, todo mundo sabe que ele tem barba grande e chapéu pontudo, mas o que você realmente sabe sobre o nosso feiticeiro/idoso favorito? Você sabia que a mãe dele era mortal e o pai dele era um demônio? Não acho que você saiba. Ou você sabia que ele ainda está preso até hoje dentro de uma árvore gigante? Também pensei que não. 

Obviamente, a maior fonte de perguntas não respondidas sobre esta figura se encontra em sua infância, um período que a história tende a ficar de fora do conhecimento popular a respeito da vida da maioria das celebridades. Felizmente para vocês eu joguei Young Merlin do SNES e agora conheço todos os detalhes a respeito da pubescencia do mago.

E, francamente, foi muito, muito perturbador. Vamos ver como foi isso.

Se a capa americana não parece lá muito impressionante, saca só a capa europeia do jogo
Em um dia ensolarado e brilhante na aprazível terra da Grã-Bretanha, Merlin estava andando junto a um rio quando viu uma donzela em perigo passando flutuando nas águas revoltas. Sendo o bravo loiro que ele era, ele pulou para resgatá-la. Infelizmente para ele, uma parte importante de resgatar uma pessoa se afogando é evitar se tornar outra pessoa se afogando - algumas culturas acreditam que saber nadar em primeiro lugar é parte importante desse processo. Porém se tal cultura existe ela foi colonizada pelos ingleses e agora eles odeiam sua metropole, de forma que Merlin nunca aprendeu realmente essa valiosa lição.

O resultado é que foi rapidamente arrastado para uma caverna escura que levava a um bueiro de esgoto. Merlin não é treinado por um rato mutante e se torna uma tartaruga ninja, mas ao invés disso acontece a segunda melhor coisa possível dentro dessas circunstancias: ele acorda em uma terra de mistério e magia, aparentemente intocada e perfeita, mas manchada por um mal sutil e oculto.

Como Merlin, você deve salvar o dia, lutando contra duendes, dragões e vários outros vilões de RPG excessivamente usados o tempo todo enquanto tenta permanecer são apesar dos puzzles sem sentido do jogo e da quantidade mais absurda, inenarrável e horrenda de backtracking que eu já vi em um jogo na minha vida.



Mas vamos começar do começo: no principio o universo estava em um estado muito quente e denso. Ok, menos do principio. Portar jogos exclusivos dos computadores para consoles é um dos sonhos mais antigos do homem, apenas atrás de saber o que "parapetado" significa. Abrir as portas de um público inteiramente inocente aos prazeres carnais de jogos como RTS e Point'n Click aos seguradores de joystick já foi tentado novamente e novamente através dos milênios (o que não está errado, nós trocamos de milenio entre os anos 90 e hoje).

A tentativa de hoje de trazer um Point'n Click para os consoles vem da Westwood, e se o nome não lhe parece imediatamente familiar é porque provavelmente sua mente bloqueou a memória traumática da empresa que conseguiu a faça de ter o único Point'n Click avaliado com um "The Worst of" até hoje na história desse blog.

Estou falando, é claro, da opus magnum da falta de inspiração, burocracia de menus, repetição de quests e enrolação na cara dura para somar tempo total de jogo conhecida como THE LEGEND OF KYRANDIA: BOOK ONE - FABLE AND FIENDS. Ok caras, prestem atenção na complexa e profunda dica tecnica que eu darei a seguir. Entendo que ela pode ser complicada demais para ser compreendida, mas façam esse esforço por mim, tá bom? Então, lá vai:

SE VOCÊ ESTÁ TENTANDO ADAPTAR UM GENERO PARA UM SISTEMA NO QUAL ELE NORMALEMNTE NÃO FUNCIONA, ANTES DISSO CERTIFIQUE-SE DE VOCÊ AO MENOS ENTENDE O MINIMO SOBRE O BÁSICO DO ASSUNTO ANTES DE QUERER SE METER DE PATO A GANSO.

Como eu disse, tecnico demais. Darei um tempo para vocês assimilarem minha sabedoria, costuma demorar mesmo. Mas não, sério, como esses sacripantas que sequer conseguem fazer um point'n click decente no COMPUTADOR acham que vão arrebentar a boca do balão no Super Nintendo?!? Quem foi o abilolado que botou dinheiro nisso achando que isso tinha a minima, mais remota possibilidade disso dar certo no fim do dia?



Mas... como isso acontece, você pergunta? Bem, tenho que ceder aqui que eles acharam uma formula que parece funcionar para o Super Nintendo. Ao invés de mover um cursor pela tela, você anda com seu bonequinho loiro pela tela e usa itens de uma forma não muito diferente de Legend of Zelda. Um botão ataca, outro usa itens. A grande diferença é que ao invés dos itens serem armas especiais, poções de cura e outras coisas que um jogo de ação normalmente tem, os itens aqui são as coisas que você tem que usar nas outras coisas para fazer coisas acontecerem...

... o que não faz nenhum sentido o que eu acabei de escrever, mas vocês sabem como um point'n click funciona. Ache o item, use no lugar certo, o jogo avança. E, quer saber de uma coisa? De verdade? Esse modelo de jogo poderia funcionar. Um action-RPG como Zelda mais focado na solução de puzzles é a resposa mais ideal que eu já vi para a questão de como portar um point'n click para ser jogado com o joystick.

A cada major quest completada a Dama do Lago aparece e te dá um password... ou isso, ou ela está tendo um AVC

Use os botões de ombro do SNES para trocar os itens com facilidade e a Westwood realmente achou um caminho aqui, esse jogo totalmente poderia funcionar. E por alguns momentos você realmente acha que ele funciona...

... até você descobrir que a Westwood não apenas não sabe sequer como fazer um point'n click no PC, como faz menos ideia ainda de como fazer um Action RPG para consoles. Aí é juntar o holocausto com pandemia, não tem como isso acabar bem para nenhum dos envolvidos - especialmente o jogador.



Primeiro, imagine um Action RPG perfeitamente bom. Agora, remova qualquer necessidade de combate. Quase todos os inimigos não-chefes são tão lentos que ser atingido por eles é um insulto, e não há dinheiro ou experiência para se obter. 

As únicas coisa que se ganha ao derrotar inimigos é abrir caminho, o que também não é tão necessário porque a tela é ampla. De qualquer forma, se você REALMENTE fizer questão de matar os bichinhos, os inimigos apenas dropam corações que restauram vida e trevos de quatro folhas. Os trevos também restauram a vida depois de coletar doze deles (o que é uma das coisas mais sem nexo que eu já vi), mas às vezes eles dão a você três segundos de invencibilidade. Sim, três.

No que isso ajuda? Quem souber envie cartas para a nossa redação.



Não que faça muita diferença realmente, porque morrer apenas te faz voltar uma tela com um pouco menos de vida. Então recapitulando: o desafio dos inimigos é inexistente, você não ganha nada por matar eles mas também não perde nada se morrer.

Algumas pessoas poderiam se perguntar porque então eles sequer se deram ao trabalho de colocar isso no jogo, mas certamente nenhuma dessas pessoas trabalha na Westwood eu posso te garantir. E isso é o que eu tenho a dizer sobre a parte de "ação" do jogo, não tem muito mais realmente não apenas porque eu tenho habilidades de sintese incríveis como porque é só isso mesmo.

E essa é a parte ... boa seria uma palavra forte para usar aqui... menos pior do jogo. Não é isso que vai te fazer querer atirar o cartucho na parede e então aprender francês, construir uma máquina do tempo para visitar Marie Curie e pedir para ela inventar um novo tipo de ácido apenas para voltar queimar a 
parede no qual esse cartucho foi atirado.



Não, é na parte dos "puzzles" que a coisa degringola e se você jogou a medonhice de Legend of Kyrandia não é dificil realmente imaginar o quão ruim pode ser.

Mas... o quão ruim pode ser? Vou fazer melhor do que apenas contar, vou mostrar como funciona UMA quest desse jogo. Apenas uma, e voce vai entender todo meu ponto sobre ele. Nossa quest começa quando um mago te pede para recuperar o peixinho dourado dele. Sim, começa daí.


Em primeiro lugar, voce tem essa mina para explorar. Ela é um labirinto, então considere que voce leva algum tempo para passar por ela. Mas ok, voce fez o labirinto e chegou ao fim dele (mais pra frente eu explico porque isso por si só já uma tarefa enlouquecedora, mas adiante). Ao fim do labirinto na mina, voce vai sair em uma cavena subaquatica em que voce tem limite de ar.

Nessa caverna parte da agua voce tem achar entradas que podem ter sereias ou peixes - se for uma sereia ela dá um beijo no Merlin Kid (mochi mochi FBI desu ga?) e recupera o ar dele, se for um peixe ele fica te causando dano até voce morrer porque não tem como lugar embaixo dagua.

Basicamente o que voce tem que fazer pra explorar esse mapa labirintico embaixo dagua é se perguntar "are you feeling luck, punk?" cada vez que voce precisa de ar... o que é bem frequente.


O que voce precisa achar aqui é um faixo de luz como esse da imagem e usar o balão nele, isso vai te fazer flutuar até a superficie onde voce vai sair em outra caverna e vai ter um diamante lá.


Certo, o que voce faz agora com o diamante? Bastante simples: volta até a PRIMEIRA TELA DO JOGO e joga o diamante em uma fonte arco-iris que vai te dar um item em troca dos diamantes. E por isso eu quero dizer que voce tem que voltar a pé O JOGO INTEIRO!

Volta pela fase da água pegando ar pra com as sereias e torcendo pra não sair um peixe da caverna...

... faz o caminho de volta pela mina...
... volta pela floresta...
... e chega onde o jogo começa.

Ao jogar o diamante no lago, voce então vai ganhar uma bolha de ar que te permite ficar mais tempo embaixo dagua antes de precisar recuperar o ar (voce tinha tres marcadores de ar, agora tem seis). Isso permite voce explorar partes da fase da agua com mais distanciamento entre as cavernas de sereias (que voce torce não sairem peixes), dá pra ir mais longe agora.

Então...

... volta pela floresta...
... faz o caminho de volta pela mina...
.... volta pela fase da água pegando ar pra com as sereias e torcendo pra não sair um peixe da caverna...
Até voce chegar na parte que tem o peixinho dourado que o mago te pediu. Aí voce pode finalmente pegar ele.


Beleuza, agora voce tem a porcaria do peixinho dourado, é só entregar ele pro dono. O que significa...

.... volta pela fase da água pegando ar pra com as sereias e torcendo pra não sair um peixe da caverna...
... faz o caminho de volta pela mina...
... volta pela floresta...
E finalmente voce vai poder entregar a porcaria do peixe dourado pro cara. Em troca por isso, ele te dá uma mola, que serve pra voce pular o buraco que tem na tela em que encontrou o diamante azul. Ou seja...

... volta pela floresta...
... faz o caminho de volta pela mina...
.... volta pela fase da água pegando ar pra com as sereias e torcendo pra não sair um peixe da caverna...

... até voce finalmente usar as molas que o mago te deu e saltar para o outro lado, yay!


E o que tem do outro lado? Apenas.. ISSO:


E o que é isso? Bem, no mapa da floresta existem fontes - cada uma marcada por um tipo de flor (mais precisamente, tres flores e uma fonte arco-íris). Então voce tem que coletar água dessas fontes e usar nesses locais marcados. Detalhe: são quatro fontes, voce tem apenas dois potes, logo duas viagens são necessárias.

Ou seja...

... usa a mola para voltar pelo buraco...


.... volta pela fase da água pegando ar pra com as sereias e torcendo pra não sair um peixe da caverna...
... faz o caminho de volta pela mina...
... volta pela floresta...
Então use dois potes para coletar agua de duas fontes e...

... volta pela floresta...
... faz o caminho de volta pela mina...
.... volta pela fase da água pegando ar pra com as sereias e torcendo pra não sair um peixe da caverna...
... usa a mola para voltar pelo buraco...
Use duas aguas que voce coletou em locais adequados:



... mas ainda faltam duas, logo:

... usa a mola para voltar pelo buraco...


.... volta pela fase da água pegando ar pra com as sereias e torcendo pra não sair um peixe da caverna...
... faz o caminho de volta pela mina...
... volta pela floresta...
Então use dois potes para coletar agua de duas fontes e...

... volta pela floresta...
... faz o caminho de volta pela mina...
.... volta pela fase da água pegando ar pra com as sereias e torcendo pra não sair um peixe da caverna...
... usa a mola para voltar pelo buraco...
Use duas aguas que voce coletou em locais adequados:



E então, apenas então, finalmente voce pode avançar. E essa foi UMA quest desse jogo. UMA. U-M-A.

Sério, se isso não é uma das piores coisas que eu já vi na minha vida, eu nem sei mais o que seria então. A estrutura desse jogo é tão ruim, mas tão ruim, mas tão ruim que eu nem acho forças pra reclamar da parte da caverna que tem uma sessão de carrinhos de mina (que se repete mais duas vezes no jogo) que é um labirinto em que voce tem que decorar o caminho. Decorar o caminho através de tentativa e erro, e cada erro faz voce recomeçar a porra toda. 


Quer dizer, mesmo olhando um mapa do labirinto (que alguém fez na internet, o jogo não te dá porra nenhuma) já é perto do impossível entender o que tem que fazer:

Você só pode fazer curvas no sentido dos angulos pretos, boa sorte com isso


Em qualquer jogo só essa sessão dos carrinhos de mina já seria suficiente pra voce comprar um martelo de construção e marretar essa desgraça de cartuchos até o vizinho debaixo vir reclamar do barulho e então voce explicar pra ele e ele se juntar a voce marretando cada atomo dessa desgraça. Em qualquer outro jogo apenas isso já seria ruim o suficiente, mas todo o ponto aqui... cara, sério, como que esse jogo aconteceu?

Apenas... como?

Esse não é apenas um daqueles casos que eles tentaram fazer algo e deu errado, é um jogo que conscientemente escolheu esse nível CRIMINOSO de ruindade. Não tem explição uma porra dessas.



Agora me dão licença que eu vou lá assistir a abertura completa de Persona 4, porque a este ponto é a única coisa que tem poder suficiente para me dar vontade de pensar em videogames novamente alguma vez na vida. Quanto aos calhordas da Westwood, eu apenas espero que os malditos peguem frieira nos dedos. Em todos eles.

Sem mais.